A judoca Rafaela Silva, primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio, cogitou desistir do esporte após ter sido eliminada nos Jogos Olímpicos de Londres, há quatro anos. Ela só persistiu na carreira, porque  teve um grande apoio. Família, amigos, treinadores , suporte psicológico … Todos esses relacionamentos fizeram com que ela acreditasse que poderia voltar a treinar .

O nadador americano Michael Phelps, maior medalhista da história dos Jogos, chegou a abandonar o esporte. Ele cogitava nem ir ao Rio. Foi a mulher, Nicole Johnson, a grande motivação para que ele voltasse a gastar novamente o  precioso tempo em  treinamentos e à competição de alto nível. Mais recentemente, ele tem destacado a alegria de competir pelo filho, recém nascido .

Por sermos humanos, somos dependentes da vida em sociedade. Nossos relacionamentos, principalmente os pessoais, são uma das maiores razões para que alcancemos o sucesso. 

Nesse sentido, compartilhar nossos planos e desejos é também uma forma de nos motivar a buscar esses objetivos e conseguir apoio para atingi-los. Afinal, temos outras pessoas, com as quais nos importamos, na mesma expectativa que nós. Pessoas que nos auxiliam, que nos ensinam, que aprendem conosco.

 “A Lei do Triunfo” de Napoleon Hill: quando nos comprometemos com outras pessoas aumentamos em 95% as chances de realizarmos nossos objetivos.

Pessoas Comemorando Sucesso

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.”

Nós temos a necessidade de sermos coerentes. Por isso, a partir do momento que nos comprometemos com alguém, passamos a adotar uma nova postura. Entre elas, o compromisso em seguir um planejamento para aproveitar da melhor maneira o tempo.

Por isso, uma dica para ter mais disciplina é justamente envolver outras pessoas nos desafios que criamos para nós. Isso não significa espalhar os planos para pessoas que não se importam – ou que até torcem contra eles. Escolha pessoas de sua confiança e faça o compromisso com estes guardiões que você adotou. Ter ao seu lado pessoas que se importam com o seu crescimento trará uma motivação a mais trabalhar. Além de te cobrarem, você trabalhará para que elas também estejam felizes. Assim você também estará fortalecendo seus relacionamentos e se aproximando ainda mais de quem você gosta!

Da mesma forma, faça o possível para ajudar quem você ama. Seja o agente motivador de quem está ao seu redor. Influencie. Contribua para que seus amigos cresçam e aproveitem o tempo da melhor  forma possível.

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em atendimento pelo Instituto Disney (EUA), em Negociação pela Universidade de Harvard e em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.

Fonte: http://ludovica.opopular.com.br/blogs/