Tem dias que você realmente terá de realizar um discurso de agradecimento. Essa é uma ocasião que pode ocorrer pelos mais variados aspectos: acadêmicos, profissionais, pessoais, sociais, entre outros.

Afinal, você pode ser convidado para receber uma homenagem ao realizar alguma façanha ou até mesmo para os seus funcionários em alguma data comemorativa.

A partir daí, não adianta alegar timidez ou discrição. É necessário se preparar para que tudo aconteça da melhor maneira possível e soe com naturalidade.

É uma grande honra ser homenageado. Seja ao se formar em uma faculdade, no seu aniversário, em uma festa matrimonio, encontros entre amigos, reuniões corporativas ou qualquer outro ambiente no qual a sua presença foi solicitado. Por isso, é muito importante se preparar para dar o seu melhor diante das pessoas que tanto te admiram!

Discurso de Agradecimento 2

Afinal, esse tipo de convite não pode ser recusado. E se há uma oportunidade tão extraordinária na sua jornada, o ideal é que seu discurso esteja à altura do motivo pelo qual você vai fazê-lo. Mas pode manter a calma! Você vai perceber o quanto antes que não existe obstáculo nesses momentos.

Esse momento ficará marcado na sua memória para sempre como um momento de muita emoção. Isso porque um convite para realizar esse tipo de apresentação é resultado do reconhecimento pelo seu desempenho muito além da média.

Quanto melhor você conseguir fazer com que esses instantes se tornem, mais confortável estará para passar a sua mensagem! E, consequentemente, você ainda deixará uma excelente impressão aos outros. Portanto, esteja preparado.

Por que fazer um discurso de agradecimento impactante?

Provavelmente, você já se imaginou recebendo algum prêmio em uma cerimônia luxuosa e memorável como o Oscar, não é? Todo mundo já teve esses sonhos de fazer uma apresentação poderosa e que rendesse salvas de palmas da plateia.

Se você não trabalha na área cinematográfica, a estatueta dourada pode estar um pouquinho distante a curto prazo. Só que nada impede que você se destaque e consiga reconhecimento no seu atual campo de atuação, não é?

Por isso, a possibilidade de fazer um discurso impactante pode estar mais perto do que supõe. E se essa oportunidade pintasse hoje, você estaria pronto para arrancar aquelas palmas?

O fato é que causar tamanho frisson, independentemente do seu segmento, sempre colabora para que essa ou novas façanhas aconteçam.

Além disso, você pode fazer com que essa homenagem alavanque ainda mais a sua carreira e/ou negócio.

Já que uma premiação ou realização sempre é formidável para contribuir com a sua conquista de credibilidade e transformação em uma autoridade na sua área.

Ou seja, uma apresentação impecável só agrega valor a sua postura profissional, bem como faz maravilhas para a sua autoestima, não é?

Sendo assim, se esforce para que a sua fala se torne algo a ser lembrado e reverenciado sempre dentro do tempo previsto. Como assim? Há algumas maneiras de potencializar o efeito do seu discurso. Quer saber como fazer isso? Vamos lá!

4 formas de fugir do clichê no discurso de agradecimento

1 – Duração

De modo geral, um discurso para evento precisa ser breve. Ainda que seja uma atitude comum entre pessoas em homenagens, se alongar demais tende a deixar os presentes monótonos.

Evite esse constrangimento ao tomar cuidado para falar o que deseja, mas sem ultrapassar o tempo programado. Esse limite de tempo costuma ser uma regra, sobretudo, se está em um evento formal.

Em caso de dúvida, questione os organizadores como proceder ou qual a média de tempo reservada para a sua manifestação.

2 – Significado

Você também pode expressar o que todo esse contexto significa, tratando de objetivos, sonhos, referências e inspirações. Afinal, as pessoas estão á justamente por causa dessa situação, não é? Seja sincero e aproveite o contexto a seu favor.

3 – Curiosidades

Em um discurso , dá para adotar alguns momentos para descontrair ou citar curiosidades sobre alguma coisa que ocorreu antes de chegar até ali.

Já que a abertura para uma risadinha não é tão habitual em eventos formais e a sua intervenção pode ajudar a quebrar o gelo.

Caso se sinta embaraçado para uma fala mais engraçadinha, conte uma história ou uma curiosidade sobre o projeto ou ação que lhe conduziu até essa cerimônia.

Basicamente, você pode tentar envolver os presentes em uma narrativa no lugar de ficar somente focado em si mesmo. Ao citar algo que abrange os seus colegas ou colaboradores gera uma identificação com a plateia.

Mas, tenha cuidado para não soltar nenhuma piadinha ou brincadeira de mal gosto. Bom senso sempre é bem-vindo!

4 – Encerramento positivo

E, claro, faça com que o encerramento do seu discurso de agradecimento seja positivo! Após dizer tudo o que pretendia, você deve finalizar de maneira simpática, inspiradora e alegre. Não deixe de sorrir ao se despedir de todos!

Como usar os clichês ao seu favor?

1 – Estrutura padrão no discurso

Em uma fala aos colaboradores ou em um evento social, é possível seguir a estrutura padrão com três partes.

Utiliza a introdução tanto para se apresentar quanto para mencionar o tema de tudo. Posteriormente, avance para o desenvolvimento da sua fala, ou seja, quando você amplia o assunto.

A conclusão vai fechar a sua apresentação com um apanhado geral e um último agradecimento.

2 – Primeiras palavras de gratidão

Muita gente pode achar redundante frisar a necessidade de se mostrar grato por um prêmio ou homenagem.

Só que esse ponto deve estar logo na abertura da sua fala. Expressar esse bonito sentimento no comecinho vai estabelecer o tom do restante da sua apresentação.

O fato é que você pode estar tão ocupado e ansioso na hora para não cometer gafes que pode até esquecer a principal razão pela qual está nos holofotes.

Discurso de Agradecimento 5

Sempre se recorde de tudo que lhe conduziu até ali e transmita emoções reais. Permita-se lembrar da dedicação, trabalho árduo e de todos que lhe auxiliar no decorrer da sua jornada.

Se você se sentir à vontade para tudo isso, a sua fala será honesta e espetacular. Se conseguir, vale a pena olhar nos olhos das pessoas que está agradecendo no momento.

3 – Comoção

É provável que você se sinta bastante emocionado ao proferir um discurso. Mas, não se sinta envergonhado se lacrimejar ligeiramente ou a voz embarcar em determinado ponto de sua fala.

Isso se sucede constantemente, mas tende a despertar a simpatia de todos desde que seja uma emoção sincera. Não se esqueça disso!

4 – Obrigado (a)!

De qualquer maneira, você deve ter a prudência de elaborar um discurso coeso e correto. Porque todo mundo estará prestando atenção nas suas palavras.

Sendo assim, uma regrinha básica para não escorregar na hora de agradecer é saber como fazer isso. O homem diz “obrigado” com a vogal O, enquanto a mulher deve agradecer com “obrigada” terminando com “A”.

E este é apenas o começo! Falar com maestria é uma habilidade que pode revolucionar sua vida. Isso pode melhorar seus relacionamentos interpessoais, impulsionar sua carreira, te tornar uma referência em vários sentidos.  Imagine aplicar as técnicas dos maiores oradores do mundo na sua comunicação! No Curso Inspiratori Online você vai descobrir como Obama, Steve Jobs e várias das pessoas mais influentes do mundo fazem para tornar seus discursos irresistíveis. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre este treinamento: