Uma boa maneira para o empreendedor dividir tanto o seu conhecimento quanto o seu conteúdo com o seu público nos dias de hoje é descobrindo como fazer um workshop.
Com as ferramentas certas, é possível fazer um evento bem sucedido de forma presencial ou totalmente online, abordando os mais variados assuntos.
Com um estilo mais voltado a prática e de rápida duração, os workshops estão despertando o interesse da audiência nacional. Já que são uma opção para um profissional que almeja uma fonte de renda extra ou aumentar o seu engajamento.
![Como fazer um workshop de sucesso? Introdução](https://institutodeandhela.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Como_fazer_um_workshop_de_sucesso__02_Introducao.jpg)
Caso esse seja o seu caso, mas ainda tem alguns questionamentos sobre como se faz um workshop, esse conteúdo é imperdível!
Você vai conferir a seguir como organizar esse tipo de evento, as características do formato virtual e um passo a passo! Vamos lá?
Afinal, como é o funcionamento de um workshop?
Basicamente, um workshop pode ser definido como um modelo de aula inovador. Isso porque é apresentado por um especialista no assunto e muito mais direcionado para a aplicação do conceito na prática.
No contexto empreendedor, esses eventos podem contar com inúmeras funções. Capacitação de equipe, apresentação de produtos, interação com os parceiros comerciais e clientes são algumas das possibilidades.
Por isso, essas realizações são indicadas para consolidar a identidade e o prestígio da marca, negócio ou profissional em questão.
Já que se permitir mostrar a clientela o patamar de preços que a marca trabalha, obtendo oportunidades para fazer ligações e até fechar novos negócios. No entanto, os resultados positivos dependem de planejamento, divulgação e credibilidade.
Como fazer um workshop online?
Quando o empreendedor se pergunta como fazer um workshop de qualidade, o formato virtual também deve fazer parte dos planos.
Sendo assim, a programação virtual pode ser entendida como um curso oferecido em alguma plataforma com o intuito de propagar um conhecimento específico.
A informação pode ser disseminada com uso de gráficos, fotos, vídeos, imagens, podcasts, ebooks, etc.
![Como fazer um workshop online?](https://institutodeandhela.com.br/wp-content/uploads/2020/09/como_fazer_um_workshop_2_online.jpg)
Ao contrário de uma capacitação habitual, um workshop na internet procura detalhar um tópico de maneira interativa e prática.
De modo geral, a duração deste material varia de duas até cinco horas porque se propõe a trabalhar a produtividade.
Por isso, é de vital importância que a pessoa encarregada seja realmente especializada na pauta em questão.
Um dos benefícios dessa produção é oportunizar uma temática bem mais técnica e direta.
Além disso, o formato online está cada vez mais popular, podendo atingir uma audiência muito mais abrangente sem a limitações como um evento presencial.
E, em caso de dúvida, o interessado pode voltar ao conteúdo quantas vezes quiser.
Como fazer um workshop de sucesso? Confira 4 dicas valiosas!
Agora que você já compreendeu o conceito, está na hora de descobrir como fazer um workshop, não é?
O desafio pode parecer grande a primeira vista, mas o custo benefício compensa o esforço. Já que as pessoas estão sempre dispostas a aprender algo novo e, principalmente, voltado a resoluções práticas.
Uma prova disso é que o setor de cursos e as qualificações estão em expansão no território nacional. Isso quer dizer que há uma audiência para receber suas mercadorias ou serviços.
Vale salientar que um workshop bem feito também ajuda a se consolidar como autoridade dentro de um nicho. Afinal, você se apresenta como alguém confiável para um determinado público.
Além disso, é um ótimo ambiente para divulgação de marca e alcance de novos clientes.
Por isso, você encontrará um passo a passo para organização e execução do seu workshop logo abaixo.
1 – Assunto
A primeira ação é selecionar um assunto! Isso porque a pauta é uma garantia de posicionamento do seu evento e auxilia a estabelecer os próximos passos.
Caso o assunto não esteja vinculado a uma carreira, e se tiver ligação com habilidades específicas para o rendimento em alguma área, opte por alguma para se trabalhar.
Foque em tópicos atuais e que atendam a demanda do seu público. O ideal é realizar estudos sobre temas, necessidades e vontade da sua audiência.
Com esse cuidado, o perigo de errar nessa definição de pauta cai drasticamente.
2 – Público-alvo
Como fazer um workshop passa por conhecer o seu público-alvo. Descubra quem terá interesse em aderir ao seu evento.
Uma alternativa para entender isso é estabelecendo critérios como faixa etária, localização, gênero, interesses e o que procurando quando participam de eventos desse tipo.
![Como fazer um workshop - dica 2 – Público-alvo](https://institutodeandhela.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Como_fazer_um_workshop_de_sucesso__04_dica_2_publico_alvo.jpg)
Sendo assim, você vai encontrar um perfil detalhado a sua audiência e reunirá informações fundamentais para elaboração da sua apresentação.
E se lembre de analisar a quantidade de pessoas que você pretende atender. Basicamente, pense se o seu evento será de pequeno, médio ou grande porte.
3 – Conteúdo
Um dos elementos mais importantes para o conteúdo é entender que um profissional de qualidade fará parte e que abordará assuntos relevantes.
Portanto, se você não for o palestrante principal, selecione pessoas com relevância no nicho a ser trabalho para agregar valor ao seu workshop.
Mas, você também deve reservar um tempo para a construção dos materiais e da apresentação em si.
Leve em consideração a experiência dos participantes e analise todas as possibilidades de equipamentos, materiais e itens necessários.
Que tal criar uma lista e inserir todos os recursos indispensáveis para a realização do seu workshop, independentemente do formato presencial ou virtual.
E, claro, tenha certeza que tudo está em ordem até a hora marcada!
4 – Divulgação
Como fazer um workshop shop de sucesso também tem muito a ver com o processo de divulgação antes, durante e até depois da sua apresentação.
Afinal, essa é uma das fases que exige mais atenção, estratégia e cuidado dos seus idealizadores visando o sucesso da iniciativa.
É preciso destinar um orçamento e tempo com o objetivo de alcançar uma audiência adequada, especialmente, se a apresentação acontecer em cidades grandes.
Sendo assim, aposte em processos de inscrição tanto físicos quanto online. Adote estratégias diferenciadas e variadas para alcançar o seu público-alvo e chegar a quantidade de participantes desejado.
![Como fazer um workshop - dica 4 – Divulgação](https://institutodeandhela.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Como_fazer_um_workshop_de_sucesso__05_dica_4_divulgacao.jpg)
As mídias sociais, email marketing, endomarketing e propaganda localizada são os recursos mais usados nos dias de hoje.
Mas, não precisa parar por ai! Ainda dá para apostar em propaganda off-line. Ou seja, você pode adicionar uma campanha com matéria impresso em locais estratégicos, dependendo do público em questão.
Além disso, os contatos e as indicações também pode fazer a diferença nesse processo.
E nessa etapa de divulgação do seu evento, itens básicos como o lugar, a hora, convidados, intuitos e valores (caso o workshop não seja gratuito) devem estar em destaque.
![](https://institutodeandhela.com.br/wp-content/uploads/2020/08/cta-1024x533.jpg)
Deixar um comentário