Chegamos àquela época do ano em que todos saem às compras. Todos estamos em busca de presentes: seja para amigos, parentes ou amigo secreto. E me deparei com algo interessante nessa semana. No domingo, a nossa equipe realizou a confraternização de final de ano e nós também brincamos de trocar presentes. Sorteamos os amigos na sexta-feira e, como o tempo para pesquisa era curto, concordamos em dar sugestões de presentes no nosso grupo do WhatsApp.

Foi tão interessante observar que alguns pediram um vale presente de uma loja ou outra, mas ninguém ganhou o dito vale: eles ganharam presentes dos quais realmente gostaram. E isso me deixou tão contente! Porque eu pude perceber o quão coesa a equipe está. Afinal de contas, nós também temos as dúvidas sobre as preferências uns dos outros. E a pressão de precisar comprar um presente torna tudo ainda mais complicado.

Pensando nessa dificuldade comum que temos em presentear as pessoas, escolhi escrever este artigo sobre como escolher bem o presente para o seu amigo secreto este ano (ou em qualquer outra época) e aproveitar o tempo enquanto o faz.

Conheça bem o seu amigo secreto

Você já passou por uma vitrine e viu algum objeto e pensou “Nossa! Isso é perfeito para o João!”? Ou, talvez “Isso é a cara da Maria!”

Esse sentimento vem do fato de que conhecemos bem os gostos da Maria e do João, então somos capazes de identificar coisas que irão agradá-los. O grande problema é que, às vezes, não conhecemos nosso amigo secreto há muito tempo ou tão bem, especialmente se a brincadeira for realizada no ambiente de trabalho. Como resolver esse dilema, então?

O primeiro passo é começar a conversar com a pessoa. Sabe aquele momento do cafezinho ou da água? Ou no elevador? Aproveite-os para puxar assunto. Não precisa chegar na intimidade, perguntando tudo da vida do outro. Além de invasivo, é super desconfortável. Mas existem assuntos neutros que podem te dar dicas valiosas de presentes. Um exemplo: “você leu o livro Faça O Tempo Trabalhar Para Você, da Tathiane Deândhela?”

Mas lembre-se de não se envolver demais na conversa! Senão você pode acabar perdendo o foco de outras coisas que também são importantes.

Também é possível puxar assunto fazendo um elogio: “Uau! Que sapato lindo!” (se você acha mesmo o sapato lindo). Assim a pessoa não só se sentirá confortável, como você também expressará um interesse genuíno nos gostos dela. Por isso elogios devem ser sinceros e não muito pessoais (se você não tiver intimidade com o seu amigo secreto ainda).

Caso você não veja a pessoa com frequência, pesquise o Facebook dela. Mas não seja um xereta! Ao olhar as fotos que ela posta ou compartilha você poderá encontrar boas ideias de seus interesses.

O presente é para o outro, não para você

Mas, ainda assim, você pode encontrar interesses em comum entre seu amigo secreto e você. Isso torna ainda mais fácil escolher um presente porque te aproximará ainda mais da pessoa que você está presenteando. A verdadeira arte de presentear está, principalmente, em estabelecer raport com a outra pessoa. Como assim?

Pense nos presentes que você ganhou e que mais gostou até hoje. Tente se lembrar de como você se sentiu em relação à pessoa que te presenteou. Naquele momento, foi estabelecida uma relação de compreensão e empatia entre as partes. Você sentiu uma alegria e gratidão muito grandes. E, provavelmente, o outro se animou com a sua reação.

Se você der um presente que te agrada tanto quanto ao outro, o momento será ainda mais significativo. Afinal, você terá descoberto um verdadeiro interesse em comum com o outro e isso abrirá portas para uma nova amizade.

Portanto, foque nos interesses do outro, mas busque se identificar um pouco com o presente também.

Preço não é valor

criança feliz com presente de amigo secreto

É natural que seja estabelecido um preço para o presente do amigo secreto. Mas estar mais focado no preço irá diminuir o valor daquilo que você dará. Não importa se você comprar um par de brincos de R$150 se a pessoa não se sentir à vontade para usá-los. Ao passo que essa mesma pessoa pode se apaixonar imensamente por uma coleção de livros que ela estava querendo, mas por algum motivo ainda não tinha comprado.

Existem inúmeras opções de presentes extraordinários, independente da restrição de preços. Esteja atento ao que seu amigo secreto fala, veste ou come e você terá ideias originais que serão muito apreciadas. Criar valor é muito mais interessante do que pensar no preço das coisas. E isso é algo que só pode ser concretizado se você tiver um mínimo de interesse na pessoa que você estiver presenteando.

Fuja dos presentes neutros!

Existem muitas pessoas que recomendam presentes “neutros”, mas eles não são exatamente uma boa opção. O motivo: é muito fácil desagradar com um presente “neutro”. Se você já ganhou um conjunto de meias ou um livro que não tinha nada a ver com você, fica fácil entender isso, não é?

A verdade é que nem sequer existem presentes neutros! Cada pessoa tem um gosto próprio, então respeitar isso e dedicar alguns minutos da sua vida a descobrir alguns desses gostos irá te render não só uma nova amizade, como também a satisfação de deixar alguém muito contente.

E, você já sabe, colegas felizes são colegas produtivos. Um ambiente alegre é um ambiente produtivo! Então, faça o seu amigo secreto sorrir e transforme o teu trabalho num trabalho que sorri!