A dúvida de como contar uma história pode ser encarada como uma forma de entreter uma criança e não necessariamente estar ligada ao mundo dos negócios.

No entanto, a capacidade de criar uma identificação a partir da inclusão de uma boa história ou várias boas histórias em palestras ou apresentações é bastante útil. Isso porque você consegue atrair a atenção do público para transmitir uma mensagem de maneira memorável e toca intimamente a sua audiência.

Afinal, você pode possuir conceitos e mensagens de altíssimo nível para compartilhar com as pessoas a sua volta. Todavia, se não tiver ferramentas e a dinâmica adequada para isso, o impacto será muito menor.

Já que a sua plateia pode se transformar em cadeiras vazias ou espectadores desinteressados em poucos minutos. A sua oratória ainda pode não ser tão inspiradora. Tudo bem, a comunicação de muitos empreendedores e profissionais de sucesso também não inspiradora no início.

Simplesmente, o desafio é encontrar a sua voz, desenvolver a sua capacidade e descobrir histórias para contar em palestras que sejam capazes de mexer com as outras pessoas que te existem.

Com tantas opções de entretenimento e conhecimento nos dias de hoje, é indispensável buscar por esse diferencial ao focar no seu público-alvo para não ser somente mais um. Por isso, saber como contar uma história é tão importante, diria até que é uma verdadeira arte.

Como Contar uma história x storytelling

Basicamente, os dois conceitos se misturam. Uma vez que Storytelling é a arte de contar e/ou ajustar narrativas com fatores bem específicos. Ou seja, a história deve conter início, meio e fim com o intuito de repassar uma mensagem que se conecta emocionalmente a alguém.

E é, justamente, essa capacidade que uma pessoa deseja adquirir para inserir histórias em palestras para atingir alguns objetivos pessoais e profissionais.

Ao contar uma história de qualidade, você assegura que está lidando com uma material diferenciado. Ainda que seja um assunto bastante falado ou domínio comum, a sua forma de contar fará dele algo único.

Todo mundo pode acessar ao conteúdo que bem entender com alguns cliques e acesso a internet nos dias de hoje. Por isso, o contador de histórias deve conduzir o seu público por uma verdadeira jornada.

Independentemente do material abordado na sua apresentação, no momento de contar histórias, dá para realizar um trabalho único, podemos utilizar tópicos estruturados e amarrando bem as ideias.

Quando você prioriza a experiência e desenvolve um material imersivo, possui o que é indispensável para saber como contar uma história que gere identificação ao seu público-alvo.

Histórias em palestras que causam identificação

Na sua infância, você tinha o costume de ouvir ou ler histórias? Se a resposta for positiva, então, você deve lembrar de muitas delas. Uma história de qualidade deve estar conectada com o público ouvindo, chamando a atenção dele e despertando a sua identificação com o que está sendo apresentado.

Alguém que tenha a capacidade de reproduzir essa sensação em um auditório é ainda mais eficiente, porque faz com que a sua audiência se imagine exatamente na mesma situação.

como contar uma história em palestras

Ou seja, o ouvinte se sentirá vivendo tudo o que está sendo contado na própria pele, tocado pela mensagem e impactado pelos desafios relatados ao longo do caminho.

Além dessa identificação, as histórias em palestras também podem emocionar a sua audiência. Afinal, a comunicação entre as pessoas é realizada desde que o mundo é mundo. Portanto, as histórias já eram passadas de geração em geração antes mesmo da criação da escrita.

Portanto, pode ficar muito mais simples repassar uma mensagem poderosa se ela estiver vinculada a uma história que emociona e causa essa identificação.

Como contar uma história publicamente?

O resultado de uma história bem contada pode ser incrível em todos os aspectos. Mas, como contar a história de sua vida ou alguma passagem e alcançar tamanho impacto?

Há um ditado popular que fala que “toda jornada de 200 quilômetros começa com um primeiro passo”. E, como dito anteriormente, os especialistas nos mais variados assuntos iniciaram e evoluíram a partir de um ponto.

E, por que esse não pode ser o seu? Confira algumas dicas para ajudar nesse processo para encontrar as histórias contar em uma palestra.

Pausas

Realize pequenos intervalos de três ou quatro segundos. Deste modo, você oportuniza que o seu público tenha algum tempo para digerir e pensar sobre tudo ao que foi dito. E, simultaneamente, você consegue respirar e organizar o que deve dizer em seguida.

Quem está iniciando agora pode se beneficiar ao apostar na montagem de um roteiro com esses pequenos “respiros”. Inclua todos essas paralisações e se prepare já levando isso em consideração.

Jornada do herói

Você pode não ter ouvido falar da estrutura da Jornada do Herói, mas provavelmente já assistiu algum filme feito a partir dela. Basicamente, a pessoa escolhida recebe um chamado para abandonar a sua casa.

Em seguida, ele começa a se arriscar em uma trajetória desafiadora, desconhecida e complicada. Quando retorna para o seu lar, o herói adquiriu uma valiosa bagagem, muito aprendizado e é uma pessoa totalmente diferente.

Conseguiu associar a algum personagem? O filme Matrix revolucionou o cinema tecnicamente, mas é uma jornada clássica do herói. Ou voltando aos contos infantis, Harry Potter é esse personagem escolhido. Veja outro exemplo no artigo “O que O Pequeno Príncipe tem a nos ensinar sobre hierarquias empresariais”

E por que você não pode aplicar esses exemplos a sua própria jornada? Pense como seria a sua narrativa a partir desse contexto. Assim, a sua apresentação ganhará um tom muito mais emotivo e diferenciado.

Treinos e preparação

O tempo tem muito a ver com o tamanho da apresentação. Por exemplo, uma palestra de cerca de uma hora pode exigir um texto de aproximadamente 10 mil palavras. Parece muito, não é?

Todavia, esse cuidado é indispensável para que você não se alongue ou encurte demais. Após definir essa quantia, é preciso separar a apresentação em tópicos breves para que possa lembrar de tudo o que tem a dizer apenas olhando essa chamadas.

Neste caso, o treino é indispensável tanto para que possa ajustar o tempo quanto para não se perder no discurso.

Uma última dica é cronometrar ou gravar um dos seus ensaios. Com esse simples exercício, você consegue ganhar segurança para tudo de acordo com o planejamento.

Interação com o público

A sua interação com o público não deve ser apenas na hora de montar uma mensagem que gere identificação com o seu público-alvo. É preciso se comunicar durante a sua apresentação também.

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Seja capaz de gerenciar conflitos, escute e responda perguntas de maneira honesta e esclarecedora. E evite palavras técnicas demais, afinal, a sua audiência necessita compreender tudo o que está dizendo.

Recursos visuais

Como contar uma história também passa por sua apresentação. Todo mundo se sente mais ansioso ao receber um presente bem embrulhado, não é?

Por isso, os recursos visuais ajudam nesse processo de identificação e convencimento do seu público. Já que esses elementos podem ser úteis para a memorização e interação com o público.

De qualquer maneira, o equilíbrio é a melhor pedida para esses itens. Já que você não quer que seus efeitos sejam mais interessantes do que tem a dizer, não é?

O fato é que desenvolver uma boa apresentação com uma história impactante demanda esforço, prática e conhecimento. E, consequentemente, a experiência também se torna um recurso valioso para conquistar e encantar as suas plateias.

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