São diversas as competências que fazem com que alguém seja considerado um bom orador, não é? Conhecer profundamente o assunto e conseguir colocar em prática as técnicas de oratória são características dos grandes oradores do mundo.

Afinal, um orador de prestígio é alguém que sabe se comunicar de maneira clara, encarando os mais variados tipos de audiência e contextos de apresentação.  

Vale lembrar que a origem do termo “orador” significa “enviado (a)” ou ainda “pessoa responsável por repassar algum conhecimento oralmente”.  

Sendo assim, quando se pensa em um orador, se imagina uma capacidade de comunicação altíssima, um indivíduo com um microfone falando e convencendo uma grande multidão.

Ainda que essa visualização seja válida, esse tipo de apresentação não é o único e é necessário ser capaz de falar e ser compreendido em outras ocasiões.

Orador

Por exemplo, o discurso de orador pode se manifestar em uma reunião profissional, uma negociação com um cliente, a apresentação de um trabalho acadêmico, a defesa de uma tese, um seminário, entre outras oportunidades.

Portanto, um orador renomado é aquele que consegue repassar tudo o que deseja com clareza, calma e eloquência, independentemente da situação e de sua audiência.

Vantagens de fazer bons discursos

Um bom orador necessita do talento para falar publicamente. Todavia, esse conceito não se restringe a sua audiência, mas também tem a ver com o talento para se comunicar de forma transparente até em diálogos cotidiano.

Essa capacidade é um verdadeiro diferencial nos dias de hoje, oferecendo vantagens que tendem a impulsionar a carreira nos mais variados setores.

Convencimento

Em algum momento do trabalho, você terá de detalhar as suas competências, de sua marca, produto ou serviço tanto em uma conferência com muitas pessoas quanto em uma conversa particular.

São instantes complexos em que é necessário elaborar um conteúdo que não soe superficial e tampouco exagerado. Um bom orador consegue dizer o que deseja de modo natural, autêntico e detalhado. Ou seja, fatores que contribuem para aumentar o seu poder de convencimento.

Mediação de conflitos

O embate de pensamentos e estratégias é algo habitual nos dias de hoje, mas também pode desencadear brigas e desentendimentos. Algo que não é nada benéfico para qualquer um dos envolvidos.

A oratória é útil para auxiliar no momento de solucionar a questão, já que a competência para apontar argumentos de modo racional e calmo são essenciais nesses momentos.

Confiança

Um discurso também é suficiente para conquistar a confiança das pessoas a sua volta. É muito mais simples ser ouvido e despertar o interesse de terceiros quando a sua fala está muito bem estruturada e condizente com a sua mensagem. Essa questão é

Credibilidade

Um bom texto também colabora para que você possa transmitir credibilidade, demonstrando a sua audiência que estão debatendo algo com total conhecimento.

Orador - 3

Sendo assim, a sua audiência confiará no seu conteúdo, algo essencial para o universo dos negócio atual, no qual o posicionamento profissional é relevante para conquista de novas oportunidades.

Contatos

Você pode começar como o orador da turma na formatura de ensino médio ou superior, mas o talento para se expressar em público sempre renderá bons contatos nos mais diferentes setores.

Já que boa parte das pessoas valorizam o contato com alguém que se mostra genuinamente pronto para se apresentar a qualquer momento.

Portanto, você pode aumentar significativamente a sua rede de contatos visando alcançar os resultados esperados.

Técnicas de Oratória Memorável

Até aqui, já deu para definir um orador de qualidade precisa reunir algumas competências, como clareza, credibilidade e objetividade.

Com material de qualidade, o palestrante quer estabelecer uma conexão com a sua plateia, gerando atenção ao seu material para levar a compreensão da sua mensagem.

Entretanto, a trajetória para se tornar um dos grandes oradores demanda comprometimento, treino e criatividade.

Técnicas de Oratória Memorável

Só que algumas técnicas podem fazer com que a sua comunicação alcance outro patamar. Mas, que técnicas são essas?

O tom de voz

É necessário impedir que o seu tom de voz saia robótico e monótono. Neste caso, o ideal é conservar um ritmo no decorrer da sua apresentação.

Uma maneira de modular adequadamente a sua voz é promovendo gravações. Ou seja, você pode utilizar o celular, tablet, computador ou qualquer dispositivo para gravar a sua voz.

Posteriormente, procure escutar essas gravações, avaliar e reconhecer algumas falhas.

Essa técnica é essencial, já que o tom errado pode atrapalhar significativamente a transmissão da mensagem na sua fala.

Poder de síntese

Essa é uma das competências mais exaltadas em um orador de sucesso.

Ao ser eficiente e breve enquanto se apresenta o seu conteúdo, a sua apresentação tende a ser bem recebida pela audiência, de modo que cada participante absorva realmente as informações.

Se, por ventura, você não saiba como sintetizar a sua mensagem, a sua palestra correrá o perigo de sair totalmente confusa, longa e improdutiva.

Material atrativo

Os slides são uma peça fundamental para que a sua apresentação aconteça de maneira bem sucedida, mas não devem ser o pilar do seu discurso.

E ainda que não sejam lidos, não dá para criar esse material de qualquer maneira.

Caso a sua apresentação não seja atrativa visualmente ou tenha problemas visíveis, a audiência desconfiará de praticamente tudo o que sair de sua boca.

Storytelling

A estratégia anterior se completa com essa técnica. Afinal, o storytelling é uma das técnicas que mais ganha espaço entre os profissionais que se apresentam publicamente.

O conceito é a “arte de narrar histórias com começo, meio e final”. O diferencial está em fazer tudo isso visando despertar emoções na sua audiência.

A ideia é chamar a atenção da plateia, só que o ideal é que seja um suporte para repassar a sua mensagem de modo criativo e assertivo.

A partir daí, você é capaz de memorizar profundamente o que pretende compartilhar e ainda desenvolver um laço emocional com os seus ouvintes.

Storytelling

Portanto, crie um personagem para a sua apresentação, construa um conflito e indique um fechamento no qual as pessoas possam absorver o que você planejou.

Já que nem os grandes oradores têm a capacidade de efetuar uma apresentação, cativar um público e chamar a clientela de forma forçada.

No momento de apresentar a sua mensagem / produto / marca ou serviço, a sua audiência busca por verdade.

E apenas sentirão o quão transparente você é se optar por se apresentar naturalmente. Acredite no seu conceito, se prepare e vise sempre uma performance memorável!

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