O brasileiro se acostumou, nos últimos anos, a uma situação ligeiramente confortável – e ilusória – no mercado de trabalho. Era comum ver o jovem profissional pulando de empresa em empresa, sem preocupação com a carreira. Existia uma ilusão de que se poderia, a qualquer momento, se recolocar no mercado e tudo estaria bem.

Essa realidade (se é que um dia foi sustentável) não existe mais. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o desemprego em julho, no país, pode ter chegado a 7% e o salário médio de admissão caiu 2% em junho. O resultado é o segundo pior em 11 anos.

Em tempos de crise a receita das empresas não é nenhum segredo

É preciso focar em produtividade, com profissionais que dão resultado. Cortar o que é supérfluo é o essencial, inclusive no que se refere a recursos humanos.

Como então sobreviver a esse momento nebuloso no mercado, seja você um profissional de uma empresa ou liberal? Não há uma formula mágica, mas a manutenção do profissional no mercado também não é golpe de sorte. É preciso reunir as qualidades exigidas, ter um propósito e muita disciplina.

Portanto, para ser produtivo e obter sucesso, é preciso organizar seu tempo. Isso é uma questão, claro, de atitude, mas também é possível ser auxiliado por técnicas e por planejamento. É aconselhável, por exemplo, se fazer um “GPS semanal”. É um planejamento relativamente simples que vai te dar uma direção para as realizações de cada semana e garantir que o final do mês seja comemorado com conquistas, ao invés do desespero em busca das metas que não foram atingidas. Portanto, basta o profissional determinar quais são três metas que ele tem para uma semana. É importante, no entanto, entender que meta é pautada em resultados o que a faz bem diferente de tarefas ou atividades corriqueiras.

John Wooden, técnico de basquete e escritor do livro “A pirâmide do Sucesso” disse certa vez: “Jamais confunda atividade com realização!” Realização é fazer algo pelo qual você se concretize e se realize, que faça valer a pena cada dia e isso vai além de tarefas corriqueiras.

Be SMART!

Para construir uma meta é necessário lembrar da fórmula “SMART”, ou seja, específica, Mensurável, atingível, relevante e Temporal. Portanto, meta precisa ter prazo para realização e ser focada em resultados. Ela precisa ser mensurável (o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado), alcançável (para não gerar desânimo ou desistência), e relevante (que te motive a pagar o preço para realizar).

Um bom profissional sabe como estabelecer uma meta SMART
Um bom profissional sabe como estabelecer uma meta SMART

Vale lembrar também que gestão do tempo não significa abraçar o mundo. É preciso fazer escolhas, renunciar a algumas coisas e abrir mão de outras. Primeiro é preciso focar no mais importante. Pode até parecer algo repetitivo, mas é preciso ter a disciplina de colocar o planejamento em prática e vai ser gritante o resultado.

Por último, é importante ressaltar que o segredo para o grande é o pequeno. Às vezes a gente fica focando em grandes transformações e isso nos impede de agir. Especialistas em comportamento afirmam que 5% do que você decide mudar no pensamento ou na atitude, pode se transformar em 95% de resultado em sua vida.

Sucesso, já é hora de começar.