Você pode ser quem quiser. Escolher o estilo de vida que quer seguir. Sair da zona de conforto e tomar as rédeas da própria vida. Estabelecer desde muito cedo todos os passos de vida profissional e idealizar a vida é algo cada vez mais normal, especialmente, entre as novas gerações. Só que mesmo acompanhando esse “manual”, é comum ter dúvidas em determinado momento. Como mudar de vida quando já não se sente tão jovem assim?

Ou seja, essas pessoas viraram adultas, mesmo que ainda sejam jovens, todavia não são mais tão novas assim para refazer toda a vida, em todos esses aspectos.

Alguns tem dificuldade para encarar essa frustração, outros não conseguem vislumbrar uma luz e/ou realização no final do túnel.

TATCRI_21_como_mudar_de_vida_2_introdução.

Essa sensação de “estagnação” ou “insatisfação” pode se apresentar de uma maneira inesperada ou gradativa. O fato é que homens e mulheres enfrentam essa sensação de inquietude. E mudar radicalmente alguma coisa parece ser uma atitude bem improvável para essas pessoas.

O autor James Hollis, no livro A Passagem do Meio, reforçou que essa etapa de “meio de caminho” aparece precocemente no público feminino e se manifesta posteriormente no masculino.

Basicamente, essa falta de vontade se apresenta como uma frustração generalizada, um ímpeto de começar tudo de novo ou se desprender de tudo e fazer as coisas de maneira diferente.

Além disso, a crença de que toda ação é relevante e permanente, sem alteração, é um grave problema e faz com que muita gente coloque um peso excessivo em cima de suas decisões, como a carreira a seguir. É necessário entender que a vida está permeada de inúmeras variáveis que se alteram a todo momento. Nada é estático.

Mas, o que fazer para sair dessa crise existencial? Se questionar, o que preciso mudar? Ou ainda, o que é preciso fazer para mudar de vida? Dá para mudar de carreira aos 35 e ter sucesso? Ser feliz? Sim, a resposta é positiva para todas as dúvidas.

Como mudar de carreira na fase adulta?

Ainda que com a cabeça cheia de dúvidas, você pode dar conta de trabalhar, mas ao se afastar emocionalmente da atividade pode acabar por reduzir a sua eficiência. E esse afastamento resulta em desmotivação e ao piloto automático.

Como mudar de carreira na fase adulta

E, definitivamente, ninguém quer passar a vida no piloto automático, não é? Por isso, o exemplo de quem também se questionou como mudar de vida e conseguiu tomar decisões bem sucedidas pode servir de inspiração nesse momento.

Oprah Winfrey

Provavelmente, você já ouviu falar da apresentadora e atriz Oprah Winfrey. Ela quebrou paradigmas desde o começo, uma vez que era a mais jovem e a única negra na função de âncora de telejornal em Nashville, nos Estados Unidos.

Anos depois, ela decidiu sair de casa para brigar por sua independência financeira e realização profissional. Ela dividiu a apresentação do no programa de entrevistas People are Talking com Richard Sher.

TATCRI_21_como_mudar_de_vida_4_oprah_winfrey

Seis anos depois, ela estreou a sua atração e superando rapidamente a concorrência. O sucesso foi tanto que o canal rebatizou o programa como Oprah Winfrey Show na sua segunda temporada, se tornando o talk show mais popular dos Estados Unidos.

Na mesma época, Oprah também se aventurou como atriz pela primeira vez no filme A Cor Púrpura sob direção de Steven Spielberg.

E ela não poderia começar melhor, uma vez que foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1986. Até hoje, Oprah é uma referência nos Estados Unidos.

Steve Jobs

Steve Jobs é sempre lembrado por ser um gênio na sua área, mas alguém com personalidade extremamente forte. Essas características fizeram com ele que criasse e fosse demitido da sua própria companhia: a Apple.

Em um discurso em uma formatura na universidade de Stanford, ele revelou que se sentiu no fundo do poço e se questionou o que fazer, como mudar de vida e recomeçar a partir dali. A reação? Ele fundou a NeXT!

TATCRI_21_como_mudar_de_vida_5_steve_jobs

Em 1996, a aquisição da NeXT pela Apple fez com que ele retornasse a companhia na função de CEO. Jobs permaneceu no cargo de 1997 até 2011, quando renunciou em função de graves problemas de saúde. 

Ele acabou falecendo pouco tempo depois, mas deixou um legado gigantesco em diversos segmentos.

JK Rowling

Você até pode não reconhecer o nome, só que deve ter assistido ou lido alguma das duas obras. Afinal, a saga Harry Potter é uma das mais famosas a nível mundial. Todavia, ela estava em uma situação deplorável antes de estourar com a história do bruxinho.

JK Rowling

Afinal, a escritora estava falida, divorciada, depressiva, desempregada e com uma criança pequena para sustentar. Ela se refugiou na escrita, que lhe catapultou tanto para a independência financeira quanto a realização pessoal.

Após a consagração com a trama de Harry Potter, Rowling saiu de um cenário de pobreza para uma riqueza descomunal em cerca de cinco anos. 

Ela virou a escritora britânica com maior número de vendas da história e com uma fortuna estimada em 500 milhões de libras de acordo com o Jornal Sunday Times.

Como mudar de vida?

Desabafar

Como mudar de vida passa também por compartilhar essas incertezas. É bem normal pensar que todo mundo a sua volta está contente e satisfeito com o trabalho, sobretudo, em um período de grande exposição nas redes sociais.

Essa percepção não representa a realidade de seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Notar que as outras pessoas também contam com dificuldades, questionamentos e apreensões desse tipo e aprender como elas resolvem tende a colaborar até com o seu quadro.  

Passatempos

Sim! Não se trata apenas de como mudar de profissão ou uma cidade para respirar novos ares. É essencial colocar na sua rotina atividades agradáveis, porque o trabalho não deve ser a única possibilidade de realização pessoal.

Como mudar de vida - Passatempos

Esse é o momento de apostar em uma alternativa que lhe gere contentamento e identificação. Em determinados casos, o plano B para se sentir bem vira plano A e até uma virada de trajetória.

Já que no movimento que tudo costuma se ajeitar. Afinal, você não pode fazer é ficar sentado esperando o resto da vida para encontrar, planejar e ter coragem de iniciar a carreira perfeita.

Planejamento

Ainda que esteja descontente com tudo a sua volta. Um dos primeiros passos é planejar o que você deseja mudar. É indispensável traçar um plano de curto, médio e longo prazo. 

O intuito dessa medida é estabelecer que esse cenário caótico se estenderá por um algum tempo, mas vai passar.

Mesmo que a solução pareça longe inicialmente, a definição de metas auxilia a encarar o problema de frente e sair do piloto automático.

No artigo As 4 fases do palestrante eu falo um pouco do planejamento que é preciso ser feito para se tornar um palestrante.

O seu tempo

Em uma época de contestação, você precisa se respeitar acima de tudo e oferecer sossego a mente e ao seu coração. Sempre terá quem critica a sua resolução, só que se lembre que somente você pode buscar a sua própria felicidade em todos os aspectos.

Além disso, uma decisão tomada com convicção pode gerar muito mais qualidade de vida, bem estar, felicidade e, principalmente, oportunidade de se conhecer cada vez mais.

O seu tempo

E parte desse processo de descoberta também pode ter a ver com o compartilhamento dessa jornada com outras pessoas que estão atravessando essa mesma etapa. No fim das contas, os seus passos também podem servir de inspiração e liberação para muita gente!

Caso você tenha gostado da ideia, que tal conhecer a Masterclass Palestrante Memorável? É só apertar aqui para ter acesso! Vale a pena dar uma olhadinha!

CTA Palestrante Memorável