Montar um roteiro de apresentação condizente com os seus espectadores é o sonho de consumo de qualquer palestrante. Mas, o que fazer para alcançar esse nível de performance e conhecimento do seu segmento?

O emprego de um recurso de contação de história bastante popular, como o storytelling, algo a ser considerado nos dias de hoje. Isso ter a ver com elaborar uma narrativa envolvente para a sua plateia.

Basicamente, essa ação é realizada de maneira bem sucedida, ela nos impacta. Sendo assim, esse roteiro de apresentação pode desenvolver relação com um protagonista, com o narrador e tantos outros fatores nessa estrutura narrativa.

Na atualidade, o storytelling é uma tática que está ganhando destaque pela forma de atrair o seu público em inúmeros setores, como publicidade, cultura pop, mundo dos negócios e nos discursos de modo geral.

Isso porque é uma estratégia que incentiva a construção de uma ligação entre companhias, as marcas, os produtos e os consumidores.

Por isso, essa técnica é adotada para as mais variadas atividades, como treinamentos, apresentações empresariais, ativações publicitárias e tantas outras ações de imersão para o público.

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Roteiro de apresentação

Com o acréscimo de dados nessa narrativa, dá para fazer com que o detalhamento do seu conteúdo seja mais amplo. Porque serão usados imagens informações que impactam mais que apenas uma pilha de palavras.

Como essa estrutura narrativa pode favorecer seu conteúdo?

Caso você queira compartilhar a sua visão ou mensagem, essa narrativa é um recurso essencial extremamente atual.

A maneira como é usada a sua vivencia no seu campo de atuação, o que já atingiu e o que ainda gostaria de atingir, são os dados necessário para elaborar estruturas narrativas que despertem interesse de seus parceiros e clientes em potencial.

Um visual eficiente também integra esse roteiro de apresentação. Já que o posicionamento das figuras, os termos de destaque e as mensagens de maneira mais criativa e clara possível, intensificará a experiência.

A consequência de um recurso como esse para você, a sua visão ou produto é, especialmente, o de partilhar a mensagem através de uma experiência diferenciada, que mostrará pensamentos variados de um mesmo fato.

Só que para usar esse roteiro de apresentação da melhora maneira possível, leve em consideração os itens a seguir:

Coadjuvante x protagonista

Se focar unicamente na mercadoria ou marca é excelente, mas passa longe de ser o bastante para cativar a sua plateia.

É indispensável indicar que o seu conteúdo se originou de um desafio, que todo mundo se juntou para dar conta de um problema e levar uma solução para o mercado.

Compartilhar

Um modo apropriado de chamar a atenção para a sua autoridade/marca/empresa é revelar como tudo começou e porque resolveu entrar nesse tipo de atividade.

Os espectadores tendem a aprovar esse estilo de identificação, que será um dos primeiros e mais relevantes marcos para a conquista dos seus consumidores.

Emoção

Busque passar a história de quem realmente integra o cotidiano do seu negócio, apresentando a clientela, fornecedores e parceiros como verdadeiros colaboradores e não somente estatísticas de seu empreendimento.

Diferenciais do storytelling bem feito

Com um storytelling de qualidade, a comunica está atingindo altos índices de engajamento e conversões para negócios profissionais nas mais diferentes áreas.

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Diferenciais do storytelling bem feito

Isso porque em um cenário cada vez mais exigente e conectado, é indispensável apresentar conteúdo e se distanciar dos concorrentes. Como despertar o interesse do seu público?

Mensagem clara

A plateia sempre vai querer se sentir integrada a sua fala. Portanto, busque mostrar realmente quem é e o significado real do seu material, de maneira muito clara e coesa.

Narrativa bem construída

Um roteiro de apresentação de alto nível demanda investimento em desenvolvimento e produção. Ou seja, a sua mensagem necessita ser muito bem elaborada para realmente captar a essência do seu público-alvo.  Veja também dicas e técnicas para falar de improviso e se dar bem.

Envolvimento

Na maioria das ocasiões, as ações de uma pessoa são tomadas com base nas emoções. Caso a apresentação não seja realmente tocante, há o risco de não causar reação no seu público.

Identificação

Antes de tudo, você precisa se empenhar e ficar por dentro das características dos seus clientes em potencial. Sendo assim, você será capaz de formular uma personagem que alcançará as metas da sua ação e que acerte na criação de identificação com essa audiência.

Ter essas informações em mente é de fundamental nesse trabalho, porque se refere a construção dessa criação de intimidade com os seus ouvintes. E esse personagem carece ser muito real e próximo da sua plateia.

Criando um roteiro de apresentação

Confira algumas dicas para desenvolver um roteiro de apresentação, segundo a ideia de estrutura de storytelling. Vamos lá?

Passo 1

Define a sua ideia, já que essa ideia vai centrar o seu esforço daqui por diante. Por isso, você pode fazer alguns tópicos para estabelecer o que genuinamente almeja transmitir para os seus espectadores com storytelling.

Passo 2

Estabeleça uma linha de pensamento. Neste ponto, você deverá se focar em como embasar a sua estrutura. Em seguida, é preciso escolher alguns conflitos a serem vencidos por sua persona.

Passo 3

Passe a trabalhar nos personagens, nos protagonistas, coadjuvantes, mocinhos, bandidos, entre outros.

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Criando um roteiro de apresentação

Analise quais serão os principais detalhes dos personagens e faça anotações sobre todos.  

Além disso, você pode construir outro um tipo de cenário. Afinal, já parou para pensar quando e onde a sua trama vai se desenrolar? Esse é o momento!

Passo 4

Escolha qual a forma ideal de apresentação. Já que você pode se expressar em áudio, um vídeo, um podcast, uma palestra ao vivo, um debate online, entre outras mídias possíveis.

Passo 5

Agora, você deve começar a alinhar todos os passos com o visual. O visual da sua performance precisa ser interessante e compatível com a sua visão.

Porque design também faz toda a diferença para que os espectadores possam se interessar, entender e comprar a sua trama.

Por isso, se lembre que a sua saga precisa estar condizente com sua plateia. Sendo assim, é de vital importância entender quais são as perspectivas, vontades e desejos deles. Se foque nisso!

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