É comum, quando somos jovens, procrastinarmos muitos desejos e sonhos.

Tem-se a certeza de que ainda teremos muito tempo de vida pela frente para que eles se realizem.

O problema é que não temos a garantia de que esse tempo nos será dado. A vida, infelizmente, é imprevisível. E também não temos certeza de que, mesmo vivendo muito, teremos disposição e condições de alcançar o que pretendemos.

Não há solução para o passado, a não ser o aprendizado para que não cometamos os mesmos erros, assim como não há certezas no futuro, a não ser a de que ele será reflexo do que fazemos para planejá-lo.

Portanto, o único momento sobre o qual temos controle é o presente, no qual residem as nossas escolhas. Há um ditado indiano que diz:

“Não há solução para o nascimento e a morte, a não ser usufruir do intervalo”.

Isso explicita muito bem que devemos centrar nossa atenção em cada um dos momentos diários. São eles que fazem diferença em nossa vida e nos garantirão tranquilidade em um desejado amanhã.

Pequenas escolhas diárias, como alimentar-se e dormir bem e organizar a rotina são fatores determinantes para uma vida tranquila. Seja no tempo presente, seja no futuro que nos for reservado. Se não nos preocuparmos com isso, estaremos comprometendo a nossa qualidade de vida… E não poderemos voltar atrás nessas escolhas, restando-nos lidar com as consequências.

Planejar o seu dia, garantindo tempo para o estudo, o foco na carreira e a organização do lar, por exemplo, não significa necessariamente abrir mão dos momentos de lazer, tão fundamentais na vida. A partir do momento em que nos habituamos a uma rotina organizada, percebemos que sobra muito tempo para o descanso.

Organizar a nossa vida é uma decisão que precisamos tomar a cada dia, pois o nosso tempo é finito, e podemos nos ver, ao fim da vida, com a frustração de não termos realizado nada do que sonhamos, simplesmente por procrastinar.

Portanto, comece a planeje sua vida agora

Planeje seu dia de modo que consiga dedicar tempo a cada área da sua vida que considera importante.

Você fará algo em prol da sua saúde, do seu lazer, da sua família, do seu trabalho, da espiritualidade e do seu propósito de vida.

Grande parte das pessoas de sucesso dedica muito tempo aos seus propósitos, mas também tem hobbies, que lhe garantem uma “fuga” necessária.

O nosso passado nada mais é do que a lembrança do presente que vivemos e, se no futuro quisermos que essas lembranças sejam boas, cabe a nós trabalhar por isso. A vida é agora.

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

Gostaria de participar de um treinamento sobre Gestão do Tempo? Cadastre-se e receba informações