A comunicação é uma das principais ferramentas para que uma pessoa consiga se realizar tanto pessoal quanto profissionalmente. Portanto, a escolha de um microfone para palestra ou qualquer outro evento é indispensável para quem almeja se expressar e ser bem compreendido, não é mesmo?

Depois de uma carreira de sucesso como empresária, decidi dar uma guinada na minha carreira e fundei o Instituto Deândhela, responsável por acompanhar e auxiliar milhares de pessoas a descobrirem que bons resultados são consequência de um trabalho bem feito e que a felicidade está no tempo ao lado dos outros.

Sendo assim, sei muito bem a relevância do treinamento para me diferenciar da concorrência no mercado, me tornando referência no campo de atuação. Depois de comprovar o meu método, fui convidada para palestrar em uma Conferência na Universidade de Harvard.

Além disso, realizei uma turnê de palestras nos Estados Unidos e pela Europa para divulgar meu primeiro best-seller, “Faça o Tempo Trabalhar Para Você”. Neste ano, lancei livro, “Faça o Tempo Enriquecer Você“, também focado em produtividade.

A minha metodologia já foi testada e adotada por pequenas, médias e grandes empresas e meu legado tem repercutido na sociedade, no ambiente digital, na mídia e nos palcos corporativos. Por tudo isso, sou reconhecida no país com vários prêmios, tais como tais como Mulher de negócios do SEBRAE e Digital Awards.

Empresária, Trainer, Escritora e Palestrante Internacional, Tathiane Deândhela é referência em produtividade. Com mais de 2,6 milhões de visualizações em seus vídeos do YouTube, mais de 112 mil seguidores no Facebook e 160 mil seguidores no Instagram, tem contribuído para que profissionais alcancem a alta performance e também a se tornem palestrantes memoráveis.

Tipos de microfone e seus usos

Certamente, em uma gravação ou evento ao vivo, a escolha do melhor microfone para palestra é possivelmente o elemento mais relevante depois de assegurar a qualidade do conteúdo a ser apresentado.

Microfone para Palestra

E, hoje em dia, há uma série de produtos no mercado nacional. Até mesmo a necessidade de selecionar entre os principais modelos pode ser uma missão complicada. Já que são muitas opções!

Quando se sabe qual é o estilo de item adequado para a sua necessidade, você se torna capaz de deixar de lado o que não lhe interessa e buscar pela ferramenta apropriada.

Caso você tenha algumas dúvidas, as dicas a seguir podem lhe ajudar a se decidir! Vamos lá?

Para produções audiovisuais

As filmadoras digitais ou DSLR não contam com um gravador de áudio de uma altíssima qualidade. Se, porventura, você precisa de um som impecável para a sua produção, o ideal é procurar por uma equipamento com maior capacidade.

Ou seja, a utilização de microfones profissionais, especialmente, em gravações em áreas externas, onde é muito mais fácil captar fontes de terceiros.

Já que o registro sonoro nos microfones são distintos conforme com o posicionamento no qual o som é captado.

Conforme a posição do aparelho, a classificação pode ser direcional (uma única fonte de áudio), bidirecional (duas fontes de áudio) e omnidirecional (todas as fontes captam sons de maneira semelhante).

Agora que você já sabe mais um pouco sobre a captação de sons, é essencial conhecer também os modelos a venda no mercado.

Shotgun

Também chamado de “boom”, esse é um microfone com uso mais variado e pode ser destinado ainda para atrações de rádio e podcast.

Normalmente, o aparelho fornece altíssimo nível para captação de som, mesmo que necessite ser muito manuseado.

USB

Esse tipo de microfone é bem popular entre os criadores de conteúdo para internet em função da facilidade proporcionada pelo conector de USB, disponível na maioria dos equipamentos eletrônicos atuais.

Lapela

Perfeito para gravações em cenários fora de casa, você consegue decidir por um produto com ou sem fio. Além disso, é um aparelho bastante discreto, que fica colado na roupa do profissional e é extremamente útil nos mais variados momentos.

Vale salientar que esse mecanismo pega somente o som feito pela boca, sem se ater outros ruídos do local de gravação. E, obviamente, é um modelo que não limita os movimentos do palestrante.

Para produções musicais

No decorrer de apresentações ao vivo, os aparelhos dinâmicos estão chamando cada vez mais a atenção. Esse aparelho é classificado como um produto “versátil”, além de ser adequado em um local com muitas frequências sonoras em função de sua estrutura mecânica.

Além disso, esse tipo de microfone também se encaixa perfeitamente para utilização de instrumentos musicais, uma vez que eliminar sons que aconteçam fora do seu alcance. Essa característica acaba por gerar um áudio limpo e sem barulhos.  

Microfone para palestra 4

Para qualquer processo de gravação em um estúdio, os produtos mais indicados são os microfones condensadores.

O aparelho tende a ser ligeiramente mais frágil, porque o sistema é mais complexo que o modelo dinâmico.

Ao contrário disso, o condensador atua como uma espécie de capacitor eletrônico, no qual transforma a quantia de energia acumulada em som.

De modo geral, esse tipo de microfone necessita de uma fonte própria de energia elétrica.

Escolhendo o microfone para palestra

Agora uma pessoa que está buscando o melhor microfone para palestra, cursos ou eventos similares, o modelo headset é uma boa opção.

Basicamente, o microfone headset para palestras permitem que as mãos do profissional em questão estejam livres para efetuar alguma apresentação e/ou dar ênfase com movimentos gestuais. Ou seja, concede liberdade e conforto nesse momento de exposição ao público.

Microfone para Palestra 5

Vale pontuar que o microfone headset pode estar com fones de ouvido e podem também ser aproveitados para outros momentos.

No entanto, o headset não é a única opção de microfone portátil para palestra. Como citado anteriormente, os microfones de lapela também podem ser adotados nesses eventos presenciais ou virtuais.

Portanto, no fim das contas, o microfone para palestra é aquele que oportuniza que a transmissão da sua mensagem de maneira clara, adequada e ágil para a sua plateia, estando a sua frente ou entre telas.