Não adianta ser uma pessoa cheia de talentos, nada será muito útil se você não conseguir repassar a outras pessoas, não é? Isso também acontece com os seus projetos e conhecimentos. É indispensável convencer os outros de que o que você propõe merece ser ouvido e acredito. Por isso, é de vital importância trabalhar a sua comunicação pessoal.

Isso quer dizer que você necessita saber dialogar de maneira clara, deixando sempre uma boa impressão para as pessoas a sua volta. 

Afinal, aperfeiçoar técnicas ou até adotar os meios de comunicação pessoal adequados podem fazer muito por sua vida pessoal e profissional.

Desafio na comunicação pessoal

Entre os assuntos mais exigidos nos dias de hoje, você já deve ter notado que a comunicação pessoal sempre aparece em destaque. 

Da comunicação com os clientes a nova gestão, passando pela necessidade de acabar com ruídos na maneira de se expressão e até controla o tom de voz ao fazer apresentações. Esse assunto está extremamente em pauta.

Desafio na comunicação pessoal

Quando você está efetuando os afazeres do dia a dia, está sempre expressando alguma coisa. Claro que sempre há pessoas que têm mais facilidade e desenvoltura na hora de fazer essa relação com os outros, do mesmo modo há aqueles que vejam essa prática como um grande desafio.

Quem se enquadra nesse contexto de dificuldade ou timidez, tende a compreender a importância da comunicação na vida pessoal e profissional. Mas, saiba que há recursos, exercícios e até cursos para acabar com qualquer obstáculos e aprimorar essa característica.

Quer saber como usar a comunicação como ferramenta de marketing pessoal e contribuir para alcançar as suas metas? Então vamos lá!

O que ninguém te fala sobre melhorar os relacionamentos? 6 dicas de comunicação pessoal!

1 – Confiança

A primeira sugestão é a mais relevante delas para quem se sente desconfortável com a comunicação pessoal. Isso porque acredita no que você está dizendo é fundamental para que os outros também tenham essa confiança.

Portanto, pesquise por dados e fontes seguras, sempre se baseando em locais confiáveis para dar qualquer tipo de informação em público.

Tenha firmeza tanto em uma conversa simples quanto em uma reunião com mais pessoa. Por isso, procure não gaguejar e tampouco utilizar eufemismos de modo exagerados.

Deixe claro que você não tem absolutamente nada a esconder. Já que o intuito primordial de uma comunicação é revelar, não é? Nunca dar a entender que você está ocultando alguma informação.

2 – Linguagem corporal

A primeira coisa que você vai aprender em um curso de comunicação pessoal é que o corpo também se expressa, e como! Já que muito do que se fala é mostrado claramente por gestos ou posturas.

Como o tom da voz e as expressões da face, a sua postura corporal também interage com o que está sendo verbaliza, o que simplifica compreensão adequada das mensagens de quem está falando e reforça a sua comunicação.

Portanto, é essencial prestar atenção nesse tipo de linguagem com relação aos sinais de entusiasmo ou desinteresse, ansiedade ou confiança, de seu interlocutor e se focar neles para dar continuidade, suspender ou alterar o rumo de uma apresentação.  

Linguagem corporal

E, da mesma forma, você também deve ficar os seus próprios gestos. Uma vez que eles também revelam aos demais a sua confiança e a convicção no que está apresentação.

Por isso, um forma de iniciar esse contato é evitando cruzar os braços, o que demonstra resistência e distância, oferecendo apertos de mão firmes e mantendo uma postura ereta, para que não dê a impressão de estar relaxado demais.

Ao começar a encarar cada gesto com mais cuidado, você vai notar o quanto revelam e até poderá utilizar essas informações a seu favor.

3 – Direção do olhar

Muita gente até pode considerar esse tópico um pouco curioso, mas o foco do olhar de cada pessoa se movimenta de acordo com a sua atenção. Isso quer dizer geralmente a pessoa com quem você está falando no momento ou alguém na plateia durante a sua apresentação.

Portanto, a direção dos seus olhos é um modo de revelar o interesse e assimilar facilmente o que está sendo comunicado, porque você se mantém concentrado também na linguagem corporal.

No entanto, estar ciente do próprio olhar demanda cuidado para que não se torne forçado ou algo artificial. 

Mas, você vai precisar se lembrar de piscar de tempos em tempos para não causar o efeito contrário na sua comunicação pessoal, não é?

No momento de fitar alguém nos olhos, repare somente em um dos olhos ou nas sobrancelhas, para não ficar mudando de um ponto para o outro. 

Essa dica soou estranha? Calma! Esse cuidado se justifica para não dar uma impressão de indecisão ou indiferença.

4 – Vícios de linguagem

A comunicação pessoal somente é feita de maneira eficiente se elabora gradativamente. Por isso, você que está trabalhando para aprimorar essa competência pode adotar outras mensagens até chegar ao ponto que você deseja, adotando exemplos, analogias e metáforas.

Além disso, é ideal que você feche de maneira poderosa, a fim de manter a sua ideia gravada na cabeça de quem assistiu a apresentação, esteve na reunião ou participou do evento em questão. Mas, e a linguagem?

É preciso se vigiar para não se apoiar demais em algumas frases prontas ou vícios de linguagem. Como assim? 

Basicamente, quando a gente não consegue desenrolar a conversa e fica se escorando em termos como “tipo”, “tipo assim”, “e daí”, a todo momento.

O excesso dessa palavras pode fazer com que a (s) pessoa (s) fique muito mais ligada nesses vícios do que necessariamente no que você está tentando propor na sua apresentação. Ou seja, não permita que essas “bengalas” comprometam o seu desempenho!

5 – Monotonia

Provavelmente, você já tirou ou já viu um eletrocardiograma, não é? O exame que mostra a frequência dos batimentos cardíacos de uma pessoas com linhas de todos os tamanhos. 

O ideal é se comunicar como se estivesse deixando algumas partes em negrito, sem cometer excesso!

Qualquer discurso que se mantenha em um mesmo padrão de voz cai irremediavelmente na monotonia, ou seja, as pessoas vão se distrair com qualquer outra coisa ainda que tenham vontade de saber mais sobre o tema.

6 – Storytelling

A comunicação pessoal atual precisa passar pelo storytelling, ou seja, a arte de saber contar uma boa história. E destaque para essa boa história que ser sinônimo de marcante ou envolvente para o seu público.

Storytelling

Basicamente, uma narrativa que seja capaz de captar a atenção da sua audiência, independentemente da quantidade. Uma história bem construída, com início, meio e final que seja considerada relevante para a plateia. Seja pelo uso de requisitos dramáticos, trágicos, cômicos, entre outros.

Esse conceito é fundamental em função dos dias de hoje, de comunicação acelerada e relacionamentos por telas. 

Para se transformar em algo relevante, a sua mensagem necessita aumentar a sua presença na memória da sua audiência.

E não é apenas isso, um storytelling bem executado pode fazer a diferença até no seu dia a dia. Já que se você avaliar bem, o seu dia acaba girando em torno de convencer ou passar uma mensagem a alguém. 

E aprimorar essas competências e narrativas é útil para chamar a atenção obter o engajamento do seu público-alvo.

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