O que fazer em tempos de crise? 

Não é novidade que a economia brasileira vive um dos piores momentos da sua história.

A queda do PIB no ano passado foi de 3,8%, a inflação chegou a mais de 11% e o país “ganhou” (se é que pode-se assim dizer) mais de três milhões de desempregados em doze meses. Estima-se que, até o fim do ano, o percentual de pessoas desempregadas chegue a 12% da população. Já são, ao todo, cerca de 10 milhões de pessoas sem emprego ou desejando voltar a ter a carteira assinada.

Diante desse cenário, é comum que o profissional se sinta desmotivado. Principalmente quem investiu na carreira, se preparou e qualificou e, mesmo assim, não conseguiu o tão sonhado espaço na profissão. Pode parecer contraditório, mas é justamente em momentos assim que é preciso investir no próprio desenvolvimento.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

É preciso sobressair diante dos demais

Enquanto o mercado esteve aquecido, era relativamente fácil conseguir um espaço após ser demitido ou mesmo escolher uma oportunidade melhor. Agora, com esses indicadores já apresentados, só há uma forma de resistir à crise e conseguir se sobressair: ter um diferencial entre os dez milhões que estão na mesma situação.

Embora ainda não tenhamos indicativos de quando esse momento turbulento vai passar, podemos ter certeza de que essa hora vai chegar. Afinal, a única certeza que temos em relação às crises é que todas elas passam.

Quando esse momento chegar, é importante que aquele que tem um plano para a carreira esteja preparado para a retomada da economia.

É nessa hora que é possível sair na frente!

Quem ficou parado e preferiu só reclamar, inevitavelmente vai ficar pra trás.

O empresário Henry Ford, que revolucionou a indústria automobilística, disse certa vez que o fracasso é simplesmente a chance de começar de novo, só que de maneira mais inteligente. A julgar pela história que construiu, vale a pena dar crédito a ele.

Essa situação do momento oferece inúmeras oportunidades de bons negócios. Portanto, meu incentivo é para que você aproveite esse tempo para desenvolver habilidades, fazer novos cursos e investir em novos projetos.

Se conseguir usar de forma positiva esse período de crise, quando ele passar, consequentemente, conseguirá conquistar novos negócios e o saldo final será extremamente positivo.

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”.  Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).

Você conhece a Estratégia do Jeito Disney de Encantar Clientes? Clique aqui e baixe seu e-book grátis