Há algumas semanas eu participei de mais um curso. Desta vez, o tema era humor. Eu sempre quis ser engraçada e conseguir que as pessoas se sentissem bem em minha presença. Foram dois dias bem intensos de aprendizado acerca de técnicas e métodos para construir o humor com naturalidade. Apesar de ter sido bastante divertido, algo ali me chamou muito a atenção: a necessidade de treino.
É preciso dedicar-se muito para entender como funciona o humor. Não é somente com um curso ou com algumas poucas vezes de prática que alguém se torna um comediante. E mesmo que muitos acreditem que este é um “dom”, descobri também que essa é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida.
E eu comecei a pensar em como isso se aplica a todas as outras partes da nossa vida! Nós não nos tornamos mestres da noite para o dia. A maestria também não é construída com apenas uma teoria, assistindo a outras pessoas fazendo ou fazer apenas algumas vezes e ter um feedback. É preciso ter força de vontade e um desejo intenso para nutrir estudos constantes.
Tornar-se um mestre em sua área exige muita dedicação, treinamento e todo um conjunto de elementos que nos encaminha à alta performance. E, claro, cada um deve respeitar sua própria natureza, sua própria essência. Não adianta forçar para que nos tornemos algo que não vai contra nossos talentos naturais.
A ideia é conhecer a si mesmo cada vez mais e melhorar aquilo em que já temos uma facilidade natural. É preciso descobrir sua identidade, suas forças e exercitá-las ao máximo. Isso o tornará não só um profissional de excelência, como ainda fará de você uma pessoa extraordinária!

Dicas para otimizar seu treino:

Foco no seu objetivo!

É muito fácil desistir, principalmente no início. Porém, ao cultivar o hábito de lembrar todos os dias dos seus objetivos perceberá que qualquer sacrifício chega a ser insignificante diante daquilo que você realmente quer.

Não ignore seus valores.

obi-wan

Todos somos guiados por valores que julgamos como sendo os mais importante para nós. Eles são diferentes para cada pessoa e cabe a você perceber quais são os seus. Tentar ignorar seus valores é o caminho mais rápido para o fracasso. Nenhum treino no mundo será capaz de torná-lo um mestre em algo que vai contra seus valores.

Divirta-se durante os aprendizados.

dancing stormtroopers

Eu não gosto de academia. Por muito tempo eu considerei um martírio ter que fazer exercícios físicos. Até o momento em que eu descobri o poder de uma excelente trilha sonora. Agora eu me divirto tanto ouvindo músicas animadas que às vezes nem percebo o tempo passando. Como cantava Mary Poppins: “uma colher de açúcar ajuda a engolir o remédio.” Experimente encontrar elementos divertidos enquanto estiver treinando (seja sua mente ou corpo).

Encontre parceiros para treinar com você.

stormtroopers

Tudo fica mais divertido quando estamos com os amigos. Além disso, conversar é uma excelente forma de estimular a mente e gerar insights extraordinários. Sem contar que, ao compartilhar as dores do treino, os amigos acabam tornando-se guardiões. Dessa forma, um está sempre estimulando o outro a continuar.
É muito gostoso acompanhar a evolução de alguém de quem gostamos. Convide um amigo para treinar com você!

 Ganhe tempo para treinar e tornar-se um mestre!e-book sobre saúde produtiva