Apesar de não ter alcançado a meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de figurar entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a delegação brasileira obteve um desempenho histórico, batendo um recorde no número de pódios (19, no total) e de medalhas de ouro (sete), que ficará marcado como o melhor da história do país nos Jogos. Entre as principais conquistas, alguns destaques: as premiações inéditas no futebol e na canoagem, o ouro no salto com vara e o da desacreditada equipe do vôlei masculino.

O resultado do Brasil teve grande influência da presença maciça dos torcedores e do apoio manifestado em cada competição. A receita de “surfar” na empolgação do público e buscar motivação para grandes feitos também já pôde ser vista em outros jogos: em geral, o país que sedia os jogos consegue mais medalhas do que o de costume.

Nas Olimpíadas de Pequim, os chineses alcançaram o topo: 51 medalhas de ouro. Resultado que superou até mesmo a equipe norte-americana, com 36.

Essa lição, sem dúvida, também vale para a busca dos nossos objetivos, no dia a dia. Evidentemente, é preciso preparo e dedicação em qualquer área que desejemos obter sucesso. No entanto, a motivação é um fator inegável que dá aquele “empurrãozinho”, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Cercar-se de pessoas que torçam por você é uma das formas de conseguir sempre ter esse desejo extra de chegar lá.

Outro ensinamento, que podemos destacar dos atletas, é a disciplina em relação aos treinamentos. A maioria dos medalhistas relatam que usam todo o tempo disponível para a preparação. Deixam de fazer coisas que dariam prazeres momentâneos para concentrarem na preparação para participarem das competições. Isso comprova que é possível encontrar força e motivação para gastar até doze horas por dia em treinamentos. Basta ter em mente o seu propósito de vida.

Podemos aprender muito com o exemplo dos nossos atletas. Seja aproveitando bem o tempo, seja valorizando aqueles que nos apoiam e torcem pelo nosso sucesso. Como disse Michael Phelps, um dos maiores atletas de todos os tempos:

“Você não pode colocar um limite para nada. Quanto mais você sonha, mais longe você pode chegar”.

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em atendimento pelo Instituto Disney (EUA), em Negociação pela Universidade de Harvard e em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.

Fonte: Ludovica