Você se sente realmente capaz de como contar histórias interessantes para outras pessoas e gerar engajamento? Afinal, uma apresentação é algo que desperta temor em muita gente naturalmente, bem como ter uma boa performance publicamente demanda tranquilidade, confiança e uma oratória poderosa.
Sendo assim, sempre que alguém se refere em histórias para contar em palestras ou em Stotytelling, também pode recorrer a popular e bastante utilizada “Jornada do Herói”.
A trama ficou mundialmente famosa através do Joseph Campbell e tem a ver com um estilo de narrativa que se baseia em um ciclo. A partir disso, Campbell reconheceu em boa parte dos clássicos e lendas com herói, geralmente, ele passa por um ciclo muito parecido.
Ou seja, ele necessita abandonar a sua situação confortável a fim de passar por uma série de aventuras até encontrar o seu grande desafio.
Ao longo da jornada, o herói passa por momento de indecisão, vence barreiras, encontra um mestre, supera adversários e volta para o seu ponto de partida com novas lições.
Esse conceito de história lhe soou familiar? Provavelmente, sim! Porque é a mesma narrativa usada em inúmeros filmes ou nos livros, como Matrix, Harry Potter, Star Wars, entre outros. E, essa forma de como contar histórias também pode incrementar a sua próxima palestra!
Afinal, uma história é uma excelente aliada para qualquer palestrante. Uma vez que pode agregar emoção para uma mensagem recheada de informação e dados, ajuda a criar identificação com o público e comprova a aplicação do que está sendo falando.
A Jornada do Herói
Mas, como usar a Jornada do Herói para moldar a sua próxima palestra? O autor de A Jornada do Escritor (The Writer’s Journey), Christopher Vogler propõe que a Jornada do Herói se inicia com a pessoa escolhida em uma rotina pacata e que avança para uma condição nova.
Nessa nova etapa, esse escolhido necessita se capacitar, adquirir novas competências e superar uma grande adversidade. Por isso, uma apresentação deve conduzir os espectadores a abandonar essa rotina pacata e descobrir algo novo sobre si.
Para estruturar a sua narrativa conforme a Jornada do Herói, dá para se basear nesses passos:
Todo o contexto se inicia com uma vidinha pacata em que a pessoa escolhida se encontra. Esse é o contexto antes da Jornada realmente ocorrer.
A partir daí, surge um “Chamado para a Aventura”, isso significa que alguma coisa interrompe a vidinha pacata e exige que o escolhido tenha que ir adiante rumo a uma mudança;
No primeiro instante, o herói tende a ficar indeciso e pode até relutar em aceitar a sua convocação.
Mas, há um mestre, que incentiva o seu pupilo a se arriscar nesse novo caminho, exaltando a sua importância visando alguma meta.
Então, o herói deixa a sua vida pacata para trás e entra em um cenário totalmente novo.
Nesse espaço novo, ele vai se deparar com obstáculos, amigos e adversários.
Ao longo do caminho, o escolhido encontrará ainda um grande teste ou inimigo a ser derrotado.
Depois de vencer esse último obstáculo, o escolhido é recompensado e alcança um novo patamar com os seus poderes.
No fim de tudo, o escolhido está livre para voltar a sua vidinha habitual muito mais poderoso e preparado para revolucionar o mundo a sua volta com tudo o que descobrir durante a sua trajetória.
Como usar a Jornada do Herói nas palestras?
Como contar histórias com a Jornada do Herói de maneira bem sucedida em apresentações é não se focar unicamente na sua pessoa, para que elas também possam ser compreendidas pelos seus espectadores, a fim de que possam se reconhecer na história e usar a lição nas próprias vivências.
Um modo de fazer isso é avaliando que as pessoas tendem a se sentir como a pessoa escolhida de sua narrativa e você (a sua ideia / marca/ serviço/) ocupa o papel de mestre que vai auxiliar essa plateia a deixar essa vidinha pacata para trás, adentrar em um mundo desconhecido e aprender algo novo.
Outro ponto relevante é trabalhar com que cada um sinta que aquela narrativa tem a ver com ele de maneira pessoal, que aquele discurso está sendo realizado para ele e por assim se relacionada com a situação que está passando, ou com a sua própria trajetória, de alguma forma.
De acordo com Joseph Campbell, ao superar cada uma dessas fases, se apresenta uma narrativa completa.
No entanto, você não deve fazer tudo a risca sempre, viu? Já que também vale a pena ter a estrutura como um modelo e ajustar para a sua necessidade e o seu próprio estilo.
Dicas para como contar histórias boas nas suas apresentações
Para ter uma performance de qualidade, é indispensável conhecer algumas técnicas para colocar em prática os conceitos vistos neste texto.
Paralisações
Promova algumas paralisações de 3 ou 4 segundos. Desse modo, você permite que a plateia possua tempo para pensar sobre tudo o que foi falado, e simultaneamente o prepara para que o ainda está por vir.
Quer um exemplo? Uma das personalidades mais respeitadas na política mundial na atualidade, Barack Obama utiliza corriqueiramente essa técnica nas suas falas. Portanto, ele potencializa o que deseja transmitir para todas as plateias.
Se você está começando a descobrir como contar histórias, use um roteiro, destaque esses momentos de respiro e até os momentos de destaque na sua fala.
Plot twists
Tenha certeza que todo mundo gosta de surpresas. Por isso, as obras de TV, cinema ou literárias que adotam essas viradas, ou seja, os plot twists, e quebras de expectativas fazem tanto sucesso.
Abuse da sua criatividade para chamar a atenção, cativar e manter o interesse do seu público, só use o bom senso para que não desvie do seu intuito central, certo?
Condução do público de um ponto a outro
Uma trama sem final ou fora de ordem pode fazer muito sucesso nos cinemas ou nos livros, só que não funciona da mesma maneira quando você possui uma mensagem que precisa ser passa de maneira simples e eficaz.
Cada narrativa precisa ser feita a partir de uma estrutura padrão com início, desenvolvimento e final. Portanto, o seu material precisa envolver os seus espectadores e levá-los até o final, sem tropeços.
Por isso, um encaixe de ideias adequado é essencial para não fazer com que a sua apresentação se transforme no obstáculo que o seu herói precisa vencer no final da jornada.
Positividade
Segundo a Scientific American, as narrativas que incentivam sensações positivas geram muito mais engajamento do que aqueles que causam sensações ruins, e o material que agrega uma maior exaltação emocional tem muito mais probabilidade de se tornar viral.
Por isso, o ideal é que você busque finalizar a sua apresentação deixando uma sensação positiva para o seu público. Não quer dizer que o seu material precisa se focar apenas em temas positivos e fugir dos problemas da sua área!
Nada disso! A ideia é que, na parte final, uma solução seja compartilhada e que, preferencialmente, seja uma mercadoria, marca, serviço ou conteúdo que você possui.
No fim das contas, a questão de como contar histórias boas para apresentações também passa pela disciplina, experiência e a preparação constante. Lembre-se sempre disso!
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