Estreou há alguns dias um dos filmes mais esperados pelos membros da Geração Y: Animais Fantásticos e Onde Habitam. Com roteiro de ninguém menos do que J. K. Rowling (autora da série Harry Potter e a 3ª escritora mais bem paga do mundo), o filme conta  a história de Newt Scamander, um magizoologista inglês que chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Isso tudo seria muito monótono, se não fosse o detalhe de que os animais escapam da maleta e põe em risco a população de NY. Quando fiquei sabendo dessa sinopse não pude deixar de pensar no mito da Caixa de Pandora, mas isso é tema para outro artigo.

Assistindo ao trailer, comecei a refletir sobre a proposta de Rowling para essa nova trama. Muitos podem estranhar o que estou prestes a dizer, mas o universo de Harry Potter é muito mais profundo do que os adultos estão acostumados a acreditar. A magia e a fantasia que a autora escolheu como plano de fundo são atrativos, não resta dúvida. Mas eles não são exatamente o foco da narrativa. E o mesmo acontece em Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Esse roteiro remete especialmente para a percepção de um “novo contexto” que Newt acaba desencadeando quando seus animais fantásticos se soltam pela cidade. É claramente perceptível, já pelo trailer, que a temática do filme gira em torno da política e do medo às diferenças e como isso pode levar as pessoas a cometerem erros tão graves que desencadeiam verdadeiros conflitos.

Agora… Imagine esta percepção no mundo empresarial! Eu acabei percebendo algo interessante sobre a realidade que vivemos hoje. Por isso, decidi compartilhar com você a minha visão de como esses elementos do filme se aplicam ao que vivemos hoje e revelar quem são os Empresários Fantásticos e Onde Habitam.

Um Glossário dos Empresários Fantásticos e Onde Habitam

empresários fantásticos e onde habitam

Visionário/Destemido

Empresários deste tipo amam inovações e transformações. São inquietos com o meio de trabalho em que estão inseridos. Tocam os negócios com um olho no presente e o outro no futuro. Eles estão sempre criando tendências e revolucionando suas áreas de atuação. São criaturas altamente instintivas e se movem, muitas vezes, no sentido contrário ao fluxo de mercado. Visionários apostam naquilo que ainda não foi testado ou experimentado.

Para o empresário comum, o Visionário é tido como louco até que se prove o contrário. Esse tipo de gestor é impulsivo, enérgico e criativo. Seu defeito mortal é a propensão ao risco, pois tem horror à estabilidade. Isso os torna, muitas vezes, descuidados. Esses empresários buscam soluções revolucionárias para os problemas cotidianos e são capazes de perceber as sutilezas com que essas soluções podem se revelar.

Quando são confrontados e chamados de loucos por tentarem fazer algo impossível, eles respondem tranquilamente “Eu gosto do impossível. Lá a concorrência é menor.” (Walt Disney)

Líder

Estes seres vivem em bandos geralmente heterogêneos. São comunicativos, observadores e perceptivos. Possuem habilidades sociais altamente desenvolvidas e sabem reconhecer recursos importantes. Líderes podem ser vistos constantemente na companhia de pelo menos um outro membro de seu habitat natural. Eles treinam a capacidade de identificar problemas humanos e conseguem compreender a verdadeira razão para alguém não realizar o trabalho que deve e encontram soluções para essas dificuldades.

Este tipo de empresários é questionador e têm um quê de coach em si. Inspiram pelo exemplo e elevam o potencial daqueles que estão à sua volta. A maior dificuldade que um Líder costuma enfrentar é a resistência de seu grupo quando há medo das mudanças. Apesar de suas capacidades de persuasão, estão sujeitos a enfrentar objeções das mais variedades naturezas, especialmente se eles precisarem responder a alguém de hierarquia mais elevada na empresa.

Apesar de possuírem um vasto repertório de citações motivacionais incríveis, os Líderes muitas vezes criam suas próprias frases inspiracionais de acordo com a necessidade de seus companheiros. Mas não é difícil observar um Líder repousar uma das mãos no ombro de um colega, olhar em seus olhos e dizer a célebre frase de Bob Marley “Todos caem. Mas apenas os fracos permanecem no chão.”

Se esse é o tipo de empresário que deseja se tornar, cadastre-se aqui para receber outros conteúdos sobre liderança.

Estratégico

Buscando sempre realizar o trabalho burocrático, os empresários Estratégicos têm sistemas bem desenvolvidos para a realização de todos os processos. São organizados, calculistas e levam em consideração todos os prós e contras antes de tomar uma decisão. Gostam de efetuar cálculos matemáticos e se sentem seguros atrás de suas mesas colocando em ordem a papelada. Divertem-se elaborando planos e analisando gráficos e tabelas.

Este tipo de empresário é capaz de prever soluções para problemas que nem sequer existem ainda utilizando-se apenas da flutuação dos dados e da análise de mercado. Seus maiores desafios envolvem, muitas vezes, a execução dos projetos. A insubordinação ou incompreensão da importância de suas estratégias por parte dos colegas de trabalho se mostra um profundo empecilho para o cumprimento de metas estipuladas.

Fãs da Arte da Guerra, dizem sempre que “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Persistente

Empresários Persistentes são árduos trabalhadores. Não é raro observá-los começar um novo negócio logo após a quebra de outro. Dedicam-se à empresa com toda a sua força de vontade, inteligência e criatividade. A palavra que os define melhor é “determinação”. Recusam-se a aceitar o fracasso e enxergam as falhas como ensinamentos para tentativas futuras. São frequentemente chamados de “teimosos” pelos parentes e amigos.

“O fracasso está fora de cogitação” é a frase favorita dos Persistentes.

São naturais de ambientes contaminados pela vontade de vencer, pela energia positiva e pela ação. Têm tendência a se relacionarem bem com os Visionários por compartilhar da sensação de rejeição natural pelas pessoas comuns. Dentre todos os empresários fantásticos, esse grupo parece ser os que têm mais dificuldades. Isso porque eles estão sempre solucionando problemas e enfrentando desafios. Essa é a razão pela qual eles são, também, os mais vitoriosos.

O lendário Vale do Silício

Existem rumores acerca de um lugar mágico onde a inovação e a tecnologia nascem e se desenvolvem livres. Localizado na Califórnia, o lendário Vale do Silício é tomado como habitat natural de todas as espécies de empresários fantásticos (inclusive aqueles que não foram classificados aqui).

Embora seja considerado o maior ambiente natural de cultivo dos empresários fantásticos, o Vale do Silício não é o único lugar onde eles podem ser encontrados. Eles estão espalhados por todo o mundo. De fato, dentro de cada ser humano existe um empresário fantástico esperando para nascer e ter toda a sua mágica interna liberada.

Resta agora saber: você já sabe qual empresário fantástico você é?