Ao conhecer a história de várias personalidades de sucesso mundiais (independente da área), notamos que elas têm uma coisa em comum: a determinação para atingir aquele objetivo. Para a maioria dos “espectadores”, até parece que o sucesso chegou “de repente”. É comum que a sociedade em geral conheça apenas as vitórias e os êxitos das pessoas. Poucos, no entanto, se atentam para todo o processo que gerou o sucesso daqueles que estão no topo.

Uma trajetória de sucesso é feita de muitas derrotas, mais até do que vitórias. Mas há uma verdade incontestável: só consegue alcançar o topo aquele que, mesmo com muitos tropeços, não desiste. Aquele que consegue administrar de maneira eficiente o tempo.

O ator e roteirista Silvester Stalone, célebre pelo filme Rocky, mesmo em situação financeira delicada chegou a recusar várias ofertas milionárias pelo roteiro do filme. Ele fazia questão de exigir o direito de protagoniza-lo, o que acabou conseguindo. O sucesso do filme foi tão grande que recebeu dez indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Isso é ter objetivo.

Henry Ford, que revolucionou a indústria automobilística no mundo, nasceu em uma fazenda e teve os primeiros contatos com motores consertando máquinas que seu pai utilizava. Só aos 45 anos ele criou o Modelo T, o primeiro carro com preço acessível, que iria revolucionar a indústria. Sua obsessão era diminuir o custo de produção. Queria que até mesmo seus operários tivessem condição de consumir aquilo que produziam. Hoje, ele é conhecido como o “pai da linha de montagem”, ou “fordismo”, sistema utilizado em praticamente todas as indústrias modernas. Isso é ter objetivo.

Ter objetivos na vida, segundo vários estudos, contribui diretamente com nossa felicidade. De acordo com o psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, a nossa satisfação está ligada a três fatores: prazer, engajamento e significado. O prazer está diretamente ligado à reação do nosso corpo e mente quando estamos em situações que nos são confortáveis. Seja estar entre amigos, familiares e companheiros, ou fazer coisas gostamos. Já o é o engajamento trata da profundidade de envolvimento entre a pessoa e sua própria vida. Por último, o significado é a sensação de que nossa vida faz parte de algo maior.

Como alcançar objetivos?

Independente da motivação (engajamento, a prazer ou significado) a realização dos objetivos nos fará feliz. Para atingir seus objetivos é necessário seguir alguns passos:

  1. Identificar o seu propósito de vida.
  2. Fazer um planejamento de como você quer estar daqui dez anos. Em seguida, diminuir para cinco, um ano, até ter planos de ações para cada mês e semana. As pequenas conquistas, em períodos menores de tempo, também devem ser comemoradas, pois são elas que levarão às grandes, em médio e longo prazo.
  3. Definir atividades e metas que estejam alinhadas com seus objetivos.
  4. Elaborar e cumprir com a agenda diária estabelecida.

Quando estamos no topo, seja no sentido profissional ou pessoal do que escolhemos para nós, temos geralmente a certeza de que as dificuldades são transponíveis e passageiras. Como mostram os exemplos aqui citados, a vitória prova que a luta vale a pena.

 

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em atendimento pelo Instituto Disney (EUA), em Negociação pela Universidade de Harvard e em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.

Fonte: Ludovica