O Valor do Comprometimento

Foco é a palavra da moda e uma necessidade inegociável no mercado de trabalho dos dias atuais.

Quem vai fazer uma cirurgia, por mais simples que ela seja, espera que a equipe médica esteja completamente concentrada na ação que está sendo realizada. Dificilmente alguém confiaria em um médico que, no meio do procedimento, ficasse alternando o trabalho com as redes sociais e postagens na internet.

Da mesma forma, quem pega um táxi ou um ônibus, para se deslocar a algum lugar da cidade, quer atenção plena do motorista ao trânsito e ao percurso.

Quem contrata um buffet para uma festa espera dedicação e presteza dos garçons para servir os convidados.

Enfim, quando procuramos um serviço, todos nós desejamos o máximo de atenção e cuidado do responsável por prestá-lo.

Por que então deveríamos negligenciar o nosso trabalho com distrações? Assim como nós, aqueles que nos pagam, ou que esperam o melhor do serviço que prestamos, merecem toda a nossa atenção.

Toda empresa quer ter profissionais mais focados. Reuniões mais focadas. Líderes mais focados! Afinal, este foco está relacionado à otimização do tempo e, consequentemente, a uma boa produtividade.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

CTA - E-Book Gestão de tempo

Como otimizar seu tempo?

Uma pesquisa recente da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que só 2,5% das pessoas são capazes de realizar, sem prejuízo, mais de uma tarefa por vez.  São os chamados supertaskers.

Portanto, a não ser que você seja um ser humano extremamente raro, é bem possível que esteja nos 97,5% restantes. Portanto, se quiser ter sucesso e realizar algo com excelência, precisa de foco.

É evidente que a exigência do foco contínuo parece impossível de ser cumprida nos dias atuais, com uma infinidade de distrações ao alcance de um clique, sobretudo para quem trabalha em atividades que exigem a utilização da internet, como em escritórios.

É preciso, portanto, muito comprometimento, uma decisão firme nesse sentido. Algumas dicas podem ajudar a resistir às tentações, como desligar as notificações do seu celular enquanto trabalha, ou evitar abrir muitas guias no navegador ao utilizar a internet. Mas a principal dica remete ao início desse texto.

Precisamos nos comprometer a realizar o trabalho que gostaríamos que fosse prestado pelos nossos colaboradores. Para que possamos exigir isso, sem hipocrisia, temos que começar por nós mesmos. Que tal mudar de atitude a partir de agora?