Certamente, sempre é interessante acompanhar uma apresentação de qualidade, não é? Assim, quando a pessoa sabe se expressar adequadamente, despertar o interesse das pessoas e utilizar recursos tecnológicos ao seu alcance. Dessa forma, a tecnologia pode integrar desde slide animado, vídeos, áudios e até dados interativos!

Quando tudo isso é feito de maneira acertada, nem se vê o tempo passar! De fato, um dos diferenciais atuais é saber trabalhar com essas ferramentas multimídias e um conteúdo interessante.

Porque ninguém vai a uma apresentação para ficar lendo um slide com uma pessoa no palco, não é? Em resumo, O público almeja uma experiência que agregue valor, aguce sua curiosidade e até lhe faça questionar algumas coisas.

Slide animado - Introdução

Por isso, o slide animado pode ser empregado como um complemento para que a palestra fique ainda mais imersiva. Sendo assim, esses itens podem servir para introduzir alguns tópicos, para incentivar a audiência a participar do diálogo, apresentar dados, entre outras possibilidades.

Como fazer slides interessantes?

Se a “primeira impressão é a que fica”, também é possível dizer que em uma apresentação criativa “quem não é visto, não é lembrado”.

Por isso, qualquer profissional que tenha uma palestra ou reunião em breve, precisa investir um tempo para gerar valor visual às suas apresentações.

Ou seja, vale a pena causar um impacto.

Ao fazer esse planejamento, tenha certeza que o seu estilo está alinhado ao seu objetivo,

Vale pontuar que um painel semântico se refere a uma série de referência que compõe um mapa para acompanhar no decorrer do seu discurso.

Geralmente, esse processo conta com um sistema para as tonalidades, algumas fontes, imagens e modelos visuais que tenham a ver com o conteúdo que deseja apresentar.

Cores e tons

Entretanto, essa interação com as tonalidades podem mudar em função da cultura, faixas etárias, regiões e até público-alvo.

Sendo assim, o profissional necessita fazer o seu dever de casa para compreender quais os tons adequados para montar o seu apoio visual e mostrar ao seu público.

Além disso, o profissional também precisa avaliar a colocação das fontes compatíveis com as tonalidades, as figuras e o estilo escolhido. No entanto, o equilíbrio deve prevalecer com a adoção de até duas fontes nos seus slides.

Público da apresentação

Em primeiro lugar, conhecer o público é indispensável para orientar a criação do seu conteúdo e até o estilo do seu discurso. Além disso, essa informação é útil na hora de definir tanto a linguagem quanto o visual dos slides para a sua apresentação.

Foco para cada tela

Avalia qual ideia você almeja repassar naquela instante da sua fala, e é isso que necessita estar presente a cada tela da sua apresentação. Assim, quando o espectador visualiza somente esse dado isolado na tela, o seu pensamento tende a se fluir com mais facilidade.

Conteúdo resumido

Ainda que as animações para slides sejam importantes, o ideal é saber como resumir o seu conteúdo. Já que você não pretende tornar a sua palestra em uma leitura de um livro gigantesco, certo? Por mais que você conte muitos detalhes para transmitir a sua audiência, valorize essas ações: simplificar e resumir o texto nos slides.

Interação com a plateia

Ao passo que acontece um evento com público, é comum que o público se distraia ou se disperse em alguns momentos. Então, para recuperar essa concentração, nada melhor do que um plano para chamar as pessoas para uma interação, não é?

Interação com a plateia

No seu slide animado, você pode fazer essas chamadas com perguntas, como por exemplo: “você já fez isso”, “erga a mão quem já…”, “diga onde está a falha…”, entre outros. Essas rápidas e simples reflexões fazem com que as pessoas saiam daquela inércia de apenas ouvir, pensem e se envolvam mais com o seu conteúdo.

Imagens de qualidade

As imagens são essenciais para auxiliar na condução da sua palestras. Sabe o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras? Esse é o conceito! Mas, sempre mantenha o bom senso para não comprometer sua apresentação inteira.

Sendo assim, escolha com cuidado todos os recursos para que tenham função definida e despertam algo na sua audiência.

Cores e tons

Entretanto, essa interação com as tonalidades podem mudar em função da cultura, faixas etárias, regiões e até público-alvo.

Sendo assim, o profissional necessita fazer o seu dever de casa para compreender quais os tons adequados para montar o seu apoio visual e mostrar ao seu público.

Além disso, o profissional também precisa avaliar a colocação das fontes compatíveis com as tonalidades, as figuras e o estilo escolhido. No entanto, o equilíbrio deve prevalecer com a adoção de até duas fontes nos seus slides.

Fontes

Como citado antes, simplificar é norma para qualquer pessoa que visa fazer um slide animado ou não. E também serve para seleção das fontes.

Para otimizar a leitura, opte por fontes simples, sem serifa, curvas e em tamanho considerável. E não exagere na quantidade, também! No máximo, três fontes para a sua apresentação para não confundir sua plateia!

Isso porque o exagero das variadas fontes pode fazer com o seu público perca a concentração. Afinal, as fontes assertivas são as que transmitem com clareza as informações e não chamem tanto a atenção.

Portanto, os espectadores não podem ter dificuldade para ler e compreender o que estiver exposto. A melhor opção é a fonte que esteja associada com o tema, o material e a história em questão.

Ferramentas para fazer seu slide animado

Powtoon

Com um visual muito intuitivo, a sacada do Powtoon é que você consegue aprender como fazer slides animados em vídeos. Ou seja, esse software ultrapassa os simples efeitos de transição das imagens e lhe concede um outro nível de trabalho.

Neste caso, você pode inserir até mesmo personagens dialogando ou balões de diálogo para auxiliar a detalhar a mensagem da sua palestra, fazendo com que tudo ocorra de forma muito mais ágil, divertida e imersiva.

Além de uma alternativa interessante para palestras, o Powtoon também permite até que você acrescente uma narração por cima do que deseja: imagens, vídeos ou slides sequenciais. Felizmente, todos esses recursos são grátis.

Prezi

O Prezi é um dispositivo virtual para elaboração de apresentação muito famoso nos dias de hoje. Ele permitir adicionar palavras dentro de outros termos, inventar formatos ou ampliar as imagens para focar alguma passagem do seu material.

Sendo assim, esses efeitos colaboram para uma dinâmica bastante positiva da apresentação. Além disso, a barra de funções é muito leve, intuitiva, simples de usar e compatível com praticamente todos os tipos de imagens, vídeos e outros elementos.

Google Slides

Já o Google Slides é um software de apresentação que integra o Google Docs na versão gratuita. O serviço também permite o trabalho integrado com o editor de texto Google Docs e o processador de planilhas Google Sheets. Assim, você pode construir a sua apresentação tanto com imagem com URLs quanto com imagens salvas diretamente na sua máquina.

Canva

Entre os locais para preparar slide animado, o Canva apresenta alternativas para criação de artes do zero e também utilização de modelos prontos para artes nas suas apresentações ou matéria de apoio. 

Outro diferencial da plataforma é que conta com a ferramenta de busca por imagem e vetor, é só escrever o que está procurando que o Canva acha opções sem custos ou apresenta imagens pagas oriundas de outro banco.

Reddit

Sem dúvida, o Reddit é uma das plataformas mais famosas do planeta nos dias de hoje para achar slide animado ou qualquer outro diferencial. Isso acontece porque esse espaço conta absolutamente com tudo o que você pode imaginar na internet nos dias de hoje.

Fóruns de discussão, fotos, vídeos, gifs, memes, áudios, recursos novos, entre outros. Além disso, o Reddit possui uma área específica para gif animado, que até demanda um tempinho para a sua adaptação a todos os passos, mas nada muito complexo!

Como fazer slide animado no Power Point

Interação com a plateia

Mas, o seu computador também oferece uma opção compatível para slides animados tanto salvos no computador quanto da internet. Trata-se do PowerPoint, disponível em qualquer dispositivo que use o Windows como sistema operacional.

  • Caso você queira usar um slide animado de endereço eletrônico, é simples:
  • Na barra de ferramentas, aperte em adicionar Imagens, Imagens Online;
  • Na janela, você deve digitar o que está buscando e apertar em Enter;
  • Pressione em cima da imagem desejada e inserir para terminar tudo!

Para mudar o tamanho, selecione a imagem e clique em um dos cantos. Arraste e mantenha o Shift pressionado, ajudando a manter a proporcionalidade.

Como fazer edição no Power Point?

O fato é que o programa oportuniza vários efeitos para as imagens. Uma possibilidade é apertar em cima da imagem, Estilo e optar pelo que preferir.

Sendo assim, se tiver mais focado em como acrescentar animações para slide, aperte em Animações e duas vezes naquela que deseja fazer algum feito. Depois, você deve estabelecer tempo, efeitos de auto, aplicar tudo e finalizar!

Posteriormente, vá em Animações, Efeitos e para escolher alguma das alternativas. A partir daí, você tem uma série de recursos como Adicionar Animação, Atraso, Reordenar, entre outras.

No fim das contas, você possui diversas possibilidades para elaborar slide animado ou qualquer outro recurso multimídia. Mas, nada disso vai substituir uma boa oratória, preparação e uma mensagem do interesse do seu público. Então não se esqueça disso!

 
 

Clique no banner abaixo e confira muito mais dicas com o [E-book] O Segredo das Apresentações Inspiradoras:

Segredo das Apresentações