A era digital aterrissou no Brasil em meados dos anos 90. Invadiu nossas casas, vidas e compromissos de uma forma que hoje é quase impossível de se imaginar como seria a nossa vida sem as tecnologia do mundo moderno. Como nossos pais e avós faziam tarefas tão complicadas sem o auxílio dela? Não existia tutorial para nos ensinar a fazer algo. Nem tradutor instantâneo que pudesse decifrar, em questão de segundos, os rótulos das embalagens ou etiquetas das roupas. Livros estrangeiros só poderiam ser lidos após o árduo trabalho de um tradutor.

Sim, a internet revolucionou nossas vidas para melhor se percebermos a infinidade de coisas boas que ela trouxe consigo. Contudo, se não soubermos explorar seus pontos positivos, acabamos nos tornando vítimas dela. Seduzidos pelas suas infinitas possibilidades, tornamo-nos reféns do que antes era apenas uma  ferramenta.

Tal percepção é comprovada em diversos estudos que afirmam que as pessoas estão se tornando cada vez mais improdutivas e distraídas no trabalho. Independentemente de nossas funções, seja como dona de casa, mãe ou profissional, somos bombardeadas por propagandas, redes sociais, ligações e uma infinidade de distrações. Nos desviam de nossos propósitos e nos colocam à mercê da ‘falta de tempo’. Porém se pararmos para observar, nada disso seria possível se tivéssemos real controle sobre nossas vidas e compromissos.

Eu sei que navegar atrás de um vestido novo, um tutorial de maquiagem e uma tendência da moda é muito mais gostoso do que focar nas demandas de nossos trabalhos. Afinal, essas distrações transportam nossos cérebros para um outro ambiente onde não há cobrança e nem prazos, contudo, podem se transformar em verdadeiras armadilhas.

Uma pesquisa realizada pela agência norte-americana ComScore, em 2013, mostrou que nós brasileiros estamos entre os países líderes no ranking dos que gastam mais tempo conectados à internet. À época, cada um de nós passava, em média, 27 horas mensais no ambiente digital. Comparado a outros países, esse resultado era maior que o da média mundial.

Faça uma análise individual: você tem sido engolida ou tem usado a internet a seu favor?

Para fugir das armadilhas arquitetadas minuciosamente por profissionais do marketing e da propaganda, que sabem bem onde vive o ponto fraco de cada um de nós, aconselho você a tomar medidas simples, mas que fazem total diferença na sua produtividade.

Pare de perder tempo!

  1. Entenda quais das suas funções têm real valor e devem ser encaradas com seriedade. Nada deve pode desviar seu foco.
  2. Compreendidas as prioridades, descarte o ditado que diz que mulheres conseguem fazer mil coisas ao mesmo tempo. Foque suas energias em apenas uma coisa por vez.
  3. Estabeleça horários tanto para acessar, quanto para se desconectar das redes sociais e outras iscas jogadas em forma de ‘armadilhas’.

A mudança atitude é simples e não requer tanto esforço. Exige, contudo, comprometimento. O resultado que ela provoca em nossa rotina tende a ser surpreendente. Faça o teste e se coloque como protagonista da sua vida e dona de seu tempo. Faça ele trabalhar para você, não o contrário.

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.

Fonte: Ludovica