Oiê, antes de começar o artigo gostaria de perguntar se você já se inscreveu em meu evento online Palestrante Memorável”, será uma semana de conteúdo 100% gratuito, é só clicar aqui para se inscrever.

Durante uma edição da a Conferência de Carreiras da Fundação Estudar, milhares de de jovens estudantes brasileiros puderam descobrir o que as principais corporações da atualidade esperam de futuros profissionais de sucesso em uma apresentação pessoal.

Representantes de Google, Ambev, Facebook e outros empreendimentos, apresentaram alguns dados importantes. Um dos diferenciais citados foi uma apresentação pessoa de qualidade.

Essa demonstração de boa comunicação pode fazer a diferença tanto em uma entrevista em processo seletivo quanto em um reunião importante.

A partir daí, uma lista com algumas orientações para quem está iniciando no mercado de trabalho ou almeja se destacar da concorrência foi elaborada.

Como fazer uma apresentação pessoal impactante? 5 dicas

1. Primeiros minutos

Em média, uma pessoa conta com sete minutos para chamar a atenção de uma multidão ou de um recrutador profissional.

Isso porque, em média, a resolução sobre concordar ou não com os pontos levantados em uma apresentação pessoal se baseia nesses primeiros minutos.

Ou seja, é a máxima popular: “a primeira impressão é a que fica”. Entre os executivos das maiores companhias do planeta ou uma audiência em palestra, o início impactante é essencial.

2. Conexão do seu discurso

Apontar tudo o que você deseja não significa ficar preso ao que está no slide de apresentação pessoal. Afinal, as pessoas estão vendo as mesmas informações que você está falando.

No lugar de repetir o conteúdo selecionando prefira contar uma narrativa envolvendo para aquele público.

Sendo assim, você vai conseguir dar muito mais contexto e conexão aos fatos e/ou motivos que norteiam a sua fala.

3. Priorização de conteúdo

Se focar muito em alguns detalhes pode dificultar a transmissão da sua fala totalmente planejada, uma vez que você tem material e tempo a serem respeitados.

Por isso, o intuito é conservar a narrativa que você planejou, treinou e revisou a fim de atingir todos os seus objetivos, sem deixar nada para trás.

4. Discurso direto

Um discurso para pessoas desconhecida ou para colegas de trabalho demanda um discurso direto e que não esteja baseado em pontos óbvios.

Já que essa tendência pode demonstrar que a sua fala não possui tanta sustentação. Procure demonstrar os seus pontos com fatos, dados e informações confiáveis.

Há espaço para improviso e descontração, mas nada que enfraquece a qualidade de sua fala.

5. Coesão de sua narrativa

Exatamente como uma redação, a sua apresentação pessoal necessita fazer sentido.

Elabore um discurso, mas se questionando se a história escolhida é coesa e transmite tudo o que você busca tanto para aquele momento quanto para aquele público.

Importância de uma apresentação pessoal de Powerpoint de qualidade

Se a “primeira impressão é a que fica”, também é possível dizer que em uma apresentação criativa “quem não é visto, não é lembrado”.

Por isso, qualquer profissional que tenha uma palestra ou reunião em breve, necessita gastar algum tempo para agregar valor visualmente. Portanto, vale a pena procurar por ferramentas e mecanismos para facilitar essa fidelização do público.

Ao fazer o planejamento de cada um do slide de apresentação pessoal, para assegurar que o seu estilo esteja condizente com a sua proposta, o ideal é não iniciar a montagem dos slides sem desenvolver um painel semântico.

Vale pontuar que um painel semântico se refere a uma série de referência que compõe um mapa para acompanhar no decorrer do seu discurso.

Geralmente, esse processo conta com um sistema para as tonalidades, algumas fontes, imagens e modelos visuais que tenham a ver com o conteúdo que deseja apresentar.

Cores e tons

Entretanto, essa interação com as tonalidades podem mudar em função da cultura, faixas etárias, regiões e até público-alvo.

Sendo assim, o profissional necessita fazer o seu dever de casa para compreender quais os tons adequados para montar o seu apoio visual e mostrar ao seu público.

Além disso, o profissional também precisa avaliar a colocação das fontes compatíveis com as tonalidades, as figuras e o estilo escolhido. No entanto, o equilíbrio deve prevalecer com a adoção de até duas fontes nos seus slides.

Fontes

Isso porque o exagero das variadas fontes pode fazer com o seu público perca a concentração. Afinal, as fontes assertivas são as que transmitem com clareza as informações e não chamem tanto a atenção.

Portanto, os espectadores não podem ter dificuldade para ler e compreender o que estiver exposto. A melhor opção é a fonte que esteja associada com o tema, o material e a história em questão.

Ferramentas para os slides de sua apresentação pessoal

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma que oportuniza milhares de ideias com figuras organizadas em pastas e planos diferentes. Portanto, é um espaço online para guardar e ordenar a sua apresentação.

Canvas

O Canvas é uma ferramenta gratuita que permite a criação de designs e documentos em poucos minutos mesmo para pessoas que tem pouca ou nenhuma experiência com design e conceitos visuais.

Além disso, o serviço ainda contempla elementos como infográficos, cartões de visitas, pôsteres, apresentações profissionais, entre outros.

Creative Cloud

É uma plataforma que abrange mais de 20 aplicativos e programas tanto para computadores quanto dispositivos móveis para serviços de edição com imagens, vídeos, web, entre outros.

Portanto, o indivíduo tem as condições online para organizar as suas ideias e até elaborar efeitos em 3D e realidade aumentada. Todos os fatores indispensáveis para uma apresentação profissional de alto nível.

Google Slides Gratuito

 

Outra possibilidade para modelar a sua apresentação pessoal criativa é adotar o Google Slides, uma vez que se trata de uma plataforma sem custos.

Essa ferramenta é bastante simples e intuitiva para desenvolvimento e disseminação virtual do seu conteúdo. Sendo assim, é possível deixar o trabalho online ou fazer o download para a máquina.

No fim das contas, o palestra possui ferramentas e plataformas para criar e aprimorar a sua apresentação sem gastar com praticamente nada. Todavia, o fator que realmente fará a diferença será o valor agregado a sua fala.