O currículo desempenha o papel de seu cartão de visitas na conquista de um emprego. Não deixa de ser uma ferramenta de marketing pessoal, pois ele passa a sua imagem profissional para quem lê o mesmo.
O currículo, elaborado de forma clara e objetiva, bem estruturado e com um bom design representa a primeira imagem que a empresa terá de você, ou seja, sua apresentação por papel, digamos assim. Por isso é que é importante se esforçar em desenvolver currículos adequados para cada situação.
O recrutador precisa saber onde você estudou, o que estudou, onde trabalhou, com o que, em que tipo de empresa e assim por diante. Além disso, também é através do CV que ele sabe onde você mora, com quem, suas formas de contato e assim vai.
O motivo pelo qual ele (o currículo) deve ser bem elaborado é mais que óbvio: demonstra responsabilidade e preocupação. Erros de português (de modo geral), falta de informações, informações incompletas, amassados, sujeira? Esqueça. O currículo tem que ser como roupa de gala: impecável. Inverta os papéis e pense se você leria um currículo cheio de erros de gramática e ortografia ou então amassado e sujo.
Por último e mais importante: o currículo não tem forma 100% correta para ser feita. Ele possui sim uma estrutura básica a ser seguida, ou seja, um “modelo” básico a ser seguido.