Ligue: (62) 3095-(Ver Telefone)
Ligue: (62) 3095-7171
Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter
imagem

Atitudes podem produzir conquistas em 2016

Toda virada de ano vem carregada de emoções e expectativas. É o momento no qual as pessoas param para refletir sobre o ano que passou e fazer muitos planos para o novo ano que virá. E as conversas são sempre as mesmas: esse ano tudo será diferente! Vou começar meu regime, entrar no curso de inglês, aprender um instrumento musical, fazer aquele curso que tenho adiado há tempos…

Mas o ano começa e tudo volta a ser como antes. Não podemos negligenciar essa triste realidade que tem assolado a vida de milhares de pessoas. E a pergunta que fica é: o que fazer para garantir um futuro promissor?

Primeiramente precisamos saber que nosso futuro depende inteiramente de nosso presente. O que fazemos hoje determinará nosso amanhã. Logo, procrastinar não é apenas um forte vilão do tempo, como também é a melhor forma de não fazermos nunca aquilo que nos propomos. Por isso, a expressão cabível é “pare de falar e comece a agir”. Comece hoje, especificamente agora, ao invés de sonhar para o ano que vem. Experimente ser diferente. Quem começaria em dezembro um curso de inglês ou uma dieta? Essa pessoa fora da curva pode ser você!

Em seguida, devemos nos comprometer a adotar esses novos comportamentos também com outras pessoas, pois segundo estudos de Napoleão Hill, escritor do livro A Lei do triunfo, quando nos comprometemos com outras pessoas, aumentamos em 95% as chances de realização. Faz muito sentido esse resultado, uma vez que o ser humano gosta de ser coerente com o que diz e ninguém irá se expor para depois não atingir a realização. Escolha na sua família algumas pessoas que você confia para serem guardiões de seus sonhos e te ajudar a lembrar deles. O profissional coach também terá um papel fundamental nesse processo, até mesmo para apoiá-lo, encontrando atalhos ou forças motivadoras para você permanecer firme no seu propósito.

Um grande desafio é criar o novo padrão de comportamento, afinal, passamos a nossa vida inteira criando nossos vícios por meio das repetições e agora mudar tudo o que já está impregnado em nós não é tarefa fácil. O poder do hábito, juntamente com a quebra de crenças limitantes, vem para descontruir essas raízes e estabelecer novos comportamentos mais saudáveis. Para conseguir estabelecer o novo hábito que almeja, segundo a Universidade de Harvard, basta repetir 21 dias consecutivos. Se você tiver a disciplina de repetir quantas vezes forem preciso, com certeza entrará no piloto automático e tudo ficará mais simples e fácil.

O autoconhecimento também tem um papel fundamental, pois descobrir o que te motiva e explorar ações nesse sentido como uma alavanca para seu sucesso poderá te dar a energia e suporte necessário para chegar lá. Outro fator relevante é saber que o ser humano é motivado por amor ou pela dor e geralmente a dor tem uma força ainda maior. Logo, crie para si, recompensas e penalidades de modo que o objetivo seja alcançado com maestria.

Por fim, ter mentores, ler livros, artigos ou revistas ligadas ao seu objetivo e ter toda forma de contato com informações e conteúdos que potencialize seu sonho, servirão como um combustível e renovação que garantirá seu progresso. Aquisição de conhecimento frequente pode ser o estímulo mental que faltava.

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).

Publicado originalmente no blog Ludovica.

Fale com consultor