Venho falando sempre nos cursos, palestras e workshops que ministro sobre alguns ladrões que são mais frequentes que os assaltantes das páginas policiais. Vou explicar melhor para que você entenda do que se trata. Quando algo ou alguém “rouba” nosso tempo, então, esse algo ou alguém pode ser chamado de ladrão do tempo. E como se “rouba” tempo? Desperdiçando-o com atividades que não o levem aos seus resultados e objetivos de vida! Seja com situações, comportamentos e até mesmo pessoas que atrapalham o foco e a concentração naquilo que é importante.

Um estudo recente realizado pelo Instituto Deândhela com cerca de 200 pessoas constatou que 51,5% delas afirmaram ter dificuldade em vencer os chamados “ladrões do tempo”.

No topo do ranking de mais de 24 ladrões do tempo, identifiquei o campeão como sendo a interrupção. Inclusive, separei um capítulo só para ele em meu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”. Isso porque, quando somos interrompidos, levamos de 7 a 14 minutos para restabelecer a concentração e o foco naquilo que estávamos realizando.

Façamos uma conta rápida: digamos que você seja interrompido 27 vezes durante o mesmo dia. Isso significa uma média de 10,5 minutos para recobrar a concentração. O saldo negativo na conta da produtividade é o desperdício de 283,5 minutos por dia! Isso representa quase 60% dos 480 minutos (8h) disponíveis que você tinha para trabalhar!

Para piorar a situação, 17,8% das pessoas entrevistadas na pesquisa confessaram realizar várias atividades ao mesmo tempo. Além disso, 26,6% têm dificuldade para cumprir prazos, definir horário para começar, terminar e entregar atividades. 4,1% apontaram outros motivos que dificultam a sua gestão do tempo.

O resultado desta má gestão do tempo é a sensação de exaustão depois da jornada de trabalho. E essa frustração com a capacidade de realizar algo importante na vida pessoal ou profissional acaba gerando resultados medíocres em tudo que você faz. Tudo isso devido à falta de foco e disciplina.

Por fim, para não ser presa fácil desses vilões do tempo, você pode mapear as principais interrupções de que é vítima e criar respostas prévias para que não se repitam. Isso impõe a estratégia de criar reuniões fixas com o grupo nas quais esses assuntos serão abordados. Acordar entre as pessoas um momento de silêncio ou alguma sinalização para não interrupção. E caso um colaborador insista em interrompê-lo, você pode responder: “Se não for algo de justificável urgência e importância, anote tudo em uma pauta e, em um único momento do dia, vamos despachar todos os itens anotados de uma só vez.”

Sucesso!

Quem é Tathiane Deândhela?

*Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta, Master Coach Trainer pela The International Association of Coaching e especialista em Gestão do Tempo. Recentemente, lançou o livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você” pela editora Ser mais. Treinou mais de 10 mil pessoas em todo País com o desafio de serem mais produtivas.