A gagueira é um problema na temporalização da fala de um alguém e interfere na fluência, na capacidade de expressão. A medicina entende que é uma questão gerada por inúmeros motivos, como genéticos, sociais e até psicológicos. Portanto, a dificuldade pode se apresentar como uma gagueira emocional.

Sendo assim, quem sofre com a gagueira tem a sua fala bem trabalhosa. Além disso, a junção sonora de palavras, sílabas e sentenças não é algo espontânea ou fluido. Algumas expressões levam mais tempo para serem concluídos, afetando a sua comunicação.

Em contrapartida, o ‘gago’ pode sequer dar demonstração de qualquer impedimento na fala em outros termos e momentos. Ou seja, a dificuldade pode estar atrelada a algumas situações ou palavras específicas.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 5% da população do Brasil sofre com a gagueira. Isso significa que 10 milhões de pessoas no território nacional tem problema para falar o que desejam.

De modo geral, fatores emocionais tendem a agravar um caso de gagueira, uma vez que o problema desencadeia diversos incômodos para a pessoa ao longo do tempo. Essas perturbações podem até resultar em traumas psicológicos.

Por isso, os pais ou responsáveis com filhos com essa dificuldade devem estar abertos e fazer com que as crianças e adolescentes se sintam a vontade em casa. Ou seja, o ideal é que os adultos entendam que a criança pode ter o seu próprio tempo para se comunicar, sem pressões ou cobranças.

Esses passos e apoio constante são essenciais para que a gagueira emocional não se torne ainda mais severa, sobretudo em indivíduos que ainda estão em desenvolvimento físico, mental e emocional.

Fatores de atenção e causas da gagueira

De acordo com Instituto Brasileiro de Fluência, a gagueira comumente surge na infância e pode persistir até a fase adulta. Diversos sentimentos, como a ansiedade, o receio e a vergonha, podem fazer com que a gagueira emocional se torne ainda mais séria por causa de uma reação de congelamento que geram na pessoa.

TATCRI_22_gagueira_emocional_2_fatores_de_atenção
TATCRI_22_gagueira_emocional_2_fatores_de_atenção

Essa reação se sucede quando, na incerteza sobre que caminho seguir frente a um acontecimento de risco ou altamente estressante, o corpo diminui consideravelmente a sua atividade habitual.

Essa resposta gera a queda dos batimentos do coração, a pressão e até dos mecanismos de fala. Ou seja, você trava e sequer consegue formular uma palavra ou uma frase.

O site do médico Drauzio Varella indicou uma lista com alguns sinais e causas da gagueira. Sendo assim, os fatores de atenção são os seguinte:

  • Alongamento de sons e silabas de palavras,
  • Dificuldade para pronunciar um termo ou determinados sons,
  • Utilização de alguns termos para efetuar a ligação entre as palavras desejadas, como ‘então’, ‘assim’, ‘né’,
  • Troca de palavras a fim de que uma sentença seja falada de maneira simplificada,
  • Tensão nos músculos de rosto, pescoço e ombros quando o indivíduo acha que está sendo forçado a se manifestar publicamente,
  • Ansiedade diante de uma ou algumas pessoas, algo que não acontece quando se está sozinho ou brincando com uma criança ou com o seu bichinho de estimação,
  • Distanciamento de pessoas de sua faixa etária em ambientes de convívio social,
  • Falta de confiança em si mesmo,
  • Constrangimento ao estar rodeado de pessoas.

Gagueira de ansiedade

Em determinados momentos, a dificuldade de falar ainda pode desencadear alguns movimentos corporais com a intenção de ajudar na comunicação de alguns ruídos ou palavras específicos.

Por exemplo, a pessoa pode começar a piscar os olhos com muita velocidade, apresentar tiques no rostos, movimentar a cabeça de maneira brusca e até ter tremores tanto na boca quanto na mandíbula.

Esses sinais podem estar relacionados com episódios de gagueira emocional, ou seja, uma gagueira de ansiedade gerada por algum motivo em especial.

Ainda segundo as informações do site de Drauzio Varella, ninguém é fluente a vida inteira. Em certos períodos e/ou algumas condições, qualquer pode ter um certo grau de gagueira emocional. No entanto, muita gente não dá muita atenção para isso.

TATCRI_22_gagueira_emocional_3_gagueira_de_ansiedade

Essa mesma situação se desenrola com a criança, porque pode gaguejar enquanto ainda não desenvolveu a sua capacidade de fala suficiente para comunicar as suas sensações e desejos.

Ainda assim, ter alguns momentos de gagueira na infância pode ser algo bem normal como uma fase do aprimoramento da linguagem, bem como um jovem ou adulto pode passar por uma gagueira emocional episódica.  

Tratamento para gagueira

A descoberta e o começo precoce do tratamento para a gagueira com um profissional de qualidade é de vital importância para impedir que o problema vire algo crônico.

O intuito é auxiliar o paciente a aprimorar a sua fala, bem como a sua capacidade de comunicação. A série das táticas para o tratamento precisa em conta a faixa etária e as particularidades de cada um.

TATCRI_22_gagueira_emocional_4_tratamento_para_gagueira

Ou seja, o combate a gagueira emocional ou qualquer outro tipo necessita integrar a aprendizagem motora de técnicas a serem adotadas, como se comunicar de forma lenta, usar os intervalos constantemente e manter a tensão nos músculos da região sob controle com atividades especificas.

Conforme a plataforma do doutor Drauzio Varella, os cuidados abrangem a inserção dos pais e de outros adultos do convívio diário infantil.

Além disso, é preciso ter consciência que a pessoa não começa a gaguejar por opção ou para ser o centro das atrações. Esse portador de gagueira não é capaz de ser fluente constantemente.

Mas, o paciente ainda pode se beneficiar de ajuda para identificar se o seu problema tem a ver com sentimentos, como a tensão, a ansiedade, a baixa autoestima e a irritação. O controle desses sentimentos pode minimizar a dificuldade em se expressar.

Exercícios para gagueira

  • Não fique com vergonha de falar o que deseja ou o que está sentindo por medo de gaguejar,
  • Busque se valer de exercícios que auxiliam a reduzir os sinais da gagueira,
  • Adote interjeições, troque as palavras que você já sabe que conta com dificuldade para falar,
  • Tente elaborar sentenças mais curtas e menos elaboradas,
  • Faça exercícios de respiração diariamente para manter o controle e quando tiver que se pronunciar em público,
  • Acredite e se dedique ao seu tratamento, indo sempre as sessões com o profissional no seu acompanhamento.