Quantas vezes por semana você sente que o tempo está passando mais depressa? Você já se percebeu surpreso porque há poucos dias estava fazendo churrasco no Carnaval e já estão passando propagandas de Natal na TV? Parece que os seus dias estão mais curtos? Você se sente culpado por não conseguir realizar todas as tarefas? Tudo isso pode ser resolvido com uma única ação: planejar.

A maioria das pessoas não pensa em períodos de tempo maiores, mantendo só a perspectiva do imediato. Por causa disso, acaba-se fazendo muitas coisas desnecessárias tem-se a sensação de ter coisas demais para fazer.

Tudo isso poderia ser equilibrado com uma visão das coisas a longo prazo. E esse contexto acaba gerando uma grande dúvida:

O que eu devo planejar?

Muitas pessoas fazem planos de vida. Eles cobrem um período que varia desde 30 anos a 6 meses. O que poucos sabem, porém, é que os grandes nomes do sucesso da história planejam muito mais minuciosamente que isso. Eles planejam cada dia da semana!

Se você não sabe o que é importante para você agora, como poderá alcançar o que você quer no final do mês? Ou do ano? Ou em 5 anos?

A imprevisibilidade da vida nos deixa incertos quanto aos resultados que podemos alcançar, mesmo ao fim de curtos períodos. Sendo assim, para se obter o máximo controle daquilo que vai acontecer conosco, é preciso ter o máximo de controle sobre nossas próprias ações. E isso só é possível com um bom planejamento.

Ao planejar a semana, você se permite escolher com segurança quais atividades são mais importantes para atingir o seu propósito de vida. Como consequência, é possível até mesmo antecipar os resultados que cada atividade trará.

As melhores práticas de gestão de tempo de quem vive de bem com o relógio são apoiadas em um grande nível de autoconhecimento. Elas são associadas a pessoas que sabem o que querem da vida e que dão mais atenção a isso.

Ok… Mas como posso planejar a minha semana?

Dicas para aprender a planejar a sua semana

Dicas para aprender a planejar a sua semana

1. Pare de se culpar! – Você não precisa realizar todas as atividades que aparecem para você. Antes que você entre em desespero por não conseguir cumprir com tudo, pare. Respire fundo e se acalme. Isso não é (só) culpa sua.

2. Pense, reflita, se conheça –  Se pergunte: quais são os seus papéis vitais (na família, nos estudos, na comunidade etc.)? Pense em cada um desses papéis e qual é o legado que você quer deixar através deles. Isso tornará mais simples esse planejamento.

3. Passe tudo na peneira – Vivemos em uma era em que criamos e recebemos tanta informação que, se não estivermos atentos, seremos enterrados sob tanta carga de conhecimento inútil. Saiba separar e escolher o que é realmente relevante para você. Desde o que você recebe em sua caixa de correio até o seus grupos no WhatsApp.

5. Organize-se – Física, mental e eletronicamente. Um ambiente de trabalho limpo e organizado reflete diretamente no humor das pessoas. Uma caixa de entrada vazia elimina a ansiedade de ter que responder a infinitos e-mails. Colocar os pensamentos em ordem (mapas mentais, metodologia GTD, SCRUM, Time Model Canvas… Encontre a ferramenta que mais tem a ver com você!) é a chave para vencer o estresse!

6. Tenha uma agenda – E siga o que você escreveu nela! Há quem acredite que a agenda é meramente limitante. Contudo, ela é uma ferramenta que te permite ter plena noção dos seus compromissos e das suas atividades-chave.

7. Um dia de cada vez – Evite fazer bagunça na hora de se organizar. Comece pela segunda, em seguida pense com calma na terça e assim por diante. Há um ditado popular que diz “não coloque o carro diante dos bois”. Ou seja: se sua semana de trabalho começa na segunda-feira, é lógico que você planeje primeiramente esse dia. Siga o fluxo e com certeza você obterá excelentes resultados!

Leia mais sobre Produtividade e Planejamento neste post. Ou clique aqui para baixar nosso E-book sobre Produtividade e Gestão do Tempo e se torne sua agenda ainda mais poderosa!