Qualquer pessoa que tenha o sistema operacional Windows instalado no seu computador, smartphone, tablet ou dispositivo móvel conhece o programa PowerPoint. Só que nem todo mundo conhece e sabe explorar todos os recursos oferecidos pelo software na montagem de apresentações PowerPoint criativas.

Desta maneira, profissionais e estudantes dos mais variados nichos perdem chances importantes de valorizar e diferenciar os seus respectivos trabalhos com slides profissionais. Afinal, ao montar uma apresentação, o ideal não é apenas chamar a atenção com o conteúdo na ponta da língua. Mas também impressionar a todos com uma proposta bem definida.

TATCRI_09_apresentacoes_power_point_criativas_2_introducao

Não se trata somente de entender como fazer slides bonitos. Mas também de desenvolver um projeto visual especificamente para gerar impacto. Mas, e as pessoas que não possuam as competências necessárias para fazer toda essa produção? A boa notícia é que há uma série de recursos que podem fazer a diferença na sua próxima apresentação.

Vale salientar que as apresentações PowerPoint criativas ainda podem ser feitas em outras plataformas, atendendo a necessidade de qualquer pessoa a qualquer momento e sem custos. Sendo assim, você pode encontrar uma lista com algumas alternativas gratuitas a seguir! Vamos lá?

Como fazer apresentações PowerPoint criativas?

Prezi

Entre as ferramentas para estabelecer apresentações PowerPoint criativas de maneira gratuita, o Prezi faz com que o usuário desenvolva conteúdos de elevado impacto a partir do conceito adotado pelo aplicativo de vídeo, Zoom. A plataforma adota o mesmo estilo do Google Maps para diminuir e aumentar o tamanho de fotos e textos de modo que gere impacto no público.

Basicamente, o interessado precisa criar uma conta para começar o trabalho. Na próxima fase, é indispensável selecionar um template para o seu material. Sendo que em cada modelo se pode inserir ou eliminar itens de acordo com a sua preferência.

De todas as funções do Prezi, a mais popular é a “Share” que mostra um link para compartilhamento em qualquer local ou para fazer o download para seu computador, celular ou tablet. Mas fique atento, porque ao usar o modo desktop gratuito, não é mais possível alterar o seu material. Isso porque a edição está liberada somente no modo pago.

Emaze

O Emaze é um recurso virtual no qual dá para montar slides profissionais, cheios de elementos para despertar o interesse do seu público-alvo. O principal benefício desse recurso diante dos outros é a possibilidade de fazer todo o trabalho diretamente na nuvem. Oportunizando a edição das apresentações onde e quando bem entender.

A única exigência é que o editor esteja conectado a rede mundial de computadores do seu dispositivo favorito. Então, quem está querendo alterar alguns detalhes nas suas apresentações de trabalho ou estudo a fim de zona de conforto, o Emaze surge como uma opção para dar uma repaginada nos seus trabalhos virtuais.

Slides.com

Como fazer slides bonitos virtualmente também passa pelo Slides.Com. Esse é um site sem custos e que permite que qualquer um possa trabalhar na sua apresentação. Basta fazer um login pelo Facebook ou conta do Google. Após ativar a sua conta, é só iniciar o trabalho com o material desejado.

Afinal, o editor está acessível diretamente do seu navegador. Diferente da maioria dos programas de montagem de slides, não existe a obrigação de fazer download. Sendo assim, todo o conteúdo é arquivado de maneira segura em servidores online, que podem ser acessados a qualquer hora.

TATCRI_09_apresentações_power_point_criativas_3_slides

Além disso, dá para baixar o seu trabalho no formato PDF na sua máquina para salvar ou fazer a impressão. Outra possibilidade é fazer a incorporação da apresentação em sites, blogs e outras plataformas.

Knight Lab

Se você está buscando outras alternativas para apresentação de materiais com mapas e linhas do tempo, o Knight Lab é a solução para a montagem de apresentação de modo gratuito e fácil. Além disso, os slides podem receber figuras, vídeos e outros elementos gráficos.

RawShorts

O RawShort também um ambiente para montagem de apresentações PowerPoint criativas tanto pessoais quanto para negócios. Já que a plataforma intuitivo atende a necessidade de empreendimentos para desenvolver slides profissionais com facilidade e rapidez.

É importante pontuar que o site foi criado para a auxiliar na construção de animações de alta qualidade e gratuitamente.  O Raw Shorts oferece ainda uma linha premium com um acervo com mais modelos para a elaboração de vídeos de altíssimo nível.

Haiku Deck

Para montar as apresentações PowerPoint criativas, o Haiku Deck é um serviço diferenciado, porque se trata de um ambiente para ajudar a organizar o seu fluxo criativo.

Basta escolher um cenário ideal para transmitir as suas mensagens com milhares de imagens de alta resolução gratuitas. Conta ainda com imagens premium da Getty Images.

O Haiku ainda possibilita que o autor adota as suas próprias fotos ou desenvolver gráficos impressionantes. Recheado com fontes diferenciadas, layouts variados e muitos filtros de imagem. E quem não tem muita experiência para a produção de slides tende a se familiarizar rapidamente.

A plataforma também conta com compartilhamento direto para as redes sociais ou email. Sendo que a versão final pode ser vista em qualquer dispositivo conectado a internet.

Infogram

Já o Infogram serve para a criação de conteúdo bem específico, ou seja, contando com mapas, gráficos e infográficos recheados de dados. O ponto de destaque dessa plataforma é que oferece modelos prontos, todavia, nem todas as opções são liberadas gratuitamente.

A plataforma permite a construção de gráficos, mapas e infográficos interativos. Além disso, ela disponibiliza modelos prontos, no entanto, nem todos são gratuitos.

PowToon

Vale salientar que o PowToon também é uma alternativa virtual que tem o intuito de facilitar o desenvolvimento de apresentações PowerPoint criativas e animadas. A plataforma conta com diversos temas e funcionalidades tanto para vídeos ou slides.
Com um painel bastante simplificado e intuitivo, é possível elaborar slides bem informativos com inserção de mensagem em texto, figuras, músicas e outros efeitos especiais.

Canva

Uma pessoa que necessite fazer apresentações PowerPoint criativas, só que não possui competência ou conhecimento em design para esse projeto, deve conhecer o Canva. Essa é a alternativa ideal para diminuir drasticamente a sua dificuldade diante dessa tarefas.

TATCRI_09_apresentações_power_point_criativas_5_Canva

Com um visual muito simples e de navegação facilitada, o Canva disponibiliza desde elementos para as mídias sociais até a produção de slides profissionais. 

Tão importante quanto o design de uma apresentação é que o conteúdo dela seja relevante e inspirador.

Para saber como fazer isso, baixe o nosso [Ebook – O Segredo das Apresentações Inspiradoras]