A palavra procrastinação é difícil e nem sempre conhecida por todos. Essa prática, entretanto, está presente na vida de grande parte das pessoas, sobretudo no mercado de trabalho. Trata-se do hábito de adiar tarefas, que tem se constituído como um dos maiores inimigos da produtividade nas empresas nos dias atuais.

Uma pesquisa da consultoria Triad PS, de São Paulo, publicada pela Revista Época em 2014, apontou que até 70% dos brasileiros adiam a realização de tarefas no seu dia a dia. Nos Estados Unidos, segundo levantamento da psicóloga Patricia Sommers, da Universidade do Texas, mais de 70% dos estudantes procrastinam tarefas, sendo que cerca de 20% fazem isso de forma preocupante.

O grande problema está, no entanto, não na procrastinação em si. O fator preocupante é o adiamento de atividades que são essenciais para o nosso trabalho, estudo ou para o nosso futuro. Além disso, muitas vezes, a procrastinação de pequenas coisas do dia a dia nos faz entrar em um círculo vicioso capaz de nos cegar para várias pendências fundamentais.

Tentar adiar algo supérfluo, que nos entedia ou nos faz mal é natural até certo ponto.

O problema é fazer disso um hábito e não ser mais capaz de realizar nada. Isso se deve ao simples fato de não ter disposição para dar o primeiro passo.

Eliminar completamente a procrastinação de nossas vidas talvez não seja algo possível, sobretudo para quem já se tornou “escravo dela”. Alguns estudos chegar a indicar que ela é inerente ao ser humano! No entanto, é necessário combatê-la, principalmente quando se tem planos e sonhos a realizar. Isso demanda uma decisão firme, esforço e comprometimento.

Trata-se de escolher que rumo quer se seguir na vida e trabalhar para isso.

Vale destacar, por fim, que nenhuma dica será suficiente para eliminar a procrastinação de nossas vidas se não houver uma resolução firme por parte da pessoa afetada.

Isso vale para qualquer ação que desejamos tomar com o objetivo de mudar nosso comportamento frente ao mundo. Como bem já disse a poetisa goiana Cora Coralina:

“No caminho incerto da vida, o mais importante é o decidir”.

A arte de adiar as coisas certas

Procrastinar não precisar ser sinônimo de atrasar sua vida. Em alguns casos, adiar tarefas pode te poupar dores de cabeça e ajudar a criar hábitos! Um exemplo que eu adoro é a dieta. Há pouco tempo decidi que iria passar um determinado tempo sem consumir doces. O problema é que eu amo doces. Chocolate é quase que um item constante no meu “kit de sobrevivência”. Em função disso, é muito natural para mim sentir vontade de comer doces.

Sabe como tenho feito para conseguir seguir a minha dieta? Sempre que eu tenho essa vontade, eu penso “daqui a pouco eu como”. E, como a atenção humana é facilmente distraída, isso me ajuda a esquecer que eu queria furar a dieta há alguns instantes.

O mesmo vale para executar outras atividades. Quando estou no meio de uma tarefa importante (montando uma palestra sobre Gestão do Tempo, por exemplo), e de repente eu penso em checar minhas mensagens no telefone, ou verificar os meus e-mails… Nestes momentos, eu me impeço de pegar o telefone e digo a mim mesma “agorinha eu olho. Vou apenas terminar este slide primeiro”.

É assim, adiando as pequenas coisas que parecem sem importância, que eu tenho conseguido melhorar os meus resultados e ter cada vez mais foco naquilo que importa.

Que tal você experimentar fazer isso também? Depois me conta os resultados!

Se você quiser aprender mais sobre técnicas para aumentar o seu foco e utilizar a procrastinação ao seu favor, este ebook pode ser ótimo para você! Espero que goste.

*Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance.