Muitas empresas gostam de celebrar o final do ano com seus colaboradores. O clima de união e de amizade típico desta época é propício para realizar uma confraternização e valorizar cada um dos componentes da equipe.

Entretanto, o momento crucial para que a empresa atinja os objetivos esperados é o início do ano. Líderes inteligentes aproveitam este momento para rever as conquistas e os pontos de melhoria do time. E, obviamente, esse é o momento estratégico para planejar e organizar a casa para iniciar o ano produzindo mais e melhor.

Por isso, preparei essas dicas sobre o que fazer para o seu negócio atingir resultados extraordinários em 2017!

Como tornar a sua equipe mais engajada e produtiva nesse início de ano

1. Discurso encorajador do líder

discurso inspiracional

Convenhamos: Janeiro é o período em que as pessoas mais reclamam e mais encontram desculpas para faltar ao trabalho – algumas pessoas até dizem que é como a “segunda-feira da ressaca” do ano. Muitos ainda estão tentando se recuperar dos excessos das festas de dezembro. E ainda existe um paradigma que aflige todas as empresas: “o ano só começa a render depois do carnaval”.

Esse tipo de atitude deve ser combatido desde as festas de fim de ano, mas a força-tarefa em peso da diretoria e dos líderes deve acontecer no início do ano.

Pessoas que nutrem dentro de si as características de um verdadeiro líder são, em geral, altamente inspiradoras. Sua conduta deve ser um exemplo a ser seguido. Suas ações são estratégicas e seus pensamentos são focados no sucesso da equipe. E seus discursos são encorajadores e estimulantes.

Aproveite esse momento para lembrar ao seu time qual é a missão e a visão da empresa. Mostre o verdadeiro motivo pelo qual a companhia foi criada. Revise os valores e torne-se um exemplo vivo daquilo que é dito. Agora é a hora de inspirar a equipe a ser mais produtiva e combater as reclamações!

Neste e-book eu trago algumas dicas indispensáveis para elaborar um discurso inspirador. Vale a pena conferir!

2. Celebração das vitórias do ano anterior

Por pior que o cenário possa ter sido em 2016, todos conquistamos algo durante esse ano. E é preciso lembrar a todos que as vitórias são valorizadas e devem ser celebradas. Manter uma visão otimista (e com os pés no chão) é essencial para dar forças a todos para continuarem produzindo.

Lembre a todos do que são capazes quando trabalham bem e em conjunto. Mostre que se vocês conseguiram alcançar bons resultados uma vez, vocês são capazes de realizar o mesmo muitas outras vezes.

3. Reconhecimento do papel de cada um

reconhecimento dos colaboradores

Muitas pessoas acreditam que “reconhecimento” é o mesmo que “ganhar mais”. Embora um aumento seja sempre muito bem-vindo, nem sempre a empresa tem caixa disponível para tal. É preciso recordar sempre que dinheiro nem sempre é o principal estímulo do ser humano, especialmente em momentos de dificuldade emocional.

Reconhecer o valor de seus colaboradores inclui uma série de ações simples que, na maioria das vezes, não envolve dinheiro. Um elogio ao trabalho bem feito, uma palavra de compreensão, talvez até mesmo um ouvido amigo para ouvir as preocupações dos outros. Tudo isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade e felizes onde estão.

4. Atividade de integração da equipe

Dinâmicas de grupo têm resultados muito bons quando se trata de aumentar a coesão e a sinergia entre a equipe. Com um pouco de criatividade é possível desenvolver momentos em que todos se sentirão parte de algo. E mais que isso: esse sentimento pode crescer e se perpetuar para além da integração.

Uma empresa de sucesso é sustentada por um time que se apóia mutuamente. Estimular a amizade e o respeito no ambiente de trabalho é o primeiro passo para sair das dificuldades e tornar a empresa lucrativa.

5. Apresentação de relatórios do ano anterior

apresentação de dados para a equipe

Nem tudo são flores. Mostre a todos a real situação em que a companhia se encontra. Seja transparente. Dê feedbacks coletivos e individuais para toda a equipe. Lembre-se de que a forma como você apresentar os relatórios e feedbacks pode ser o seu primeiro passo rumo tanto ao sucesso como ao fracasso.

Se a empresa tiver concluído o ano com prejuízos, seja franco com todos. Estimule as pessoas a pensarem no que cada um deles pode fazer para reverter esse quadro. Deixe que todos tenham ideias e ofereçam insights para melhorar a situação atual.

Agora, se vocês conseguiram fechar 2016 com lucro, esse é o momento de ser franco e estimular a todos a melhorar ainda mais os resultados.

Pode parecer chato, mas observar os resultados medidos no passado faz a diferença nos resultados futuros.

6. Reflexão e decisão sobre metas para o próximo ano

Após analisar as métricas e resultados de 2016, reflita sobre o que pode ser alcançado em 2017. Tenha em mente que metas devem ser SMART:

  • Specific (Específica)
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal

Converse com a equipe para determinar qual o papel que cada um tem para as metas da empresa serem alcançadas. E estimule que cada colaborador tenha as próprias metas diárias e semanais alinhadas com os objetivos da empresa.

No ano passado escrevi este artigo sobre como cumprir as metas estabelecidas para o ano que pode ser útil nesta estapa.

7. Palestra inspiradora

Mesmo com todo o apoio interno, nem sempre é possível ter um grande efeito motivacional sobre a equipe. Às vezes é preciso um “empurrãzinho” de alguém de fora para que os resultados apareçam com mais velocidade e de forma mais assertiva.

Por esse motivo, grandes empresas contratam palestrantes para incentivar esse pontapé inicial para a inspiração dos colaboradores na geração de resultados.

O Instituto Deândhela oferece às empresas a oportunidade de inspirarem seus colaboradores logo no início de ano, seja com treinamentos personalizados ou com palestras focadas nas principais necessidades do time. Vale a pena conferir alguns dos temas sobre os quais somos mais procurados para trazer às equipes.

Faça de 2017 o melhor ano da sua vida! Transforme sua equipe em um time de fenômenos e alcance os resultados mais extraordinários que sua empresa já viu!