Uma percepção comum que ouço sobre como o mercado de palestras é como ele está saturado. É quase sempre a mesma fala…

“Ai, Tathi… Tá muito difícil fechar uma palestra. Eles sempre acham alguém que faça um preço menor, ou então desistem de última hora. Eu já não sei mais o que fazer!’

E então eu pergunto qual tem sido a estratégia dele como palestrante. Sabe qual resposta eu mais ouço?

“Estratégia? Bom…É… É porque assim…”

Enquanto isso, eu nego propostas porque minha agenda já está cheia! E conheço vários outros palestrantes memoráveis que estão passando pela mesma situação. Então eu te pergunto…

Será que o mercado de palestras está realmente saturado?

A minha percepção é justamente o contrário: faltam profissionais extraordinários, capazes não somente de transmitir conhecimento, mas ainda encantar seu público e inspirar a tomada de uma decisão.

Então o que é preciso para fechar mais propostas, lotar sua agenda e ser reconhecido como um palestrante memorável?

Presta bastante atenção que eu vou te falar as 3 coisas fundamentais para que você vença essa crença de que o mercado está saturado – e conquiste uma evolução real na sua carreira como palestrante.

1) Estabeleça metas e crie hábitos

Em qualquer área, os profissionais mais requisitados são aqueles que sabem o que precisa ser feito, e nenhum obstáculo é suficiente para impedir a realização de suas metas.

No caso de palestrantes memoráveis isso também é uma verdade.

Já no início da minha carreira eu estabelecia metas diárias de estudo, de treino, de contatos que eu faria para agendar palestras. 

Hoje algumas metas se tornaram hábitos, como os meus exercícios fonoaudiológicos, ou os meus estudos diários para aprimorar os conteúdos das minhas aulas.

Somente você pode determinar uma meta que seja realmente efetiva… Afinal, só você sabe o que te move, o que te inspira.

Lembre-se de que ela precisa ser SMART: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Por exemplo: entrar em contato com 10 agências de palestrantes até o dia 01º de fevereiro de 2020.

Desenvolva um script de apresentação, tente agendar um café com seus conhecidos. O importante é colocar a mão na massa. 

2) Ative seu Network

Seja nos negócios, na carreira ou mesmo na sua vida pessoal, as relações são o que vão sustentar o seu crescimento.

É um fato: ninguém faz nada sozinho. Nem que seja indiretamente, você precisa de ajuda – seu computador, o alimento que você come, o seu carro, suas roupas… Tudo foi feito por outras pessoas.

Reconhecer que outras pessoas são importantes te colocará um passo à frente da concorrência.

Chame seus colegas para um café, ouça o que têm a dizer. Disponha-se a conhecer coisas novas. E esteja ali para quem precisar de você.

Com paciência, as oportunidades surgirão.

3) Esteja preparado

Algumas das melhores oportunidades da vida vêm quando menos esperamos. E sem a preparação correta, elas acabam sendo desperdiçadas.

Vamos pegar por exemplo um atleta.

Se ele se dedica todos os dias aos treinos, toma cuidado com a alimentação, tem boa inteligência emocional, se esforça continuamente para ser o melhor… Se ele faz tudo certinho, as chances são de que ele irá chamar a atenção de algum olheiro e, portanto, terá mais chances de ser selecionado para um time maior.

Isso já aconteceu inclusive na minha equipe!

Ao final de uma palestra que fiz em uma Universidade, fui abordada por uma das garotas que estava na plateia.

Ela disse que queria trabalhar comigo, nem que fosse de graça. Fiquei muito surpresa com aquela proposta, mas decidi dar uma chance: um estágio voluntário de 1 mês no Instituto.

Apesar da pouca experiência, era claro o esforço e a evolução diária dela. O preparo dela era a proatividade, a agilidade e a determinação para realizar o que havia se proposto.

Além disso, ela estava sempre estudando.

Como resultado, a convidei para fazer parte da minha equipe.

Por isso, reserve um momento diário para treinar e se preparar. Dessa forma, quando a oportunidade surgir, você saberá exatamente o que fazer.

Seja um palestrante memorável e supere a “saturação” do mercado