O brasileiro se acostumou, nos últimos anos, a uma situação ligeiramente confortável – e ilusória – no mercado de trabalho. Era comum ver o jovem profissional pulando de empresa em empresa, sem preocupação com a carreira. Existia uma ilusão de que se poderia, a qualquer momento, se recolocar no mercado e tudo estaria bem.
Essa realidade (se é que um dia foi sustentável) não existe mais. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o desemprego em julho, no país, pode ter chegado a 7% e o salário médio de admissão caiu 2% em junho. O resultado é o segundo pior em 11 anos.
Em tempos de crise a receita das empresas não é nenhum segredo
É preciso focar em produtividade, com profissionais que dão resultado. Cortar o que é supérfluo é o essencial, inclusive no que se refere a recursos humanos.
Como então sobreviver a esse momento nebuloso no mercado, seja você um profissional de uma empresa ou liberal? Não há uma formula mágica, mas a manutenção do profissional no mercado também não é golpe de sorte. É preciso reunir as qualidades exigidas, ter um propósito e muita disciplina.
Portanto, para ser produtivo e obter sucesso, é preciso organizar seu tempo. Isso é uma questão, claro, de atitude, mas também é possível ser auxiliado por técnicas e por planejamento. É aconselhável, por exemplo, se fazer um “GPS semanal”. É um planejamento relativamente simples que vai te dar uma direção para as realizações de cada semana e garantir que o final do mês seja comemorado com conquistas, ao invés do desespero em busca das metas que não foram atingidas. Portanto, basta o profissional determinar quais são três metas que ele tem para uma semana. É importante, no entanto, entender que meta é pautada em resultados o que a faz bem diferente de tarefas ou atividades corriqueiras.
John Wooden, técnico de basquete e escritor do livro “A pirâmide do Sucesso” disse certa vez: “Jamais confunda atividade com realização!” Realização é fazer algo pelo qual você se concretize e se realize, que faça valer a pena cada dia e isso vai além de tarefas corriqueiras.
Be SMART!
Para construir uma meta é necessário lembrar da fórmula “SMART”, ou seja, específica, Mensurável, atingível, relevante e Temporal. Portanto, meta precisa ter prazo para realização e ser focada em resultados. Ela precisa ser mensurável (o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado), alcançável (para não gerar desânimo ou desistência), e relevante (que te motive a pagar o preço para realizar).
Vale lembrar também que gestão do tempo não significa abraçar o mundo. É preciso fazer escolhas, renunciar a algumas coisas e abrir mão de outras. Primeiro é preciso focar no mais importante. Pode até parecer algo repetitivo, mas é preciso ter a disciplina de colocar o planejamento em prática e vai ser gritante o resultado.
Por último, é importante ressaltar que o segredo para o grande é o pequeno. Às vezes a gente fica focando em grandes transformações e isso nos impede de agir. Especialistas em comportamento afirmam que 5% do que você decide mudar no pensamento ou na atitude, pode se transformar em 95% de resultado em sua vida.
Sucesso, já é hora de começar.