Todos os dias, quando acordamos, ouvimos histórias sobre o nosso país e como ele está! Vemos uma sucessão de lideranças, nos mais diversos setores, agindo como os donos de tudo e com o direito de fazer o que e como querem. E nisso, nós viramos espectadores e quase vítimas. Mas somos os verdadeiros protagonistas do processo, os verdadeiros líderes que faremos a diferença.

Recentemente fiz uma brincadeira nas redes sociais — alguns devem ter reparado! Lancei um teste de autoconhecimento perguntando “Você é líder de qual século?”. A equipe e eu tivemos um insight sobre liderança e resolvemos brincar um pouco.

A repercussão foi tão boa que tenho que explicar um pouco a ideia.

A liderança do século XIX

Rei (1)

Até o século XIX, a liderança era vista como centrada numa pessoa — a chamada Liderança Autocrática. A sua característica principal era a centralização de poder, informações e decisões. Isso, claro, faz com que o líder saiba mais que os demais e, por isso, não aceite com tranquilidade críticas. As pessoas se tornam “subordinados”. E o pensamento é conformista.

Ainda hoje, pessoas e processos que resistem às mudanças preferem esse estilo de liderança. Mas não há como fugir: todos os dias surge uma novidade e precisamos enxergá-las como positivas, nossas aliadas! Por isso, sugiro a leitura deste artigo. Leia bastante sobre o assunto e procure uma mentoria. Fique à vontade para me escrever, que tiro as dúvidas sobre o processo de mentoria!

Isso tudo deve ser feito, antes que os “súditos” se rebelem. Porque esse tipo de processos causa tensões, frustrações e agressividade. As pessoas não fazem porque é bom, mas motivadas pelo medo.

Os tempos modernos começaram no século XIX

liderança séc XX

 

Se você sobreviver à virada do século, quem sabe chega ao século XX! A liderança, achávamos nós, era bem democrática. Mas não é bem assim!

O liberalismo se implementou na forma de pensar e agir da maior parte da sociedade e aprendemos que liberdade individual é fundamental. Sim, ela é! Mas não podemos cair no erro de achar que todos estão certos, o tempo todo!

Em contraste com a anterior, a Liderança Liberal é caracterizada pela minha liberdade de dizer não, de ir contra os preceitos, de me rebelar e me afirmar quando e como eu quiser. Pensando então em ser justo, o líder que segue esse modelo abstém-se das responsabilidades na decisão e deixa o grupo agir como achar melhor.

O problema? Individualismo — todos acham que a sua forma de ser é melhor e o diálogo se torna muito mais desafiador! Muitas vezes é o líder que acaba não conseguindo dialogar!

Seja bem-vindo ao século XXI

liderança século XXI

Mas nós vivemos o século XXI. Não podemos esperar resolver as necessidades desta era com estratégias e estilos do passado! Hoje, mais do que nunca, a liderança deve ser uma que abarque a diversidade, que aceite o diferente e que encoraje o diálogo entre polos opostos. Só assim será possível pensar fora da caixa, agir de forma inovadora, e aprender em ambiente coletivo.

Essa é a verdadeira Liderança Democrática. A liderança se torna um facilitador da decisão conjunta e todos são respeitados. Em meus treinamentos e palestras, ensino sobre como tornar-se um líder democrático.

Esses líderes são firmes nas ações, mas flexíveis na execução. Tornam-se inspiração através do exemplo e nunca param de aprender e mediar o aprendizado dos colaboradores.

Qual o seu tipo de liderança?

A liderança é algo incrível, não é? Diariamente temos desafios nela! Mas quando percebemos o nosso papel no processo, somos capazes de mover legiões rumo a um propósito comum! Foram líderes que conseguiram construir impérios, criar riqueza, inspirar conhecimento e ações. É a liderança que impacta na vida das pessoas.

Para ser um verdadeiro líder XXI, um líder inspirador, recomendo começar por este artigo e, depois, espero vê-lo neste treinamento.

E caso se interesse bastante pelo tema, cadastre-se aqui para receber notificações sobre novos conteúdos gratuitos sobre liderança!

Aprenda a planejar como um Líder XXI!

BOTÃO_PLANEJAMENTO_PARA_ALCANÇAR