Mais cedo ou mais tarde, você estará em uma situação que lhe exigirá falar de improviso em um evento social ou profissional. 

Provavelmente, você já passou por algo parecido ajudar um amigo de trabalho em uma apresentação de última hora, em um brinde em uma comemoração ou qualquer ocasião que demandar um discurso sem aviso prévio.

Esses momentos vão se sucedem. E, quando se pensa no seu campo de atuação, essas surpresas tendem a acontecer com mais frequência. 

Por isso, é indispensável não apenas ter aquele famoso “jogo de cintura” para se sair bem, mas também há algumas técnicas que podem lhe ajudar a estar preparado ainda que para fazer uma palestra no improviso.  

Fala de Improviso

Quando se trata de saber como falar de improviso e outras técnicas de apresentação, pode parecer até estranho a primeira vista. Afinal, se algo é improvisado, não há meio de se preparar antes de encarar esse desafio, certo? Não é bem assim!

Isso porque falar de improviso não quer dizer falar de algo que se desconhece. Na verdade, falar de improviso é, normalmente, discorrer sobre um assunto que já se tem domínio ou ter que falar em público sem tempo suficiente para se planejar antes.

Excelência x constância

Ficou claro que uma coisa é bem diferente da outra, né? No entanto, você nunca vai estar apto para improvisar se não estiver constantemente se aprimorando. Ou seja, você jamais será excelente antes de ser constante.

Isso significa praticar técnicas de oratória com regularidade, estudar e se manter atualizado sobre os temas relacionados ao seu setor de e as principais notícias do Brasil e do resto do mundo, além de vencer a barreira do medo de se expor diante de uma plateia.

Você pode até considerar que essa é uma missão praticamente impossível, mas já diz o ditado que a “prática leva a perfeição”, não é? Ou ao menos, o treino constante pode lhe deixar muito mais focado e desenvolto para entrar em ação em uma emergência.

Quer um exemplo de que falar de improviso não é tão complicado e pode até ser engraçado?

Um humor improvisado e improvável

Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação e não citar o grupo de humor “Barbixas”? O destaque do grupo é fazer um espetáculo diferente a cada semana.

Barbixas

No espetáculo Improvável, a plateia sugere temas, os artistas improvisam, a música e a iluminação acompanham e um mestre de cerimônias conduz os jogos para tirar o maior número de risadas do público.

A temática improvisada fez tanto sucesso que foi visto por mais de um milhão de pessoas. O grupo surgiu em 2004, fruto da parceria entre Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna. Desde então, os humoristas já passaram pela América Latina e Europa.

Os Barbixas venceram o Campeonato de Catch de Improvisação no Festival Internacional de Teatro de Bogotá, produziram atrações para TV aberta e fechada e conta com mais de 800 milhões de visualizações no seu canal no Youtube

Tanto sucesso ao inovar com um humor ágil, improvisado e extremamente engraçado, claro!

Técnicas para falar de improviso

Deu para perceber que treino pode fazer toda a diferença na hora de uma performance repentina? Você ainda pode fazer uma apresentação de última hora em grande nível, confira a seguir algumas técnicas simples para garantir que tenha esse desempenho em qualquer circunstância.

Treinamento

Como citado anteriormente, a prática constante leva a excelência. Por isso, o treinamento frequente da oratória pode fazer a diferença tanto para os seus discursos esperados quanto para os momentos de improviso.

Além disso, você terá tempo para aprimorar detalhes na sua apresentação, como a dicção, a linguagem não corporal, a presença de palco, a desenvoltura diante da plateia, o contato com o público e até o tom do seu discurso. O treino apenas contribuirá para o seu desenvolvimento!

Atualização

Uma pessoa que tenha a necessidade profissional de falar publicamente com frequência precisa estar atualizado sobre o que ocorre no seu campo de atuação, bem como na sociedade em geral.

Isso significa que você não pode ficar alheio ao noticiário nacional e internacional, por exemplo. 

Por isso, uma das ações no cotidiano deve ser buscar boas fontes sobre o seu segmento e prestar atenção nos principais veículos de comunicação. Faça disso um hábito!

Tema de apoio

O tema de apoio é que você se sente seguro e confiante para discorrer por um tempo consideravelmente na frente de uma, duas, dez ou 500 pessoas. 

Esse tópico é essencial ao falar de improviso, sobretudo se também ocorre a necessidade de tratar de algo que não se possui tanto domínio.

Tema de Apoio - Fala de Improviso

Desse modo, você inicia a sua apresentação pelo assunto de apoio, que se manterá como uma ponte até o próximo assunto. 

Já que esses minutos “jogando em segurança” servem como elevar a confiança e repassar uma imagem de credibilidade ao público.

A sacada é contextualizar o seu assunto de apoio com o tema central de maneira sutil. 

Lembrando que esse assunto de apoio pode ser uma vivência sua, uma notícia que chamou a sua atenção ou qualquer assunto conhecido suficientemente para ser transmitido para terceiros e servir como introdução a temática do evento.

Storytelling

Falar de improviso também coincide com a prática do Storytelling (Contar histórias), que se encaixa com praticamente todas as possibilidades de falas em público. 

Storytelling

Nesse caso, o Storytelling conta com uma função ainda mais vital e pode ser determinante para o sucesso da sua apresentação.

Já que contar uma história já é um recurso muito poderoso para despertar o interesse da sua audiência e ajuda a aumentar a sua confiança. 

Em um discurso montado às pressas, essa ferramenta também se assemelha ao assunto de apoio e pode lhe conduzir calmamente ao tópico principal.

No fim das contas, o profissional que se sente confiante a apto para encarar uma palestra ao falar de improviso certamente dará show ao se apresentar de maneira planejada. 

Afinal, é bom contar com a sorte eventualmente, mas não conte com ela para alcançar as suas metas! Prepare-se para isso!

Conheça as técnicas dos maiores oradores do mundo. Clique no banner abaixo e se inscreva no Curso Inspiratori On-line:

Inspiratori