Quanto mais aprendo sobre gestão de tempo, mais me impressiono com a importância e o impacto disso na vida das pessoas. Recentemente, tive acesso a uma pesquisa que demonstra de maneira clara como ser multitarefa pode ser a principal causa de queda na produtividade de uma pessoa.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford descobriu que fazer várias coisas ao mesmo tempo pode prejudicar o controle cognitivo e afetar muito o cérebro!

Multitarefa é apenas a ilusão de estar produzindo muito

mulher multitarefa

Se você é uma dessas pessoas que passa boa parte do dia cercada por smartphones, tablets, notebooks e redes sociais, você está entre o grupo que os pesquisadores apelidaram de “malabaristas da tecnologia”.

Nós, mulheres, ao longo dos anos, ganhamos a fama de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Porém, até que ponto essa “habilidade” faz bem?

No estudo de Stanford, feito com cerca de 100 alunos da universidade, principalmente da Geração Y, ficou comprovado algo assustador. Os malabaristas da tecnologia têm sérios problemas no cérebro! Eles não conseguem focar em uma atividade apenas, perdem a inteligência emocional, têm a memória afetada e não conseguir descartar informações irrelevantes.

Tudo isso causa prejuízos aos projetos mais importantes que geram resultados!

Minha orientação para solucionar esse problema se concentra em três palavrinhas mágicas que fazem toda a diferença. Planejamento, foco e disciplina.

Mães, esposas, amigas, colegas de trabalho, professoras, palestrantes e mulheres de negócios. Ufa! São tantos papéis que chego a perder o fôlego. É por isso que ter um propósito de vida, definir as prioridades com um planejamento de metas e o hábito do foco e da disciplina são um bom começo!

Portanto, a grande máxima é fazer uma coisa de cada vez e ir até o final de cada atividade para alcançar resultados extraordinários.

Como não perder diante dessa realidade?

Algumas práticas que costumo realizar em minha rotina para evitar a multitarefa são tão simples que chega a impressionar meus alunos.

  • Meditação. Pode parecer clichê, mas tirar alguns minutos do dia para realizar exercícios simples de respiração e concentração passou a gerar um resultado incrível. Observei que, depois que comecei a meditar, meu foco passou a ser muito maior.
  • Atividade física constante. Os empresários de maior sucesso nos quais me inspiro relatam que seus resultados quase dobraram depois que começaram a praticar atividades físicas. Isso porque manter o corpo em movimento de forma saudável ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, principalmente no cérebro. Como consequência, consegue-se aprimorar a atenção no momento presente.
  • Diga não às interrupções! Talvez esse seja o item mais difícil a ser cumprido desta pequena lista. A presença constate de gadgets ao nosso redor nos bombardeia com informações e notificações o tempo todo. Isso, somado aos telefonemas e distrações comuns do ambiente de trabalho tornam quase impossível concentrar-se numa única atividade. Por isso é preciso livrar-se de tantas interrupções quanto seja possível. Deixar o celular no silencioso e desativar as notificações de alguns aplicativos. Para saber mais sobre o assunto, você pode assistir a este vídeo, onde eu falo sobre como evitar as interrupções.

Para saber mais sobre como evitar ser multitarefa e ser mais produtivo, estude o meu Ebook de Gestão do Tempo.

Espero que goste!

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”.  Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).