Nos dias atuais constantemente nos cobram por resultados. Assim, a palavra produtividade se tornou um adjetivo que qualifica e distingue pessoas de resultados das pessoas esforçadas. Mas como ser produtivo de verdade, sem chegar à exaustão na busca por estes resultados?

Sem dúvidas, a produtividade é exigida nas reuniões, nos planejamentos diários, na sua vida pessoal e em tantas outras áreas! 

Certamente, ser considerado produtivo é um elogio, um reconhecimento de realização. Portanto, é um verdadeiro indicador de alta performance. 

Nesse intuito, é muito comum associar produtividade a duas palavras: disciplina e foco. Assim o principal motivo é que convivemos fortemente com pessoas dispersas. Por outro lado, a dispersão não combina com produtividade

Além disso, dificilmente teremos maior ou melhor produtividade com ausência de disciplina e foco.

A produtividade está orientada ao resultado certo e desejado. E para isso, ela precisa ser medida. 

É por meio das métricas da produtividade que temos consciência se estamos alcançando as metas e gerar resultados

Alguma vez você já se perguntou: Por que ser produtivo?

Como ser produtivo

Acima de tudo ser produtivo significa ter a habilidade para realizar algo com a otimização do tempo e gastando menos energia. 

Ao passo que, a pessoa mais produtiva consegue entregar um resultado com menor uso de energia que a maioria das demais pessoas. Dessa forma, ser produtivo significa realizar muito em todas as áreas da vida – inclusive o lazer! 

Quando administramos o uso de energia ao realizar uma determinada tarefa, teremos mais tempo disponível para aplicar em outras áreas. Como participar de projetos mais ousados. Ter disponibilidade para praticar esportes. Bem como, investir em conhecimento e ter mais capacidade para planejar e agir.  

Portanto, trata-se de um padrão comportamental saudável. É por isso que vou compartilhar com você como ser produtivo em 7 passos simples!

Como ser produtivo em 7 passos fundamentais?

Apesar de ser um passo a passo, é importante lembrar que a verdadeira produtividade é personalizada

Por isso, considere esses passos como uma sugestão, podendo ser adaptados ao seu estilo de vida, perfil comportamental e capacidade realizadora.

O que serve para uma pessoa nem sempre servirá na íntegra para outra. 

Então observe a importância da personalização e das adaptações para facilitar a ampliação da sua performance produtiva. 

Passo 1: Identifique com clareza seus papéis

Como ser produtivo  - Passo 1

Um dos maiores desafios para quem desejar ser mais produtivo é compreender com clareza os papéis que exerce no dia-a-dia.

Apesar de muito simples, é esta consciência que vai permitir ter mais capacidade de organização e foco nas atividades verdadeiramente importantes. 

A grande vantagem da clareza nos papéis é contribuir com uma produtividade sistêmica. Considerando várias áreas da vida e como extrair o máximo em cada uma das áreas.

Você já deve ter tido em algum momento da sua vida um momento de se perguntar: por onde começo? Ou até mesmo de afirmar que você deveria ser 10 para dar conta das atividades. 

Essa sensação apenas demonstra a falta de clareza de papéis. 

E o que é clareza de papéis? É simplesmente saber em qual momento encerra o papel de empresário e entra em cena o pai, o esposo ou o amigo. Dentro das 24h do dia você não assume um único papel: você migra entre eles. 

Então, ter clareza deles aliviará a pressão e ajudará você a viver o aqui e agora com plenitude.

Por exemplo: não adianta estar com sua esposa e preocupado com o trabalho. Assim como também não é produtivo estar no trabalho enquanto pensa nas situações relacionadas aos filhos. 

Organize suas atividades conforme o que cada papel exige e esteja verdadeiramente presente em cada um destes momentos, sem culpa e sem autocobrança.

Passo 2: Tenha objetivos claros e específicos 

Como ser produtivo  - Passo 2

A definição de objetivos é tão importante quanto a definição de papéis. 

É importante perceber que cada papel exige um objetivo específico:

  • O que deseja alcançar como um líder?
  • Qual seu objetivo como um empresário?
  • Quais os seus planos como cônjuge?
  • Quais suas intenções como um pai/mãe?

Cada objetivo ajudará você a definir a energia certa para gerar os resultados certos. 

Para isso, é necessário ser específico. Com uma visão detalhada de onde quer chegar, o dia, o motivo, os recursos que usará. Os detalhes de cada um dos seus objetivos deixarão sua mente mais aberta e mais focada para realizar. 

Passo 3: Defina prazos para a realização dos seus objetivos

Como ser produtivo  - Passo 3

Objetivos sem prazo para serem alcançados são como um carro sem gasolina. 

Quando trabalhamos com prazos e esses prazos são realizáveis, ficará mais fácil canalizar energia, recursos e seu foco para gerar os resultados desejados.

Isso estimula a ação, a priorização e a mobilização de todos os envolvidos no processo.

O prazo precisa ser desafiador: nem muito longo, nem muito curto. 

Ou seja: um tempo compatível e exequível para que não haja dispersão ou distrações no meio do caminho.

Passo 4: Concentre-se nas atividades importantes

Como ser produtivo - Passo 4

O foco no lugar errado é tempo perdido. 

Este é um dos principais desafios que vivenciamos, porque são as suas prioridades que vão definir se você está ocupado ou se você é produtivo.

Então quais são as atividades importantes

Existem dois fatores que lhe ajudará a compreender essa questão. 

Primeiro: atividades importantes são aquelas que levam você a gerar os resultados alinhados com os seus objetivos. 

E segundo: são atividades que você tem tempo para fazer, estão no planejamento e no seu controle. 

Entretanto, qualquer descuido pode virar uma urgência… 

Quando concentramos energia no lugar certo, ou seja, nas atividades importantes, estamos contribuindo com as três perspectivas abaixo:

As três perspectivas sobre a gestão do tempo:

  • Aumentar a quantidade de tempo disponível;
  • Realizar mais trabalho durante o tempo disponível;
  • Realizar somente as tarefas importantes durante o tempo disponível.

Considere também analisar como o seu tempo é consumido. Quais atividades são realizadas dentro de um determinado espaço de tempo. Além de procurar compreendê-las para promover mudanças que possam tornar você mais produtivo e realizador. 

Avalie o consumo do seu tempo:

  • Mudança nos Hábitos e atitudes em relação ao tempo;
  • Avaliação do seu dia (prioridades, divisão do dia);
  • Identifique os ladrões do tempo (as distrações/interrupções): Internet, e-mails, redes sociais, excesso de cafezinho, bate-papo fora de hora e outros. Neste e-book gratuito você vai descobrir como vencer os principais deles.

Passo 5: Utilize recursos que são compatíveis com o seu perfil comportamental

Como ser produtivo - Passo 5

Não existe mágica em produtividade. O que existe é a adaptabilidade e personalização. 

O que quero dizer com isso? 

Nem sempre o que funciona para você, será o mesmo que funciona para os outros.

É por isso que é tão importante testar e identificar quais as técnicas e ferramentas de produtividade. Identificando quais são mais compatíveis com o seu perfil comportamental. 

Você, mais do que ninguém, conhece o que gosta e o que não gosta. 

Então, para entender como ser produtivo, observe suas preferências, seu estilo, seus gostos e procure adequar de forma personalizada o seu jeito de produzir.

Além disso, um ponto relevante é também se permitir lidar com algo novo, para não desenvolver rigidez em seu dia-a-dia. Com isso, ao flexibilizar estará desenvolvendo um caminho de adaptabilidade e evolução. 

Passo 6: Crie recompensas para suas conquistas

Como ser produtivo - Passo 6

Uma forma de estimular a realização de atividades complexas ou “chatas” é por meio do sistema de recompensas.

Esses dias a pia do banheiro da minha casa entupiu que deu um grande trabalho. 

A princípio, pensei em chamar o zelador do condomínio. Contudo, decidi me desafiar da seguinte forma: se eu conseguisse desentupir, eu me premiaria com um super café após concluir a tarefa. 

Para mim, o café gerou a motivação certa para realizar aquele desafio. E eu ainda aprendi o que fazer para não deixar entupir novamente!

Passo 7: Explore o foco múltiplo para ampliar sua performance

Como ser produtivo - Passo 7

Por último, o conceito criado pelo Paulo Vieira chamado foco múltiplo que me ajudou mais ainda na minha performance produtiva.

Como funciona o foco múltiplo? Em linhas gerais, é desmembrar um objetivo a se realizar em três focos: 

Em primeiro lugar é o foco visionário, ou seja, uma imagem clara a se alcançar e conquistar. É acionar o lado visionário da sua mente e para isso, você seleciona imagens, recortes de revistas ou até mesmo desenhe o que deseja alcançar.

O segundo foco é manter-se em direção a essa visão, mas agora precisa estipular um comportamento que seja coerente com o que desejar alcançar. Aqui surge o foco comportamental em direção aos seus objetivos e sonhos. 

E finalmente, surge o terceiro foco que integra a visão e o comportamento dentro de uma linha de consistência. E assim, manter-se fiel ao que deseja alcançar diariamente. Desse modo, esse foco chama-se foco consistente.

Em suma: foco visionário constrói a imagem do que deseja conquistar. Com isso. o foco comportamental define o comportamento ideal para que o visionário aconteça. Já o foco consistente trás a lealdade e fidelidade das suas ações em direção aos objetivos. 

Como ser produtivo com um bom planejamento

Além destes 7 passos, a elaboração de um plano de ação eficaz é um verdadeiro diferencial para descobrir como ser produtivo.

No e-book gratuito Planejamento para alcançar objetivos você vai descobrir mais 7 segredos para fazer com que seus planos finalmente saiam do papel. Portanto, clique no banner abaixo para baixar agora mesmo: