É comum a gente observar pessoas que acreditam que para mudar a vida é preciso tomar atitudes extremas: mudar de emprego, mudar de casa ou até mesmo de país, parar de vez de comer doces e alimentos gordurosos… A verdade, porém, é que as grandes e verdadeiras transformações na vida ocorrem por meio de pequenas mudanças na forma de pensar e de agir.

Você já percebeu que dietas radicais funcionam somente por um tempo? Além de perigosas para a saúde, elas geralmente causam o famoso “efeito sanfona”. Ou seja, a pessoa emagrece e depois engorda tudo novamente. Não há consistência nos resultados e todo o processo gera muita frustração.

Quando, porém, a pessoa realiza um processo de reeducação alimentar acompanhado de um nutricionista, aliado a uma rotina de exercícios físicos recomendados por um personal trainer, percebe-se que, embora seja mais lento, o emagrecimento é real, duradouro e saudável. A sensação que fica é de uma conquista! É uma grande realização.

Isso acontece em todas as áreas da vida… Para que haja uma mudança real, é preciso haver primeiro uma mudança de pensar e de sentir.

De nada adianta ganhar muito dinheiro se não souber gastá-lo de forma inteligente.

É inútil tentar alcançar resultados sem passar por todas as etapas daquele processo.

Esses resultados são frutos de pequenas ações diárias. Se quer emagrecer, é preciso fazer atividades físicas pelo menos meia hora todos os dias. Para tirar notas altas nas provas (sejam elas na escola, na faculdade ou em um concurso público), é essencial estudar um pouco por dia, ao invés de tentar engolir todo o conteúdo na véspera. Se quer ficar rica, o primeiro passo é reduzir todos os gastos que puder. Lembrando que só isso não basta: também é necessário estudar e aprender a investir seu tempo e seu dinheiro de forma assertiva.

O princípio do Trim Tab e as pequenas mudanças

Você sabia que transatlânticos possuem uma peça pequena chamada trim tab? Quando comparada ao tamanho do navio (o maior do mundo tem um comprimento maior que a altura da Torre Eiffel!), ela é quase nada. Mas sua importância é extrema: ela auxilia na navegação da embarcação e pode alterar completamente o curso da viagem. Sem ela, seria muito mais difícil navegar.

Esse princípio se aplica também ao trabalho e à vida.

A partir do momento que você percebe que a única coisa que pode realmente alterar o curso de sua vida são os seus pensamentos, seus sentimentos e as suas atitudes, somente então você se torna capaz de realizar a mudança que você deseja ao mundo.

Foque nos pequenos ajustes porque eles serão o trim tab da sua vida.

“Você é a força criativa em seu trabalho e em sua vida. Não importa qual o seu papel: sua contribuição pode fazer a diferença.” – Stephen Covey.

Quer saber mais sobre o poder das pequenas mudanças? Assista ao vídeo abaixo!