O trabalho em grupo todos os dias pode ser desgastante. Especialmente quando a equipe não está muito entrosada. Muitas vezes observamos situações desagradáveis nas empresas que poderiam ser evitadas se os colaboradores simplesmente se relacionassem melhor. Pensando nisso, os setores de RH começaram a trabalhar um formato que permite melhor interação criando um senso de equipe entre as pessoas: as dinâmicas de motivação!
No Instituto Deândhela, constantemente realizamos dinâmicas motivacionais que nos servem como ferramentas para melhorar relacionamentos entre os colaboradores e, consequentemente, engajamento com os resultados. Uma equipe motivada é muito mais produtiva.
Quem já assistiu nossos cursos, treinamentos e eventos já viu que fazemos várias dessas dinâmicas, que fazemos também entre os membros de nossa própria equipe. Elas não somente permitem o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais leve e colaborativo, como também transformam relações de trabalho em laços de verdadeira amizade.
Dinâmicas de motivação:
1. Dinâmica de gratidão
Numa rodada de elogios você não vai precisar de materiais e é bem simples de ser realizada. Dentre as variações possíveis, a mais comum é, uns 5 ou 10 minutos antes de iniciar o expediente, reunir toda a equipe (ou departamento, caso a empresa seja muito grande) em uma roda. Cada participante faz três elogios a um colega ou para equipe toda.
A rodada de gratidão funciona exatamente da mesma maneira, mas ao invés de compartilhar elogios aos colegas, compartilha-se razões pelas quais cada um é grato por estar trabalhando naquela empresa, projeto ou time.
Enquanto no primeiro encorajamos laços entre a pessoa que elogia e a pessoa elogiada, no segundo ajudamos na criação do próprio espírito de equipe, já que a qualidade não é atribuída a um, mas a todos. Essas dinâmicas visam assim aumentar a confiança entre os membros de equipe e criar um ambiente em que todos se sintam seguros e à vontade.
2. Mural de elogios ou gratidão ou insights
Empresas que possuem quadros de avisos podem estimular que, em uma semana do mês, todos os colaboradores preguem recados, como um elogio para colega de trabalho. O mesmo pode ser feito para sobre gratidão ou ideias para melhorar o desempenho do time.
Às vezes fica difícil distinguir as três categorias. Os motivos de gratidão e elogios focam nas relações interpessoais, mas o insight tem a ver com ideias para melhorar algum elemento organizacional (seja aumentar resultados ou até mesmo criar um clima agradável de trabalho). Por isso deve fica a cargo da liderança escolher qual tipo de mural usar para atender aos objetivos que se deseja almejar.
É importante ressaltar que esse tipo de dinâmica motivacional só pode ser aplicada em empresas onde os colaboradores possuem maturidade e profissionalismo, não confundido com um espaço para fazer “piadas” anônimas contra colegas. Ao mesmo tempo, ela permite que os membros mais tímidos se expressem de forma anônima e, assim, interajam mais naturalmente com a equipe.
3. Contando uma história de aprendizado
Todos temos histórias para contar. E todos aprendemos com as experiências vividas. Reúna a equipe e escolha 3 ou 4 membros para que eles compartilhem com todos algum momento que tenham vivido e aprendido algo. Podem ser histórias pessoais ou profissionais, desde que sejam motivo de reflexão para os outros presentes.
Além de estimular o aprendizado por meio de exemplos, essa dinâmica permite que as pessoas se escutem mais e melhor, ao mesmo tempo que ajuda a entender um pouco mais sobre o outro. Vale a pena experimentar!
No vídeo abaixo, eu conto como superei o medo de receber não mesmo trabalhando na área de vendas:
4. Imagem e ação
Talvez a sua empresa não disponha de um quadro em que vocês possam desenhar ou folhas de jornal para fazer origami, mas todos nós somos capazes de fazer mímicas! Escolha uma das categorias abaixo:
- Animal (cachorro, galinha, macaco, tartaruga, …)
- Objeto (apagador, giz, computador, grampeador, …)
- Ação (capinar um lote, vender, andar à cavalo, pular corda, …)
- Filmes, livros ou músicas (Morro dos Ventos Uivantes, A Laranja Mecânica, All The Single Ladies, …)
Escreva em vários papéis elementos relacionados à categoria escolhida, dobre-os e coloque-os em uma caixa. Agora, escreva os nomes de todos os membros da equipe em vários papéis pequenos, dobre-os e coloque-os em outra caixa.
Uma pessoa começa a dinâmica escolhendo um papel da caixa de temas. Ela irá desenhar ou fazer a mímica correspondente ao papel escolhido e todos tentam adivinhar o que foi. Quando alguém acertar, essa pessoa escolhe um nome da outra caixa e assim prossegue a dinâmica.
O objetivo aqui é descontrair a equipe e criar espaço de interação não competitivo entre as pessoas. O outro lado positivo dessa dinâmico de grupo é que o riso é uma das melhores formas de se relacionar: afinal, não é à toa que dizem que rir é o melhor remédio.
5. Dando as mãos
Essa é uma das dinâmicas para confraternização. O objetivo é integrar o grupo e desenvolver habilidade de trabalho em equipe. Basta seguir as seguintes etapas:
- Desenhe um círculo ou quadrado no chão com fita crepe (antes que todos entrem no local);
- Todos os membros da equipe formam uma roda e dão as mãos;
- É necessário que cada um memorize quem é seu par da direita e quem é o par da esquerda;
- Todos soltam as mãos e começam a circular pelo ambiente;
- Peça para que todos entrem na área desenhada no chão;
- Peça que todos segurem as mãos de seus pares originais;
- Agora todos devem tentar voltar a formar um círculo, mas sem soltar as mãos!
Essa divertida dinâmica funciona melhor com grupos de 10 a 20 pessoas. Ela exige bastante tempo para formar o círculo e por isso, recomendo usa-la durante uma confraternização ou ao final do expediente (se todos estiverem de acordo). O seu propósito fica claro no final: para alcançarmos uma meta, precisamos que todos trabalhem juntos — todos precisam dar as mãos.
6.Dinâmica da Ilha do Tesouro
Essa dinâmica serve para mostrar a importância do trabalho em equipe para alcançar um resultado em comum.
Para executá-la, você vai precisar de uma caixa de bombom e folhas de jornal. Em seguida, forme pares entre os colaboradores.
Em uma das extremidades da sala coloque a caixa de chocolates em cima de uma folha de jornal. No outro lado da sala, coloque cada dupla sobre uma folha de jornal.
O objetivo dos participantes é atravessar a sala e chegar até o tesouro, no caso, os chocolates. Contudo, o desafio é fazer isso sem colocar os pés fora do jornal ou rasgá-lo. Quem encostar-se ao chão de propósito deve ser eliminado.
Uma das maneiras que as duplas podem fazer para cumprir essa missão é colaborar com outros pares, subindo no mesmo jornal e alternando as folhas, por exemplo, assim de passo em passo, chegarão até o grande tesouro. Caso as duas duplas cheguem juntas, divida esse delicioso prêmio entre elas.
7. Dinâmica da caixa dinâmica
Peça a todos que escrevam anonimamente em um papel a resposta para a seguinte pergunta:
Qual o maior desafio de trabalhar nesta equipe/empresa?
O facilitador irá passar a caixa para que todos depositem as suas respostas. Então, peça a todos que escrevam anonimamente em um papel a resposta para esta pergunta:
Qual é a melhor coisa a respeito de trabalhar nesta equipe/empresa?
As respostas devem ser colocadas em outra caixa. Em seguida, o facilitador da dinâmica seleciona um papel da caixa dos desafios e lê a resposta em voz alta. Todos os membros da equipe analisam a resposta de forma honesta e devem responder o que deve ser feito por todos para resolver essa situação.
Depois, o facilitador seleciona uma resposta da segunda caixa e lê em voz alta. Todos os membros da equipe analisam a resposta e devem propor formas de melhorar ainda mais esse aspecto da empresa. Com cada uma dessas perguntas e respostas inseridas nas duas caixas, a equipe percebe o mais evidente da dinâmica: que a própria empresa é feita de desafios e vitórias!
8. Dinâmica da teia de conhecimento ou Dinâmica do Barbante
Para essa dinâmica você precisará de um rolo de barbante. Junte a equipe em um círculo. Segure o rolo de barbante e diga porque gosta de trabalhar e/ou estar com outra pessoa da equipe. Em seguida, segure a ponta do barbante e jogue o rolo para a pessoa sobre quem você falou (escolha alguém que não esteja diretamente ao seu lado). A dinâmica segue dessa maneira até que todos tenham sido elogiados.
Ao final, o barbante formará uma “teia” que une todos por meio de um sentimento bom, uma sensação de amizade na qual todos se sentem valorizados. É melhor realizada em grupos grandes, e mesmo até 30 pessoas!
9. Dinâmica do balão
Reúna a equipe em um espaço grande, livre de obstáculos. Entregue um balão a cada pessoa e instrua-os a enchê-lo. Em seguida, entregue um palito de dentes para cada pessoa e diga a eles as seguintes palavras:
“Salve o seu balão. Dentro de 5 minutos, quem ainda estiver com o balão ganhará um prêmio.”
Cronometre o tempo e espere. Todos irão tentar estourar o balão alheio. Antes de entregar o prêmio, pergunte a eles:
“Qual foi a instrução que vocês receberam?”
“Em algum momento eu disse “agridam o balão do outro”? Pois então… A vida tem dessas coisas. Às vezes achamos que para atingir nossos objetivos, precisamos atrapalhar o objetivo do nosso colega. Se todos tivéssemos nos preocupado apenas em salvar o próprio balão, todos teríamos ganhado um prêmio.”
Essa é uma das melhores dinâmicas com balões que existe pois estimula a reflexão acerca de nossas ações. A mensagem principal é que, a verdadeira vitória ocorre quando todos vivemos harmoniosamente no mesmo espaço, colaborando uns com os outros.
Isso é uma equipe: balões soltos ao ar, ligados por uma teia de histórias, amizade, gratidão e valiosos insights.
10. Dinâmica da Ilha Deserta
Essa dinâmica visa identificar como está o relacionamento interpessoal entre os colaboradores, servindo como uma ferramenta de avaliação do clima organizacional.
Para realizá-la você irá utilizar lápis, folhas de papel em branco e envelopes. Nesses envelopes coloque as perguntas:
- Com quem do grupo você gostaria de estar caso estivesse perdido numa ilha deserta? Por quê?
- Qual colega você escolheria para te ajudar a realizar um evento importante? Por quê?
- Se você ganhasse um cruzeiro com direito a 3 acompanhantes, quais colegas você levaria contigo? Por quê?
Em seguida, distribua os envelopes com as perguntas e peça para os colaboradores responderem sem que o colega veja as respostas, informe também que não é preciso assinar a folha e que o que foi escrito será confidencial.
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