Provavelmente, você vai se deparar com pessoas manipuladores e perfeccionistas ao longo de sua trajetória. Esse tipo de profissional, embora tenha resultados, costuma ser também bastante complicado de lidar – em especial aqueles que projetam obter um posto de destaque e subir no seu campo de atuação. Mas, saber como manipular pessoas é um diferencial?

O fato é que influenciar, negociar e manipular são estratégias de comunicação diferentes, e que diversos profissionais e gestores almejam possuir e encontrar nos seus colaboradores. Hoje em dia, qualquer pessoa com as capacidades interpessoais bem trabalhadas conseguem despontar no local de trabalho.

No entanto, a influência é relativamente distinta da manipulação, uma vez que a confiança se posiciona como base de qualquer relação. Afinal, ninguém se sente bem ao descobrir que foi manipulado, tanto no setor profissional quanto nos relacionamentos pessoais.

De acordo com os especialistas, a comunicação de qualidade tende a inspirar, gerar valor, respeito e envolvimento. Todavia, esse é um problema que afeta o desempenho de muitos profissionais nos mais variados segmentos.

Além disso, esses efeitos podem ser catastróficas a longo prazo para o indivíduo em questão e o próprio negócio, porque rendem uma atmosfera conflituosa, tensa e de baixa produtividade. Sendo assim, a capacidade de saber como lidar com pessoas manipuladoras faz toda a diferença.

Influência x Manipulação

Quando se realiza a comparação entre a manipulação e a influência, o limite é bastante tênue. Isso porque se alguém usa o artifício de inverdades, esse indivíduo está procurando manipular para influenciar terceiros. A primeira ação é reconhecer quem genuinamente está manipulando a equipe ou um contexto para se sobressair.

Apesar disso, a negociação e a influência contam com características semelhantes, uma vez que os dois indivíduos almejam fechar um acordo e o poder está disperso. Enquanto a manipulação, a pessoa não tem todas informações e, ainda assim, leva os outros a acreditar em fatores que vão lhe favorecer, sem falar abertamente.

Normalmente, um profissional manipulador tem um ego muito forte e distorce as informações para convencer aos outros de fazer o que ele quer. Ou seja, a capacidade de como manipular as pessoas se refere a “persuadir” os outros de modo a ficar com todos os “louros de uma vitória ou objetivo alcançado.

Como manipular pessoas e evitar esse fardo na sua carreira?

Todo mundo vai se deparar com colegas, líderes e parceiros que tentarão lhe convencer de como o seu campo profissional deve ser traçado. Alguns desses “amigos” até vão insistir para que efetue novas experiências e abrace novos caminhos a fim de encontrar a sua grande paixão, enquanto acabarão por subestimar as suas qualidades.

Sem dúvida, conselhos podem ser muito úteis e podem ser bem-vindos quando solicitados. Caso contrário, “essas orientações” podem prejudicar consideravelmente a sua ascensão. Afinal, é necessário acreditar no seu próprio potencial para chegar às suas próprias conclusões.

Porque quanto mais se aprende sobre quais soluções são adequadas para você, menos provável será que outra pessoa lhe atrapalhe de alcançar o que realmente deseja. Entretanto, tudo começa com um simples “não”. 

Então, como identificar as manipulações e escapar dessas armadilhas pelo caminho?

Autoconhecimento

Um dos modos de não se tornar um alvo de manipulação no seu espaço de trabalho é conhecendo a si mesmo. Sendo assim, saber como manipular pessoas e não sofrer o efeito contrário passa por identificar os seus pontos fortes e fracos. Essa é uma maneira de elevar as suas possibilidades de reconhecer um manipulador.

Além de analisar adequadamente a situação em que certo projeto e/ou tarefa foi elaborado (a), você vai compreender até que medida está disposto a se envolver nesse contexto no qual o outro vai sair ganhando.

O fato é que todo mundo já acabou manipulando direta ou indiretamente alguém. Sendo assim, é essencial ter autoconhecimento emocional, empatia e equilíbrio. Uma maneira de se envolver, mesmo quando a outra parte não tem essa disposição, é deixando tudo às claras, sejam contradições ou motivos.

Jogo limpo

Como lidar com pessoas manipuladoras é um verdadeiro exercício de perde e ganha. Especialmente, quando o contato ocorre no ambiente de trabalho. 

Isso acontece porque a principal consequência da manipulação é afetar a confiança de qualquer relação, profissional ou íntima.

No entanto, a confiança serve como principal fator para se obter a influência em uma pessoa ou em uma pessoa. Quando alguém se conscientiza que foi manipulada, a tendência é que esse laço seja afetado e esse indivíduo já não deposite a confiança naturalmente.

TATCRI_07_como_manipular_pessoas_4_jogo_limpo

Por isso, é de vital importância, ao saber como manipular pessoas e não se deixar manipular, é desconsiderar praticamente tudo o que dizem. 

Para especialistas, o poder de comunicação abrange o posicionamento que se deseja, os verdadeiros interesses e a origem do problema.

Neste caso, ao invés de tomar determinadas decisões quase no piloto automático – como ignorar ou se envolver em discussões por não acreditar nesse profissional – deixe clara a sua percepção.

Pergunte e sempre exija que a outra parte tire todas as suas dúvidas. Aceita alguma proposta que seja do interesse deles, mas que também corresponda às suas necessidade. Portanto a proatividade é muito útil ao ter de trabalhar em parcerias com um manipulador.

Negociação

Mesmo que o manipulador seja o seu líder, colaborador, parceiro ou amigo, a negociação ainda é uma das melhores estratégias para não encarar ocasiões vexatórias e até perdas financeiras. 

Tudo depende da maneira com a qual se comunica. Afinal, nem todo mundo sabe lidar bem com um “não” (especialmente os manipuladores).

TATCRI_07_como_manipular_pessoas_5_negociacao.jpg

Como a parte manipuladora costuma pensar somente nas suas prioridades, o ideal é demonstrar o seu lado mais positivo. Esteja aberto a fazer o serviço em outra hora e com disposição para auxiliar no processo.

Vale salientar que a omissão ou a rejeição são estratégias negativas e também impactam o cenário profissional. 

Portanto, tanto em um encontro profissional ou no cotidiano com manipuladores, a negociação também passa por identificar o outro lado.

Aprenda com os erros dos outros para não ser manipulado

Você já ouviu dizer que a “arte imita a vida”? Essa frase é muito verdadeira e, quando assistimos a certos filmes e séries muitas vezes nos pegamos indignados com as atitudes dos personagens. 

Quando o assunto é manipular, há uma infinidade de conteúdos que você pode utilizar para aprender sobre as diferenças entre manipulação e persuasão…

Vou aproveitar o momento e recomendar a você 3 seriados que vão provocar grande reflexão. Além de te ajudar a entender como manipular pessoas pode ser desastroso para a sua vida.

Good Girls (2018)

TATCRI_07_como_manipular_pessoas_6_good_girls

Tudo começa quando três amigas se encontram com profundos problemas financeiros e decidem assaltar um supermercado.

Ao longo da trama percebemos o quanto as personagens vão se afundando cada vez mais numa teia de mentiras e novos crimes. Tudo isso envolvendo as dificuldades naturais da vida de qualquer pessoa: o financiamento, a criação dos filhos, divórcio e traições.

A grande surpresa está em descobrir quem é o verdadeiro vilão e manipulador da história!

Mad Men (2007)

TATCRI_07_como_manipular_pessoas_7_mad_men

A publicidade nos anos de 1960 era um dos negócios mais lucrativos do mundo. Mad Men mostra com autenticidade como foi que os publicitários receberam a fama de serem manipuladores.

A série conta com dilemas morais, dramas domésticos e muitas reviravoltas marcadas pela manipulação dos personagens.

Suits (2011)

TATCRI_07_como_manipular_pessoas_8_suits

Você acha que advogados são manipuladores? Esse é um conceito muito difundido culturalmente, mas que não é uma verdade completa.

Em Suits acompanhamos a jornada de Harvey Specter, um dos maiores advogados de NY, e Mike Ross, seu “estagiário” brilhante que nunca se formou em Direito.

Além dos casos interessantíssimos, a manipulação é parte da forma com que os personagens conquistam suas realizações.

A verdadeira lição

Ainda que sejam conteúdos bastante instigantes, é válido lembrar que todos os personagens enfrentam as consequências de suas ações. E isso reverbera diretamente em seus familiares, amigos e nas pessoas que amam.

Se você quer aprender como inspirar de verdade as pessoas, baixe agora o [EBOOK – O Segredo das Apresentações Inspiradoras]