Nos dias de hoje, com a menor variação entre os produtos e as maiores pressões da clientela e das empresas concorrentes, o processo de venda se torna cada mais complexo. Independentemente da dimensão e do campo de atuação, é necessário ser mais criativo para conquistar a preferência do público em uma palestra de vendas.
Afinal, um dos fatores essenciais, especialmente, na atualidade, é a atenção direcionada ao seu público-alvo. O fato é que um palestrante na área de vendas necessita ser um ótimo vendedor naturalmente, com perfil e competência para conquistar e manter o cliente.
Mesmo quando se trata sobre vendas mais técnicas e até segmentos, esse profissional precisa contar com iniciativa e característica empreendedora.
Já que se organizar de modo estratégico e contínuo favorece para o sucesso das vendas e do seu empreendimento a medida em que oportuniza criar mecanismos para o acompanhamento dos objetivos traçados e curto, médio e longo prazo.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é relevante notar que a capacidade de vender possui agrega valor. Porque pode essa questão pode se transformar em uma espécie de diferencial do negócio.
Portanto o palestrante pode se questionar se toda a sua estratégia foi bem programada. Se tudo está conspirando para a alta taxa de satisfação da clientela? Será que você já reconhece perfeitamente como o cliente prefere ser atendido?
Ao planejar e gerenciar a sua estratégia na montagem de uma poderosa palestra de venda, a sua marca, serviço ou produtos terão ainda mais chances para se destacar no cenário atual.
Como promover uma palestra de vendas de relevância para seu público-alvo?
Por acaso, você já ouviu a famosa expressão: “tentar agradar a gregos e troianos”? Esse é uma sentença muito famosa no Brasil e se refere a história grega. Já que
está relacionada a lendária Guerra de Tróia, envolvendo justamente os gregos e os troianos.
Basicamente, essa é uma expressão que representa a vontade em satisfazer a todo mundo a sua volta, inclusive as pessoas com ideias ou necessidades contrárias. E é para assegurar que você não perca tempo com essa missão impossível que há o conceito de “público-alvo” a ser seguido para construir uma palestra de vendas de sucesso.
Sendo assim, o seu público-alvo é um grupo determinado de pessoas ou empreendimentos que possuem um perfil parecido. Por isso, esse grupo necessita receber toda a atenção das suas ações e estratégias de vendas. Já que tendem a estar muito mais suscetíveis a receber a sua mensagem.
Portanto, se deve montar um conteúdo relevante o suficiente para despertar o interesse do público, mas com informações, vantagens e exatidão. Além disso, o palestrante de vendas necessita se preparar adequadamente para o evento, de maneira que não se trate de algo improvisado.
Mas, como fazer isso? O que se deve levar em consideração na preparação para encarar a plateia? O ideal é que o profissional se foque em dois momentos fundamentais: antes e duração a palestra. Confira alguns pontos de vital importância abaixo:
Linguagem
Quando você consegue estabelecer o público que deseja alcançar, se torna muito mais simples definir a linguagem ideal para a sua plateia.
Cada grupo específico demanda não somente abordagens diferenciadas, como também métodos distintos.
Em uma palestra de vendas para uma audiência jovem e descontraída, dá para se usar memes e uma linguagem divertida.
Visando gerar impacto e quebrar qualquer distanciamento logo nos primeiros minutos. Enquanto essa mesma linguagem pode não causar identificação com uma plateia mais séria.
Recursos visuais
Caso o palestrante de vendas esteja cogitando adotando elementos visuais na sua apresentação, é necessário ter em mente que não se trata de uma aula. Nem sempre as pessoas vão se atentar para a sua mensagem se são obrigar a encarar slides repletos de textos e dados.
O conteúdo pode conter gráficos e tópicos com dados pontuais, só que é necessário dar destaque para imagens. Na maioria das vezes, as imagens são muito mais úteis para ilustrar a sua fala e reter a atenção de todos.
Conhecimento prático
Para o palestrante é obrigatório se basear em conhecimento prático sobre técnicas de vendas. Para ajudar nessa etapa, o profissional pode escolher várias técnicas. Entre elas algumas dinâmicas, estudos de casos emblemáticos ou utilização de tecnologia.
Nesse ponto, a adequação para o público-alvo é ainda mais relevante. Porque a ação em cada segmento pode ser consideravelmente distinta. Por isso, toda a apresentação deve estar compatível com a sua audiência.
Discurso
Uma palestra de venda é uma chance ideal para que os profissionais aperfeiçoem o discurso para as necessidades do seu público-alvo.
Nesse momento, o palestrante de venda pode utilizar personas e casos reais para adotar a abordagem apropriada e melhorar a experiência do seu cliente. E, por consequência, aumentar as chances de conversão.
Uma abordagem satisfatória passa por conhecer detalhadamente as necessidades e vontade da clientela e identificar os tempos da jornada. Assim, uma pessoa não será chamada para um teste quando ainda está descobrindo sobre o negócio em questão.
Chamada para ação
No momento de organizar a palestra de venda, o idealizador necessita refletir o que a sua audiência está aguardando ao final. Que tipo de atitude pretende que as pessoas tomem?
Marcar uma reunião? Entrar em contato com uma equipe de venda? Conhecer ou encomendar algum produto ou serviço? Aderir a sua marca?
É com essa intenção que a sua mensagem deve ser concluída. Demonstre claramente o que almeja que o seu público faça e seja direto na sua mensagem.
Uma boa chamada para ação não gera qualquer tipo de questionamento para quem está acompanhando a palestra de venda.
O fato é que muita gente acredita que uma palestra de vendas bem sucedida se deve apenas ao talento de um indivíduo. No entanto, o cenário atual indica que boas apresentação são consequência de muita organização, preparação e conteúdo de alta identificação.