Você, empreendedor e/ou líder, já parou para pensar na diferença entre entre produção e produtividade? E, principalmente, o que elas realmente fazem pelo seu negócio?

São duas palavras até parecidas, mas que possuem conceitos um pouco diferentes. E é esta diferença que pode salvar o seu negócio e deixar sua concorrência para trás.

No vídeo aqui embaixo você vai perceber que a diferença entre produção e produtividade é um dos caminhos para gerar a inovação e estar sempre à frente no seu mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=l2hKLEGPsdo

Para começarmos, vamos ver o que é cada um destes conceitos especificamente e descobrir como eles podem influenciar no dia a dia da sua empresa.

Conceito de produção

Produção é aquilo que foi produzido na empresa durante um determinado período de tempo. 

É uma ação que representa a transformação de uma matéria-prima crua (que pode ser uma informação, uma matéria natural) em um produto final (um bem consumível, um serviço prestado ou simplesmente um dado processado).

A produção apresenta dados essenciais para se guiar todo o planejamento estratégico do empreendimento, pois tudo o que é medido, pode ser gerenciado. Assim, pode-se planejar as próximas tarefas e o dimensionamento da sua equipe.

Mas ela, sozinha, não representa a eficiência real da empresa. 

Você precisa de mais informações para saber se o capital financeiro, intelectual e material está realmente gerando bons resultados. E é aí que entra a produtividade.

https://giphy.com/gifs/thecoolidge-charlie-chaplin-coolidge-modern-times-XCxcmEQWxDdc8qsd2R

E qual é o conceito de produtividade?

A produtividade está relacionada com o desempenho do aproveitamento. É a relação entre o que está sendo produzido e toda a energia gasta no processo de produção. 

Para aumentar a produtividade eu preciso incrementar a produção, mas reduzir o tempo gasto e otimizar a utilização de recursos, tais como dinheiro investido, mão de obra e vários outros.

Todo este conceito visa medir a performance de uma equipe ou processo de trabalho. Com este indicador de desempenho (KPI) é possível analisar as deficiências do processo produtivo.

E qual é o conceito de produtividade?

Mas qual é o mais importante? Produção ou produtividade?

Ambos são extremamente importantes na empresa. Não há o que se falar de produtividade sem produção. E é aí que mora o perigo!

Mas qual é o mais importante? Produção ou produtividade?

O aumento da produção pode gerar uma falsa sensação de aumento da produtividade e é exatamente saber a diferença entre produção e produtividade que fará o seu negócio crescer de forma constante com segurança.

Aumentar a produção aos custos de reduzir a produtividade diminuirá a sua margem operacional (que no Brasil já são baixas), impactará a qualidade dos seus produtos/serviços e como consequência, pode matar o seu negócio.

Para que isso não aconteça é imprescindível conhecer detalhadamente os processos da sua empresa.

Agora que vimos o que é cada conceito, vamos para a parte prática.

3 Formas simples de aumentar a produtividade:

A maneira mais assertiva de obter resultados expressivos sem dar um passo maior que a perna é desenvolvendo e aprimorando processos e equipes. São inúmeras formas disponíveis para que você possa fazer isto acontecer.

Diferença entre produção e produtividade - 3 Formas simples de aumentar a produtividade:

1. Investir em treinamentos:

A sua equipe representa muito mais que a imagem da sua empresa. Ela é uma extensão dos seus serviços e produtos. Uma equipe preparada para desenvolver as melhores práticas, com uma mentalidade alinhada aos objetivos da empresa e com desejo de crescimento, gera um impacto imenso na produtividade como um todo.

E não é só fazer muitos treinamentos. Isso não funciona. Muito pelo contrário, seus colaboradores acabam desanimando por não estarem aprendendo o que realmente necessitam no dia a dia.

Aí entra a importância de conhecer os processos de produção e poder identificar suas deficiências, pois o primeiro passo para definir um treinamento é realizar um diagnóstico para avaliar a real necessidade.

Esta avaliação deve identificar o conteúdo necessário a ser passado no treinamento e se este está em sintonia com os objetivos identificados. Também deve definir quais ações, desenvolvidas no curso, podem ser implantadas na rotina da equipe.

2. Estimular uma cultura produtiva:

Peter Drucker, autor do livro O Gestor Eficaz, tem uma frase muito conhecida no meio corporativo:

“A cultura engole a estratégia no café da manhã”.

Já deu para perceber a importância de uma cultura bem estabelecida e vivenciada por todos os escalões da empresa. Colaboradores com pensamento de dono, que sabem que se a empresa crescer, ele crescerá também.

Quando uma cultura colaborativa, onde todos estão alinhados e se apoiando, entra em cena, a resiliência do negócio ganha tamanha força que fatores que poderiam impactar sua produtividade já não irão mais atrapalhar.

3. Planejar e estipular metas estratégicas:

Mais uma vez a diferença entre produção e produtividade será importante. E aqui, cito uma frase que a Tathiane Deândhela, referência em produtividade, usa muito em seus treinamentos

“Direção é mais importante que velocidade”.

Não adianta colocar metas audaciosas de produção se eu não desenvolver métodos para incrementar minha produtividade. Por isso o planejamento deve ser minucioso.

Todo planejamento deve ter como base a missão e valores da empresa. É isso que sustentará todo o processo. Após, deve ser feita uma análise dos processos de produção, identificando onde é eficiente e onde não está funcionando como deveria. Somente aí, munido de todos estes dados, você poderá estipular metas e objetivos condizentes com a realidade do seu negócio.

Estas são três formas, que trouxe mais a fundo, de incrementar a produtividade sem perder a consistência e sustentabilidade do seu negócio. Ou seja, visando realmente obter lucro de forma responsável.

diferença entre produção e produtividade - Planejar e estipular metas estratégicas:

Existem inúmeras formas além destas. Como por exemplo, no site Mundo Carreira, você pode conferir outras ideias sobre o assunto.

Ferramentas de produtividade

Unindo-se a essas ideias, também aparecem algumas ferramentas de produtividade que nasceram para te auxiliar na sua rotina, de forma simples, prática e que cabem na palma da sua mão. São aplicativos para smartphone que te ajudarão a organizar a sua rotina, fazer a gestão da sua agenda e também de projetos pessoais e profissionais.

Neste e-book você vai encontrar várias destas ferramentas de produtividade. 

O próximo passo é muito simples: testar e escolher as que melhor encaixarem com seu perfil e ao da sua equipe! Assim, será possível aumentar fortemente a produção, com ganho de performance e produtividade!

CTA Ferramentas de Produtividade