Você já trabalhou em uma equipe em que ninguém sabia de coisa alguma do que precisava ser feito? Já percebeu a confusão que é para conseguir avançar? Todo mundo acaba brigando entre si, o clima fica pesado, o projeto não evolui e você acaba ficando frustado. Afinal, quando tudo iniciou a empolgação e a vontade de fazer acontecer eram grandes. E aí tudo se tornou um pesadelo. Baseado nessas lembranças penosas, fica fácil perceber porque é tão importante treinar sua equipe.

Razões para treinar sua equipe Instituto Deândhela

Clique na imagem para baixar o infográfico em alta qualidade

10 Razões para treinar sua equipe

Reconheço que, muitas vezes, a situação na empresa não é tão crítica quanto a que citei na introdução deste artigo. Porém é preciso buscar a evolução e a melhoria sempre, em especial quando estamos bem. Sabe aquele ditado “em time que está ganhando não se mete”? Então… Acredito piamente que esse é o motivo pelo qual muitas empresas entram em processo de falência: elas acomodam-se quando percebem os primeiros resultados positivos.

E tenho certeza de que a única forma tornar-se um mestre em qualquer área da vida é preciso treinar muito. Por isso decidi destacar os principais benefícios de investir em sua equipe.

1) Aumento na qualidade dos resultados entregues

Copa do Mundo de Futebol, 2014. Alemanha x Brasil. 7×1. Este resultado ainda te assombra? Pois é… Por inegável que seja o talento de cada um dos jogadores, todos sabemos como o time estava. De favorito à taça ao vexame nacional.

Entretanto, você percebeu o quanto a seleção brasileira melhorou depois que o Tite assumiu a liderança?

Isso só foi possível porque o técnico interveio completamente na forma como os treinos eram realizados. E não apenas em campo, mas especialmente fora dele. Foi realizado todo um processo de encantamento dos jogadores, um trabalho verdadeiro de relacionamento baseado em confiança e respeito mútuos.

Embora muitos torcedores ainda estejam desconfiados e magoados pelas frustrações anteriores, é inegável os resultados que o time tem alcançado hoje.

Agora pense nisso em termos de sua empresa. Quanto tempo vocês têm dedicado a treinar suas habilidades? E os relacionamentos entre os colegas? Quais resultados podem ser melhorados? Como fazer para torná-la uma “seleção de Tite”?

2) Economia de custos e tempo

Retrabalho custa muito caro. É um desperdício tão grande que o SCRUM foi desenvolvido exatamente para evitar esse tipo de coisa.

O que poucas empresas se atentam, porém, é que essas situações também poderiam ser evitadas se treinassem suas equipes de maneira apropriada! Pessoas preparadas são muito mais produtivas: elas produzem mais rápido e com muito mais qualidade.

Imagine se os artistas do Cirque du Solei não treinassem tanto. Com certeza eles não venderiam bilhões de dólares em ingressos todos os anos, em tantos países. E definitivamente haveriam inúmeros acidentes desastrosos durante as apresentações.

3) Produtividade extraordinária

Pense na habilidade que mais se destaca em você. Aquela que o tornou uma referência entre seus amigos e familiares. Em quanto tempo você consegue realizar algo relacionado a ela? Algumas horas? Semanas? Meses?

Ok. Agora deixe-me contar um segredo acerca da produtividade: ela não está somente relacionada ao tempo que você gasta para realizar algo, mas também com a excelência do resultado, mesmo quando feito de forma rápida.

Treinar sua equipe vai permitir que ela produza muitos resultados extraordinários, realizando um esforço muito menor que atualmente.

4) Excelência nos processos

Já teve a experiência de trabalhar em uma empresa em que parecia que a bagunça reinava na hora de estabelecer processos? É totalmente possível evitar isso. Quanto mais treinar sua equipe, mais clareza todos terão dos processos e de como eles devem se desenvolver para gerar os melhores resultados.

Pessoas que constantemente adquirem novos conhecimentos tornam-se mais capazes de visualizar saídas e soluções para desafios. Compartilham ideias e insights valiosos. Simplificam modelos e atualizam constantemente a forma de compreender os cenários em que a empresa se encontra.

5) Retenção de talentos

palestrante tathiane deandhela e thaynnara fernandes hsm 2016

Eu e a Thaynnara a caminho de um treinamento da HSM em 2016.

Essa mocinha ao meu lado na foto acima é a Thaynnara, uma super amiga e colaboradora que está conosco praticamente desde o nascimento do Instituto Deândhela. Além de ser muito competente e demonstrar verdadeiro amor pelo que faz, ela sempre busca se capacitar mais.

Ela é um verdadeiro diamante para a equipe. E, como tal, ela faz questão de sempre lapidar seus conhecimentos e tornar-se cada dia mais cheia de brilho. Eu não quero nunca perder uma joia como esta. Acredito que não há forma mais positiva de valorizar essa atitude dela do que incentivando que continue se desenvolvendo constantemente. Por este motivo, decidi levá-la comigo para um treinamento da HSM no ano passado. E valeu cada centavo e segundos investidos neste treinamento!

6) Maior proatividade e satisfação

Pessoas que buscam aprendizados constantemente são sempre muito ricas de ideias. E algo muito interessante que percebi é que, quanto mais ativas mentalmente são, mais vontade de realizar elas têm! Maior capacidade de enxergar soluções e de botar as mãos na massa para resolver problemas. Reclamam menos, participam mais, colaboram mais e valorizam mais os outros.

Tudo isso contribui para que pessoas que investem no próprio desenvolvimento tornem-se mais felizes e satisfeitas consigo mesmas. Por consequência, tornam-se ainda mais produtivas e extraordinárias.

Quer potencializar tudo isso? Experimente treinar sua equipe. Verá como irão desabrochar rapidamente.

7) Empoderamento de colaboradores

equipe instituto deandhela circuito de palestras sebrae 2016

Parte da equipe no circuito de palestras do SEBRAE de 2016.

Quanto mais se capacitam, mais competentes e livres as pessoas se tornam. Essas duas características, quando combinadas, geram um resultado maravilhoso em qualquer empresa: motivados pelo prazer ao trabalhar, os colaboradores se enchem de ideias, inovações e possibilidades. Não importa a geração a que pertençam, o gênero que possuam, sua etnia ou credos: seres humanos que aprendem continuamente são mais felizes e realizados.

8) Necessidade de supervisão diminuída

Murilo na RD Summit 2016. Ele fez muita falta nesses dias no instituto, mas valeu muito à pena!

Murilo na RD Summit 2016. Ele fez muita falta nesses dias no instituto, mas valeu muito a pena!

Assim como a Thaynnara, o Murilo foi outro grande achado para a nossa equipe. Ele também está conosco desde o nascimento do Instituto Deândhela. É um gerador de ideias ricas das quais gosto muito. Quando ele se ausenta, seja para férias ou capacitações, todos sentimos muita falta. Tornou-se indispensável para todos!

Além disso, é uma das pessoas nas quais eu mais confio: sei que posso viajar tranquila a trabalho que tudo estará sob controle quando eu retornar, graças à competência de todos. E se algo por ventura der errado, sei que posso contar com todas suas qualidades para fazer com que tudo volte ao normal.

9) Criação de vantagem competitiva

Se com tudo o que foi dito até agora você ainda não identificou as potenciais vantagens competitivas de treinar sua equipe, sinto informar-lhe, mas sua empresa está ameaçada.

Mas para deixar bem claro, irei pontuar para que perceba completamente a importância de investir nas pessoas de sua equipe:

  • Qualidade diferenciada na entrega de resultados;
  • Colaboradores mais satisfeitos, o que melhora o relacionamento com os clientes;
  • Inovação constante;
  • Redução de custos que pode ser repassada ao consumidor.

10) Inovação potencializada

palestrante tathiane deandhela em treinamento com a equipe da organização jaime câmara

Game produzido pela nossa equipe e utilizado no treinamento da Organização Jaime Câmara.

Recentemente implementamos em nossos treinamentos uma inovação incrível: temos elaborado jogos que auxiliem no aprendizado de nossos alunos. Além de ser muito mais divertido e dinâmico, a compreensão dos conteúdos se torna bem mais simples quando fazemos as analogias dentro do game. Isso não dá vez à apatia que às vezes surge em algumas turmas.

Juntamos nossas energias, repertórios, habilidades e conhecimentos. Fomos atrás de materiais de referência de imagens e jogos, buscamos elaborar um roteiro envolvente. Recorremos a livros e materiais online. E nos divertimos muito durante todo este processo.

Tudo isso em questão de alguns dias!

Mas nada disso seria possível se toda a equipe não tivesse se motivado e estudado novas formas de criar e melhorar as formas de colaborar com nossos alunos!

[Bônus] Agilidade na entrega de resultados

Como se não bastasse todas as outras vantagens, treinar sua equipe também fará com que ela se torne muito mais ágil no que se refere à entrega de resultados.

Basta recordar-se do que acontece quanto mais um atleta treina: mais facilidade e rapidez em alcançar um objetivo específico. Um velocista que treina cerca de um ano consegue reduzir seu tempo em 1 segundo. Um nadador que desenvolve uma técnica impecável corta a água com uma graciosidade espetacular. Chegavam a dizer jogador de basquete que realiza 100 arremessos após o fim do treino tem a “mão santa”. Todos se espantavam quando um brasileiro percorria as pistas da Fórmula 1 durante a chuva com a mesma simplicidade com que as fazia em dias ensolarados.

Agora imagine que sua equipe é como a delegação brasileira das Olimpíadas. Quantas horas de treino cada um precisa para levar todos os ouro para casa?