Ligue: (62) 3095-(Ver Telefone)
Ligue: (62) 3095-7171
Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter

Falta de Treinamento da Equipe: Consequências Desastrosas Para Sua Empresa

Sente que sua empresa está de cabeça para baixo? Os resultados estão abaixo do esperado? Ninguém bate as metas e o cenário parece que só vai de mal a pior? Estes são alguns dos sintomas da falta de treinamento de sua equipe. Não entre em pânico! Para tudo dá-se um jeito. Vem comigo que te ajudo a identificar as principais consequências deste mal e como resolvê-las.

Infográfico Instituto Deândhela Falta de treinamento da equipe

Clique na imagem para fazer o download em alta resolução.

1) Aumento das falhas na comunicação

Quando criança, uma das brincadeiras mais frustrantes para mim era “telefone sem fio”. Não aceitava muito bem a ideia de que uma informação pudesse ser tão distorcida em questão de poucos segundos.

Só depois que comecei a trabalhar em uma empresa que compreendi porque isso ocorre: muitas pessoas não ouvem com atenção o que lhes é dito. Essa tendência é inversamente proporcional ao interesse que elas têm em evoluir e melhorar. E tudo fica ainda pior quando sentem que não são ouvidas e que ninguém dá atenção ao que dizem.

De tanto observar essa situação se repetindo, comecei a estudar esses casos e fazer conexões entre eles. Tornei-me fascinada por descobrir por que motivo a comunicação era tão falha em algumas empresas e tão limpa em outras. E cheguei a uma conclusão surpreendente: a comunicação era pior onde os funcionários eram desencorajados a estudarem.

Em contrapartida, nas empresas que investiam no treinamento de colaboradores a comunicação era impecável. E foi assim que percebi a primeira consequência da falta de treinamento das equipes em uma empresa.

Possíveis soluções: treinamentos em oratóriaatendimento persuasão.

BOTÃO_APRENDA_A_ENCANTAR

2) Encoraja individualismo e competitividade

A percepção que compartilhei com você no primeiro tópico deste artigo não foi a única. Partindo dela, vi-me mais motivada a investigar como a falta de treinamento pode afetar os resultados da equipe.

E eis que me deparei com esta segunda compreensão: quando não há uma boa comunicação, o ambiente torna-se hostil. Todos ficam desconfiados, sempre esperando um puxão de tapete ou uma apunhalada pelas costas. Essa insegurança provoca naturalmente o crescimento do individualismo e da competitividade dentro da empresa.

Talvez você nunca tenha lido ou assistido a “Jogos Vorazes”. Entretanto, a regra principal do jogo é bem simples: 24 jogadores (12 masculinos e 12 femininos) são colocados em uma arena. Quem sobreviver até o final, ganha. Você leu corretamente: sobreviver.

Eles podem formar alianças dentro da arena. Obviamente que torna-se mais fácil aniquilar os outros inimigos. Entretanto, ninguém consegue dormir, sempre preocupados com a possibilidade de serem traídos.

Algo semelhante ocorre nas empresas quando não há investimento em treinamentos: todos sentem-se inseguros e ameaçados o tempo todo. Não apenas pela comunicação falha, mas por identificarem as próprias falhas e fraquezas.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança atendimento.

3) Foco nos problemas

Algumas pessoas sentem prazer em reclamar e se acomodam com os problemas. Elas sentem-se desmotivadas por saberem que não conseguem superar as dificuldades. Entretanto, percebi que isso é ainda mais presente em quem não busca aperfeiçoamento.

Treinamentos e estudos desenvolvem um papel importantíssimo quando se trata de resolver desafios. Por meio deles descobrimos ferramentas, novas formas de pensar e teorias auxiliares. Expandimos os conhecimentos e a aplicabilidade das ferramentas.

Incentivar sua equipe a desenvolver-se é o primeiro passo para que ela fique mais capaz de encontrar soluções para o que hoje parece impossível.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança atendimento.

4) Falta de treinamento eleva custos e o caixa fica no vermelho

Colaboradores pouco capacitados estão mais propensos a cometerem erros simplórios. E isso gera desperdícios e prejuízo nas vendas, com matéria-prima, tempo e retrabalhos. Tudo isso é normal de vez em quando. Mas a falta de treinamento permite que tal situação seja constante.

Por outro lado, pessoas que treinam diariamente tornam-se cada vez mais excelentes naquilo que fazem. Além do aumento da qualidade, é notável a redução do tempo para realizar tal tarefa.

É dever também do líder perceber a necessidade de investir no desenvolvimento de sua equipe.

Possíveis soluções: treinamentos em produtividade e gestão do tempo.

e-book sobre saúde produtiva

5) Aumento da rotatividade

Como já comentei neste artigo, a falta de treinamento gera insegurança e, portanto, o ambiente torna-se mais hostil. A isso se soma uma comunicação falha e uma propensão a focar sempre em problemas ao invés de buscar soluções.

Por fim o colaborador se sente desmotivado. Não só em termos financeiros, mas principalmente no que se refere à qualidade de vida, felicidade no ambiente de trabalho, respeito e reconhecimento de sua importância.

Especialmente em se tratando das gerações Y e Z (também conhecidos como nativos digitais), que geralmente são impacientes ao trabalhar com pessoas que não consigam acompanhar seu ritmo frenético de pensar. Portanto, hoje é fundamental desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores para que se tornem mais capazes de lidar com as adversidades e diferenças.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança e em produtividade e gestão do tempo.

6) Retrabalhos e desperdício

Quando a equipe está fora de sinergia, a comunicação é falha e falta foco, surgindo problemas ainda mais sérios. À medida que aprofundei nos estudos sobre a falta de treinamento nas empresas, descobri que os retrabalhos são muito frequentes. Não somente por erros na realização de uma tarefa, mas também porque duas ou mais pessoas começavam a fazer a mesma coisa sem que os outros soubessem. E o pior: muitas vezes se fazia algo que não deveria ter sido feito de jeito nenhum. Percebe o tamanho do desperdício de recursos?

Vamos fazer umas continhas simples: se duas pessoas fazem a mesma coisa e cada uma gasta duas horas, com certeza uma delas desperdiçou esse tempo. Agora, se ambos fizeram algo sem necessidade, então o desperdício total foi de 4 horas. Isso equivale a meio dia de trabalho de uma pessoa! Muitas coisas importantes poderiam ter sido feitas neste tempo!

Possíveis soluções: treinamentos em produtividade e gestão do tempo.

7) Reclamações de clientes tornam-se frequentes

É fácil perceber o que acontece quando as pessoas fazem um trabalho de baixa qualidade, que estão sempre mal humoradas e que demoram para entregar  resultados. Os clientes reclamam. E muito!

Você os perde pela simples falta de treinamento adequado!

E, obviamente, clientes insatisfeitos geram quedas nas vendas. Por consequência, a sua empresa terá prejuízo. Quando perceber, o estrago já estará feito e será muito difícil recuperar-se. Pra não dizer impossível…

Por isso, eu sempre indico investir em treinamentos sobre atendimento aos clientes, produtividade e gestão do tempopersuasão negociação. De preferência nesta ordem para obter os melhores resultados possíveis.

8) Ambiente desmotivado

Poucas coisas são mais desgastantes do que um ambiente de trabalho ruim. O clima pesado afeta as pessoas de uma forma tão tóxica que se tornou comum observarmos colaboradores com licença médica para tratamentos psicológicos. O estresse tem sido tão intenso que casos de depressão, síndrome do pânico e doenças cardiovasculares (infarto e AVC no topo da lista) associados à profissão estão cada vez mais “normais”.

E, ao contrário do que alguns acreditam, isso não é frescura ou mimimi. Essas consequências são seríssimas e devem ser levadas em consideração!

Investir em treinamentos é a principal prevenção a isso. Seja desenvolvendo uma liderança inspiradora, por meio da valorização dos colaboradores ou da adequação deles às suas melhores habilidades. Outra solução muito interessante é o counseling, que permite ao grupo cultivar a confiança de forma acelerada para resultados rápidos e duradouros.

9) Processos engessados e gargalos burocráticos

A falta de treinamento impede o crescimento da sua empresa, tornando todo o sistema lento, ineficiente e ineficaz. Este ambiente tira a liberdade daqueles com maior potencial e talento para gerarem resultados extraordinários. Isso desestimula o desenvolvimento de todas as formas possíveis.

Você almeja o fracasso da sua empresa?

Se a resposta for “não”, recomendo que procure desenvolver seus líderes com urgência. São eles que terão a melhor capacidade para identificar os gargalos em seus processos e desenvolver soluções para que o trabalho flua de forma mais natural.

10) Fofocas e rádio peão

Essa é uma terrível e avassaladora consequência da falta de treinamento nas empresas. Uma comunicação cheia de ruídos em um ambiente pouco amigável é um ninho de fofocas e maledicências. Quando infelizes, as pessoas tendem a descontar suas frustrações nos outros. E isso é uma doença que contagia até os melhores de sua empresa. Uma peste que envenena seu negócio.

Uma forma eficiente e rápida de lidar com esta situação é por meio do counseling. Além disso, a construção de líderes competentes também é um caminho extraordinário para cultivar um ambiente corporativo mais saudável e feliz.

Comece hoje mesmo a salvar seu empreendimento!

Como diria a minha avó, é melhor prevenir do que remediar!

Instituto Deândhela tem as melhores soluções para sua empresa destacar-se no mercado. Trabalhamos com sua equipe para fazer a diferença e tornar seu negócio um case de sucesso. Peça aqui um orçamento!

 

Fale com consultor