Ligue: (62) 3095-(Ver Telefone)
Ligue: (62) 3095-7171
Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter
imagem

Como falar bem: um manual para impressionar pessoas

Já aconteceu de você conhecer uma pessoa muito legal que você queria se aproximar, mas não sabia como? Ou então você teve um insight que gostaria de apresentar em uma reunião com a equipe, mas as palavras não saíam? Esses são somente alguns dos desafios diários que podem ser facilmente vencidos se você souber como falar bem.

Existe uma técnica pouco conhecida sobre como impressionar as pessoas…  Trata-se do segredo para a oratória da influência, utilizada por grandes empresários, artistas e figuras carismáticas em todo o mundo.

Então continue lendo para aprender o passo a passo de como falar bem diante das pessoas.

Tenha o que dizer

Ninguém gosta de discursos vazios. Isso é um fato.

Ao sentir que seu tempo está sendo desperdiçado, o público tende a ficar irritado, impaciente. Inclusive, você provavelmente já passou por isso: teve que esperar um longo tempo ouvindo um discurso que era somente um amontoado de frases de efeito, e que no final tinha uma mensagem superficial.

Esse tipo de situação não acontece com quem tem algo importante a dizer. Seja um insight, uma descoberta científica, uma nova teoria, até mesmo uma piada.

como falar bem

Pode ser a sua história.

O mais importante é ter uma mensagem que merece ser compartilhada.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da habilidade argumentativa. Seja nas suas relações pessoais, seja com o objetivo de se destacar profissionalmente, este recurso é essencial para fortalecer a sua fala. Olha só como você pode aplicar isso:

Acontecimento A provocou reação B e isso teve como consequência C

Em meus cursos e palestras, eu costumo contar a história de como me tornei especialista em produtividade:

Eu tinha como objetivo estar no topo do ranking de vendas na faculdade onde eu trabalhava. (Acontecimento A)

Por isso, eu trabalhava até 15 horas por dia. Porém eu continuava sem os resultados que eu gostaria. (Acontecimento B)

Foi então que eu descobri que o segredo para ser mais produtiva é trabalhar de forma mais inteligente, e não trabalhar mais. (Consequência C)

A emoção na fala

Como falar bem vai muito além do português correto e da boa dicção (embora esses elementos também sejam importantes).

Um bom discurso envolve transmitir emoções, gerando conexão com o público por meio da identificação e do rapport.

Aqui também entra a entonação da voz, o corpo em sincronia com a fala, os gestos adequados, a linguagem corporal.

como falar bem - linguagem corporal

O discurso de Nelson Mandela inspirou todo um país a se unir após séculos de segregação racial. Sua força de vontade até hoje é um dos grandes exemplos de combate ao racismo e defesa à democracia.

Mais do que suas palavras, foi a emoção verdadeira de Mandela que o eternizou como símbolo do final do Apartheid.

Também foi a capacidade de transformar sentimentos em palavras que permitiu a Barack Obama se eleger em 2008. A campanha “Yes, we can” ainda reverbera em todo o mundo como a representação de um ideal de poder coletivo para realizar a mudança.

Isso não significa que toda vez que você for conversar você precisa realizar um discurso para mudar a história. Outra dica de como falar bem, é ser sincero e valorizar as suas emoções, utilizando-as a favor do seu discurso.

Ler também ajuda a falar bem

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” – Monteiro Lobato

E o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo tem razão! Diversos estudos já comprovaram a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo, em especial no que tange à comunicação.

como falar bem - leitura

Além de enriquecer o vocabulário, ler estimula a criação de redes neurais, diversifica os conhecimentos e expande a capacidade lógica.

A boa notícia é que toda leitura é válida. Então, mesmo que você não goste de ler livros de ficção, ainda é possível melhorar sua fala estudando artigos, livros técnicos, revistas de negócios…

Fiz uma lista com recomendações para você começar a ler e aprender a falar bem:

Ouça feedbacks

Feedbacks são presentes: eles te auxiliam a enxergar o que você tem feito de certo, e te dão a oportunidade de aperfeiçoar aquilo que ainda não está bom.

Isso significa que você pode aprender a falar bem ao incorporar as dicas e conselhos de um mentor ou de um profissional especializado, como um fonoaudiólogo ou um mestre em oratória e comunicação.

 como falar bem - Feedback

É claro que é preciso fazer um filtro daquilo que é pura crítica de um feedback verdadeiramente construtivo. No vídeo abaixo a aprenda melhor como transformar aprendizados em resultados:

Como falar bem treinando as nuances da voz

O segredo de como falar bem está no treino constante.

Palestrantes, radialistas, cantores, atores, telejornalistas… Todos os grandes profissionais que utilizam da voz como principal ferramenta de trabalho dedicam um horário em seus dias para realizar exercícios vocais e desenvolver os nuances que transmitem uma mensagem além das palavras.

O ideal é, para cada 5 minutos de fala, treinar pelo menos 3 horas.

Como vivemos em um mundo real, onde o tempo é escasso e a maioria das situações acontece no improviso, aí vão duas dicas para implementar na sua rotina e melhorar sua comunicação:

  • Converse sozinho – pode ser no carro, no caminho para o trabalho, no chuveiro, enquanto lava a louça ou faz as atividades da casa. Fale em voz alta. Além de simples, este exercício permite ouvir a si mesmo em uma situação mais “natural” e treinar sua fala em situações cotidianas.

como falar bem - gravando conversas

 

  • Grave estas conversas – sempre que possível, ligue o gravador do seu celular para registrar essas conversas consigo mesmo e ouvi-las no futuro. Isso te permite avaliar a si mesmo de forma mais realista e acompanhar seu progresso.

Quem vai junto chega mais longe

Todo mundo é capaz de aprender qualquer coisa por conta própria. A internet está repleta de conteúdo.

Mas a verdade é que realizar um curso vai te ajudar a acelerar muito este processo Isso porque um bom curso irá estruturar este conteúdo, separando os assuntos verdadeiramente relevantes daqueles que não fazem sentido, além de organizá-los em uma ordem que irá simplificar seu processo de aprendizado.

como falar bem - Inspiratori

O Inspiratori Online é um treinamento em oratória criado pela palestrante internacional Tathiane Deândhela, que aborda as principais habilidades para uma comunicação efetiva:

  • Corpo em sincronismo com a fala;
  • Comunicação eficaz;
  • Como falar bem de improviso;
  • A arte de contar história;
  • A empatia como estratégia para conquistar o público;
  • Ferramentas poderosas para influenciar pessoas;
  • Gerar insights para despontar a inovação.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

  • Eduardo Gomes

    Depois que aprendi linguagem corporal ficou muito mais fácil identificar comportamentos suspeitos que sugerem, medo, mentira, raiva, etc…
    Quer aprender a identificar uma mentira? https://bit.ly/cursonaomintapramim

Fale com consultor