Muitas vezes, seus maiores sonhos podem se tornar seus piores pesadelos.

Abrir um negócio não é uma atividade simples. Os sacrifícios são mais penosos do que se possa imaginar. A frustração é maior do que cabe neste pequeno texto. Você se torna Atlas, carregando o peso do céu nas suas costas sem ninguém para dividir, ou mesmo desabafar.

Não é fácil ver suas dívidas crescendo cada dia mais. É desesperador chegar em casa depois do trabalho e ver seus filhos deitados no sofá te esperando, com saudades porque você nunca está em casa para dar carinho a eles. Você está à beira da loucura, porque seus sonhos se transformaram no pior dos pesadelos. E você não sabe mais o que fazer.

Conquistar o seu negócio próprio e tornar-se o melhor de sua área já não parece ser tão importante assim. O sonho de ser O cara vira poeira e a necessidade de conforto se torna maior. E então, você desiste daquilo que te faz mal e decide que você merece mais.

 E, de fato, você merece. Você merece ser um engenheiro, que projeta pontes capazes de ligar cidades, famílias, amigos, profissionais. Você merece ser um advogado, que luta pelas causas e direitos daqueles que merecem que a justiça seja feita. Você merece ser um matemático, que desvenda os segredos do universo por meio de relações numéricas. Você merece ser um físico, que é capaz de interpretar trabalhos matemáticos e decodificá-los para que os engenheiros possam trabalhar. Você merece mudar o mundo, como você um dia sonhou em fazer. Você merece todo o conforto do mundo. Você merece deixar de ser um instrumento para ser um herói da vida real.

Você precisa se perguntar “por quê”?

Por que você decidiu abrir a sua empresa?
Por que ela não está dando certo?
Por que isso é importante para você?
Por que isso deixou de ser importante?
Mas, antes, se você desistir e decidir que aquilo não é pra você, saiba que você não somente terá desistido dos seus sonhos – você terá desistido de si mesmo.
E saiba: nunca é tarde para recomeçar. Por pior que esteja a situação agora, há sim uma luz no fim do túnel. Entenda que o mais importante é você. sua saúde. A sua felicidade. Se não está dando certo agora, pare. Respire. Avalie a situação por todos os lados.

Esses são os seus sonhos. Você é capaz. Você vai conseguir superar!

De desempregado a bilionário - a vida de Walt Disney nunca foi fácil

De desempregado a bilionário – a vida de Walt Disney nunca foi fácil

Walt Disney, após perder o emprego e descobrir que tinha perdido um contrato e os direitos autorais sobre o seu primeiro personagem de sucesso (o Oswald), se reergueu das cinzas e criou o Mickey Mouse. O Magic Kingdom só foi inaugurado quando ele já tinha 54 anos de idade.

A superação da maratonista Gabriela Andersen-Schiess na Olimpíada de 1984 emociona o mundo até hoje

A superação da maratonista Gabriela Andersen-Schiess na Olimpíada de 1984 emociona o mundo até hoje

Gabriela Andersen-Schiess ficou conhecida mundialmente por seu desempenho na maratona Olímpica em 1984. Ela cruzou a linha de chegada em último, desorientada pela insolação, pelo calor, pela desidratação e por uma fortíssima cãibra na perna esquerda. Ela desmaiou nos braços de dos médicos que acompanhavam a prova no instante em que cruzou a linha de chegada. Ela tinha 39 anos de idade e sabia que esta poderia ser a sua última oportunidade de completar uma prova olímpica.

Ex-funcionário da Starbucks realizou sonhos: comprou a empresa e a tornou sucesso mundial

Ex-funcionário da Starbucks comprou a empresa e a tornou sucesso mundial

Haward Shultz foi funcionário da Starbucks na época em que a empresa vendia apenas grãos de café. Na época, ele tentou convencer seus chefes a também vender a bebida pronta, porém enfrentou a recusa dos proprietários. Decepcionado, ele criou sua própria cafeteria e ficou rico. Foi assim que ele realizou um de seus sonhos: comprou a Starbucks e exportou seu modelo de negócio por todo o mundo.

De refugiado vietnamita a empresário de sucesso: a vida de Thái Nghiã

De refugiado vietnamita a empresário de sucesso: a vida de Thái Nghiã

Thái Nghiã é um vietnamita que chegou ao Brasil como refugiado da guerra do Vietnã sem saber uma palavra em português. Ele começou sua carreira de empreendedor vendendo bolsas na 25 de março. Percorreu uma longa jornada até conseguir montar sua própria fábrica de calçados feitos de pneu reciclado. A fábrica faturava R$50 milhões quando foi destruída em um incêndio em 2011. Mesmo tendo perdido tudo (ele não tinha seguro), conseguiu reerguer o negócio literalmente das cinzas: 15 meses após o acidente ele já produzia 120 mil pares de sandálias por mês, inclusive exportando para a França.

Quando as coisas estiverem difícieis, não se esqueça:

“Eu gosto do Impossível porque lá a concorrência é menor.” – Walt Disney

Originalmente publicado no LinkedIn