Sente que sua empresa está de cabeça para baixo? Os resultados estão abaixo do esperado? Ninguém bate as metas e o cenário no dia a dia parece que só vai de mal a pior? Estes são alguns dos sintomas da falta de treinamento de equipe. Não entre em pânico! Para tudo dá-se um jeito. Vem comigo que te ajudo a identificar as principais consequências deste mal e tudo que você precisa saber para resolvê-las.

Infográfico Instituto Deândhela Falta de treinamento da equipe

Consequências da falta de treinamento de equipe:

1) Aumento das falhas na comunicação

Quando criança, uma das brincadeiras mais frustrantes para mim era “telefone sem fio”. Não aceitava muito bem a ideia de que uma informação pudesse ser tão distorcida em questão de poucos segundos.

Só depois que comecei a trabalhar em uma empresa que compreendi porque isso ocorre: muitas pessoas não ouvem com atenção o que lhes é dito. Essa tendência é inversamente proporcional ao interesse que elas têm em evoluir e melhorar. E tudo fica ainda pior quando sentem que não são ouvidas e que ninguém dá atenção ao que dizem.

De tanto observar essa situação se repetindo, comecei a estudar para entender melhor esses casos e fazer conexões entre eles. Tornei-me fascinada por descobrir por que motivo a comunicação era tão falha em algumas empresas e tão limpa em outras. E cheguei a uma conclusão surpreendente: a comunicação era pior onde os funcionários eram desencorajados a estudarem.

Em contrapartida, nas empresas que investiam no treinamento de colaboradores a comunicação era impecável. E foi assim que percebi a primeira consequência da falta de treinamento das equipes em uma empresa.

Possíveis soluções: treinamentos em oratóriaatendimento persuasão.

Jeito Disney de Encantar - Treinamento de Equipe

2) Encoraja individualismo e competitividade

A percepção que compartilhei com você no primeiro tópico deste artigo não foi a única. Partindo dela, vi-me mais motivada a investigar como a falta de treinamento de equipe é capaz de afetar os resultados da empresa.

E eis que me deparei com esta segunda compreensão: quando não há uma boa comunicação, o ambiente torna-se hostil. Todos ficam desconfiados, sempre esperando um puxão de tapete ou uma apunhalada pelas costas. Essa insegurança provoca naturalmente o crescimento do individualismo e da competitividade dentro da empresa.

Talvez você nunca tenha lido ou assistido a “Jogos Vorazes”. Entretanto, a regra principal do jogo é bem simples: 24 jogadores (12 masculinos e 12 femininos) são colocados em uma arena. Quem sobreviver até o final, ganha. Você leu corretamente: sobreviver.

Eles podem formar alianças dentro da arena. Obviamente que torna-se mais fácil aniquilar os outros inimigos. Entretanto, ninguém consegue dormir, sempre preocupados com a possibilidade de serem traídos.

Algo semelhante ocorre nas empresas quando não há investimento em treinamentos: todos sentem-se inseguros e ameaçados o tempo todo. Não apenas pela comunicação falha, mas por identificarem as próprias falhas e fraquezas.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança atendimento.

3) Foco nos problemas

Algumas pessoas sentem prazer em reclamar e se acomodam com os problemas. Elas sentem-se desmotivadas por saberem que não conseguem superar as dificuldades. Entretanto, percebi que isso é ainda mais presente em quem não busca aperfeiçoamento.

Treinamentos e estudos em equipe podem desenvolver um papel importantíssimo quando se trata de resolver desafios. Por meio destes tipos de treinamento descobrimos ferramentas, novas formas de pensar e teorias auxiliares. Expandimos os conhecimentos e a aplicabilidade das ferramentas.

Incentivar sua equipe a desenvolver-se é uma ação para que ela fique mais capaz de encontrar soluções para o que hoje parece impossível.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança atendimento.

4) Falta de treinamento eleva custos e o caixa fica no vermelho

Colaboradores pouco capacitados estão mais propensos a cometerem erros simplórios. E isso gera desperdícios e prejuízo nas vendas, com matéria-prima, tempo e retrabalhos. Tudo isso é normal de vez em quando. Mas a falta de treinamento permite que tal situação seja constante.

Por outro lado, pessoas que treinam diariamente tornam-se cada vez mais excelentes naquilo que fazem. Além do aumento da qualidade, é notável a redução do tempo para realizar tal tarefa.

Faz parte dos deveres de um líder perceber a necessidade de investir no desenvolvimento de sua equipe. Por isso, esses treinamentos devem ser periódicos.

Possíveis soluções: treinamentos em produtividade e gestão do tempo.

E-book Gestão de Tempo - Treinamento de Equipe

5) Aumento da rotatividade

Como já comentei neste artigo, a falta de treinamento de equipe gera insegurança e, portanto, o ambiente torna-se mais hostil. A isso se soma uma comunicação falha e uma propensão a focar sempre em problemas ao invés de buscar soluções.

Por fim o colaborador se sente desmotivado. Não só em termos financeiros, mas principalmente no que se refere à qualidade de vida, felicidade no ambiente de trabalho, respeito e reconhecimento de sua importância.

Especialmente em se tratando das gerações Y e Z (também conhecidos como nativos digitais), que geralmente são impacientes ao trabalhar com pessoas que não consigam acompanhar seu ritmo frenético de pensar. Portanto, hoje é fundamental desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores para que se tornem mais capazes de lidar com as adversidades e diferenças.

Possíveis soluções: treinamentos em liderança e em produtividade e gestão do tempo.

6) Retrabalhos e desperdício

Quando a equipe está fora de sinergia, a comunicação é falha e falta foco, surgindo problemas ainda mais sérios. À medida que aprofundei nos estudos sobre a falta de treinamento de equipe nas empresas, descobri que os retrabalhos são muito frequentes. Não somente por erros na realização de uma tarefa, mas também porque duas ou mais pessoas começavam a fazer a mesma coisa sem que os outros soubessem. E o pior: muitas vezes se fazia algo que não deveria ter sido feito de jeito nenhum. Percebe o tamanho do desperdício de recursos?

Vamos fazer umas continhas simples: se duas pessoas fazem a mesma coisa e cada uma gasta duas horas, com certeza uma delas desperdiçou esse tempo. Agora, se ambos fizeram algo sem necessidade, então o desperdício total foi de 4 horas. Isso equivale a meio dia de trabalho de uma pessoa! Muitas coisas importantes poderiam ter sido feitas neste tempo!

Possíveis soluções: treinamentos em produtividade e gestão do tempo.

7) Reclamações de clientes tornam-se frequentes

É fácil perceber o que acontece quando as pessoas fazem um trabalho de baixa qualidade, que estão sempre mal humoradas e que demoram para entregar  resultados. Os clientes reclamam. E muito!

Você os perde pela simples falta de treinamento  adequado!

E, obviamente, clientes insatisfeitos geram quedas nas vendas. Por consequência, a sua empresa terá prejuízo. Quando perceber, o estrago já estará feito e será muito difícil recuperar-se. Pra não dizer impossível…

Por isso, eu sempre indico investir em treinamentos sobre atendimento aos clientes, produtividade e gestão do tempopersuasão negociação. De preferência nesta ordem para obter os melhores resultados possíveis.

8) Ambiente desmotivado

Poucas coisas são mais desgastantes do que um ambiente de trabalho ruim. O clima pesado afeta as pessoas de uma forma tão tóxica que se tornou comum observarmos colaboradores com licença médica para tratamentos psicológicos. O estresse tem sido tão intenso que casos de depressão, síndrome do pânico e doenças cardiovasculares (infarto e AVC no topo da lista) associados à profissão estão cada vez mais “normais”.

E, ao contrário do que alguns acreditam, isso não é frescura ou mimimi. Essas consequências são seríssimas e devem ser levadas em consideração!

Investir em treinamentos é a principal prevenção a isso. Seja desenvolvendo uma liderança inspiradora, por meio da valorização dos colaboradores ou da adequação deles às suas melhores habilidades. Outra solução muito interessante é o counseling, que permite ao grupo cultivar a confiança de forma acelerada para resultados rápidos e duradouros.

9) Processos engessados e gargalos burocráticos

A falta de treinamento de equipe impede o crescimento da sua empresa, tornando todo o sistema lento, ineficiente e ineficaz. Este ambiente tira a liberdade daqueles com maior potencial e talento para gerarem resultados extraordinários. Isso desestimula o desenvolvimento de todas as formas possíveis.

Você almeja o fracasso da sua empresa?

Se a resposta for “não”, recomendo que procure desenvolver seus líderes com urgência. São eles que terão a melhor capacidade para identificar os gargalos em seus processos e desenvolver soluções para que o trabalho flua de forma mais natural.

10) Fofocas e rádio peão

Essa é uma terrível e avassaladora consequência da falta de treinamento de equipe nas empresas. Uma comunicação cheia de ruídos em um ambiente pouco amigável é um ninho de fofocas e maledicências. Quando infelizes, as pessoas tendem a descontar suas frustrações nos outros. E isso é uma doença que contagia até os melhores de sua empresa. Uma peste que envenena seu negócio.

Uma forma eficiente e rápida de lidar com esta situação é por meio do counseling. Além disso, a construção de líderes competentes também é um caminho extraordinário para cultivar um ambiente corporativo mais saudável e feliz.

Comece hoje mesmo a salvar seu empreendimento!

Como diria a minha avó, é melhor prevenir do que remediar!

Instituto Deândhela tem as melhores soluções para sua empresa destacar-se no mercado. Trabalhamos com sua equipe para fazer a diferença e tornar seu negócio um case de sucesso. Peça aqui um orçamento!