Você sente dificuldade em expressar opiniões e fazer comentários em público? Então olha só alguns exercícios para melhorar a dicção que vão fazer a diferença!

Mas antes, é importante esclarecer alguns pontos.

Começando pelo fato de a comunicação ser um processo que abrange 3 passos principais:

  1. Alguém para emitir uma mensagem, 
  2. Alguém para receber,
  3. E a mensagem em si. 

Porém, essa relação vai muito além de uma simples troca de palavras.

Seu corpo fala

Você conhece a regra de 7-38-55? 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal, essa regra considera que 7% da comunicação tem a ver com o elemento verbal. Ou seja, o conteúdo.

Já 38% se refere ao tom da voz. Sabe quando você lê uma mensagem no WhatsApp e faz uma interpretação considerando um tom?

Às vezes isso acontece por uma pontuação. Também é normal pensar que respostas curtas também estão carregadas de rispidez. Mas nem sempre o que se lê é realmente a intenção de quem escreveu.

Esse é um problema que dificilmente acontece quando a voz é que transmite as palavras. 

Por fim, os últimos 55% são de expressão facial. 

Aquela cara que entrega tudo! Sorriu? Franziu a testa? Torceu o nariz? Tudo isso ajuda a construir a sua comunicação.

Ou seja: pra falar bem, é preciso começar pela sua oratória.

TATCRI_10_exercícios_para_melhorar_a_dicção_2_introdução

Mas afinal, o que é a tal da dicção

Antes de aprender exercícios para melhorar a dicção, é essencial compreender como ela impacta na sua imagem para o restante do mundo.

Pelo dicionário:

“A dicção é um modo de articulação ou pronúncia. É a arte de falar com modulação adequada ao sentido da mensagem, expressão vocal poderosa. E, ainda, uma maneira de se comunicar segundo a conveniência da situação, estilo e linguagem.”

Alguns dos problemas de dicção mais comuns são:

  • Gagueira,
  • Misturar letras, 
  • Esquecer como se pronuncia uma palavra, 
  • Não falar o plural correto, 
  • Adicionar sons de vogais que não existem em mensagens escritas,
  • Não respeitar os sinais de pontuação em discurso.

E não para por aí!

A questão é que essas dificuldades podem acontecer por vários motivos. Falta de confiança, regionalismos, vícios de linguagem…

Tudo isso influencia na hora de se comunicar. A boa notícia é que dá, sim, pra aprender técnicas e exercícios para melhorar a dicção e a oratória.

A dificuldade de se comunicar pode ser o pesadelo para qualquer pessoa, sobretudo, nos dias de hoje. Afinal, a dicção ruim tende a se tornar um obstáculo para a ascensão social e profissional. Descubra seis exercícios para se livrar desse problema!

A dificuldade de se comunicar pode ser o pesadelo para qualquer pessoa, sobretudo, nos dias de hoje. Isso porque tanto a área acadêmica quanto o ambiente corporativo estão valorizando cada vez mais essa competência. Sendo assim, a dicção ruim tende a se tornar um obstáculo para a ascensão social e profissional.

Além disso, esse problema em expressar as suas convicções, os seus anseios e opiniões também pode representar um trauma desde a tenra infância. 

Ainda que a prática de zoar o colega possa ser considerada uma “prática normal entre crianças e adolescentes”, o bullying é um problema sério a curto, médio e longo prazo.

Dicção Ruim

A partir disso, a dicção ruim não se limita mais a uma dificuldade que a pessoa tem no seu dia a dia

mas em uma causa para possíveis inseguranças. Isso porque esse indivíduo terá pouca ou nenhuma coragem para se expressar livremente seja com amigos ou diante de um público maior.

Ou seja, essa pessoa passa a se fechar muito mais, evitar ser o centro das atenções em todos os aspectos e limita as suas possibilidades de crescimento em todos os aspectos. 

E, consequentemente, ela também não procura por ajuda para tentar solucionar essa dificuldade de ser compreendido pelos demais.

Logo, um problema de dicção ruim que poderia ser contornado com o devido suporte, a prática e algumas estratégias específicas se converteu em uma questão muito mais complexa e íntima. 

Por isso, o ideal é buscar por alternativas ao longo da infância e adolescência para qualquer impedimento seja minimizado e até eliminado de uma vez por todas.

O que causa a dicção ruim?

De modo geral, o problema de dicção na fala são bem diversos e também ocorrem por fatores diferentes, podendo ocorrer desde o nascimento, aparecer na infância até em uma etapa mais tardia da vida por causa de algum tipo de acidente ou enfermidade.

Mas, o que é problema de dicção na prática? Esses distúrbios comprometem a capacidade de dizer as palavras de maneira clara. 

Salientando que muita gente que sofre com uma dicção ruim não tem qualquer dificuldade de compreensão ou no raciocínio.

Sendo assim, essas dificuldades podem ter algum vínculo com problemas de voz, abrangendo o timbre, o volume e até a qualidade. Ou seja, alguns desses distúrbios não contam com uma causa conhecida.

Em outras situações, o problema de dicção pode ser oriundo de histórico familiar, como a gagueira ou alguma dificuldade auditiva. 

Além disso, esses casos podem se suceder com o passar do tempo, com trocas nos sons ou ainda começo inesperado ou tardio em função de acidentes ou doenças.

Portanto, o teste de dicção e o seu respectivo tratamento são realizados por profissionais da área de fonoaudiologia, podendo comportar até uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacional, neurologistas, entre outros.

Confira alguns exercícios para melhorar a dicção

De fato, a dicção é a maneira com que uma palavra, frase e mensagem é pronunciada por uma pessoa. 

Obviamente, quanto melhor a articulação, mais fácil a compreensão.

Se uma pessoa fala muito alto ou muito baixo. Ou então se a pronúncia gera confusão entre as palavras. Esses são alguns indícios de que é preciso melhorar a sua comunicação oral. 

Adicione essa página nos seus favoritos!

Porque agora você vai ver uma série de exercícios para melhorar a dicção.

As dicas abaixo podem ser realizadas por qualquer pessoa de modo simples e rápido.

Isso significa que você pode fazer todos eles por conta própria, ou com auxílio de um profissional especializado – em geral, um fonoaudiólogo.

TATCRI_10_exercícios_para_melhorar_a_dicção_3_alguns_exercícios

Articulação fechada

Uma ação muito simples funciona como um dos exercícios para melhorar a dicção no seu cotidiano. A intenção é aprimorar a forma com que você articula a sua fala.

Pensando nisso, a dica é tentar se comunicar com o maxilar mais fechado. 

Experimente escolher um texto e ler em voz alta. O desafio aqui é manter a boca ligeiramente fechada.

Tente mexer só os lábios e a língua nesse treino! 

Para facilitar, faça o exercício em frente a um espelho ou filmando com o celular. Ao fim de tudo, escute a gravação do antes e do depois.

A diferença vai ser grande!

Alternância de tom

Em algum momento da vida, todo mundo vai precisar se apresentar em público. 

Pode ser em um trabalho no colégio ou na faculdade, na defesa do seu TCC, em uma reunião de trabalho, nas tarefas profissionais ou em momentos de lazer.

E qualquer um quer deixar uma boa impressão!

Fazer com que a sua mensagem seja captada, entendida e armazenada por seu público.

Sendo assim, a mudança no tom de sua voz pode ajudar a evitar uma apresentação entediante. 

TATCRI_10_exercícios_para_melhorar_a_dicção_4_alternância_de_som

Experimente treinar e mudar o tom durante o seu discurso para melhorar sua dicção.

Fale mais alto quando quiser enfatizar. Ou mais baixo, quando a intenção for compartilhar uma informação importante – como se fosse um segredo.

Trava-línguas

Quem nunca desafiou os amigos a falar trava-línguas na infância? A questão é que essa brincadeira pode ser um dos bons exercícios para melhorar a dicção.

Nos desafios infantis, a intenção era falar tudo muito rápido e sem errar, não é? Neste ponto, você pode iniciar o treino de maneira lenta e acelerar, gradativamente.

Afinal, o seu objetivo é procurar falar cada palavra de forma adequada, sem errar ou comer as palavras.

Quando chegar nesse nível, vale a pena dificultar um pouco mais colocando uma caneta ou um lápis entre os dentes. Essa atividade vai ajudar a articular cada sílaba.

Aí vai algumas sugestões de trava-línguas fáceis feitos pela professora Márcia Fernandes para melhorar sua dicção:

  1. A abelha abelhuda abelhudou as abelhas.
  2. Fala, arara loura. A arara loura falará.
  3. A babá boba bebeu o leite do bebê.
  4. Bagre branco, branco bagre.
  5. O bode bravo berra e baba na barba.
  6. O brinco da Bruna brilha.
  7. Casa suja, chão sujo. Chão sujo, casa suja.
  8. Catarina canta uma canção com Carina.
  9. A chave do chefe Chaves está no chaveiro.
  10. Dorme o gato, corre o rato e foge o pato.

Neste artigo você encontra mais alguns para continuar treinando.

Ritmo da fala

Quem já bateu um papo com um amigo ou colega que se comunica de forma acelerada, já notou o quão difícil é absorver todos os detalhes da fala. O mesmo efeito é sentido quando se troca umas palavras com um interlocutor muito devagar.

Por isso, o processo de melhoria da dicção também passa por essa observação e adequação da velocidade da conversa. O ideal é achar um equilíbrio.

TATCRI_10_exercícios_para_melhorar_a_dicção_5_ritmo_da_fala

Quando se está tentando passar uma informação importante, esse equilíbrio é sempre a melhor opção. Por isso, pratique e cuide tanto para não engolir palavras quanto para não se alongar nos termos.

Um bom exercício é acelerar o ritmo para expressar mais energia. Por outro lado, adicione uma pausa quando quiser fazer um suspense.

https://www.youtube.com/watch?v=coQ2zRp2Rr0&t=94s

Leitura de vogais

A construção de uma dicção de qualidade passa por saber articular e emular cada som em cada palavra. No entanto, as vogais merecem mais atenção porque tendem a ser ignoradas em discursos, reuniões e apresentações.

O problema é que a mensagem pode ser consideravelmente afetada ao se retirar determinados sons. Portanto, uma boa prática é selecionar um texto, um artigo ou uma letra de canção.

O desafio será realizar essa leitura se focando unicamente nas vogais, preservando a sílaba tônica das palavras. Essa atividade é relativamente semelhante ao treino com trava-línguas em todo o processo.

Isso porque você iniciar o treino de modo lento. E aos poucos, é possível começar a ler ou cantar com mais velocidade. A partir daí, você pode até selecionar textos mais complexos para ajudar a eliminar o seu problema de dicção de vez.

De início pode-se começar devagar e depois ir lendo ou cantando cada vez mais rápido e pode-se também ir aumentando o grau de dificuldade dos textos.

No fim das contas, esses exercícios para melhorar a dicção também são muito úteis para aumentar a autoestima que as pessoas possam se expressar com confiança no dia profissional e pessoal.

https://www.youtube.com/watch?v=ROXwYbckeaE

Solte o rosto

O fato é que falar é uma atividade extremamente automatizada, fazendo com que muita gente pare de se atentar as ações do rosto, impactando no nível da comunicação.

Por isso, ler um texto em voz procurando abrir muito a boca, reforçando e exagerando a pronúncia de cada silaba, é válido!

Ao efetuar isso por meia-hora por dia, você vai fortalecer a musculatura a boca e aumentar a clareza na sua fala.

Atenção a sua voz

Outro fator importante para combater um problema na dicção é entender os pontos que demandam cuidado. Portanto, você pode gravar um áudio lendo qualquer coisa.

Sendo assim, você conseguirá reparar nas sílabas mais difíceis para serem falas e as palavra que podem travar a sua comunicação.

Movimentação

A dicção ruim pode ser trabalhada diariamente com exercício muito simples. Simplesmente, você pode estalar a língua em séries de dez e repetir uma sequência de botar a língua para fora da boca e mexer para cima, baixo e para os lados.

Fazer isso todos os dias e algumas vezes por dia é ideal porque representa uma preparação para o ato de falar, assegurando movimentação a língua na hora de pronunciar.

Respiração

A respiração de maneira adequada é um dos elementos fundamentais para se livrar da dicção ruim, uma vez que a comunicação verbal ocorre devido a passagem de ar pelas cordas vocais. E a melhor forma é que esse exercício seja executado com a respiração diafragmática.

Por isso, se deite com os pés ligeiramente distantes e ponha uma mão no seu peito e a outra debaixo das costelas.

Inspire e expire fundo, tentando elevar mais a mão que está em cima do seu peito. Essa tentativa mostrará se você está respirando adequadamente com a utilização do diafragma.

Técnica da rolha

Uma das atividades mais recomendadas por fonoaudiólogos é a técnica de inserir uma rolha ou uma caneta entre os dentes e citar os dias da semana, números, ler algo com rimas e trava-línguas.

E, posteriormente, você deverá fazer tudo novamente sem o item na boca, prestando atenção na sua forma de pronunciar. Esse exercício estimula consideravelmente os músculos bucais.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

Trocar as letras, sentir a língua presa e a respiração oral são alguns dos fatores que, normalmente, fazem com que uma pessoa marque uma consulta com um profissional de fonoaudiologia.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

No entanto, tem outras questões que também justificam essa avaliação especializada, quando porque alguém possui uma dicção ruim, ela tendem a apresentar dificuldade no convívio social com amigos, colegas de estudo e trabalho.

Ou seja, um problema que pode impactar fortemente todos os aspectos de uma vida. 

https://www.youtube.com/watch?v=jsaP4OgnMgQ&t=

“Mas eu não tenho tempo para isso!”

Melhorar a dicção é um processo. Isso significa que os resultados não aparecem da noite para o dia…

Então é necessário encaixar estes exercícios na sua rotina e dedicar pelo menos 15 minutos diários para estes exercícios.

No livro Faça o Tempo Trabalhar Para Você é possível encontrar uma série de dicas e ferramentas que vão te ajudar a organizar a sua rotina. Assim, será muito mais fácil vencer a dicção ruim!

Mais formas de melhorar sua dicção e oratória

Melhore a sua comunicação pessoal com o Curso Online de Oratória. Conheça de forma online as técnicas dos maiores oradores do mundo! Clique no banner abaixo e se inscreva:

Inspiratori