Trim tab é o nome dado a uma pequena peça de um navio que ao girar pode mudar o rumo de uma embarcação tão grande quanto um prédio de 15 andares. Uma pequena mudança de direção que o trim tab proporciona ao girar pode levar o navio para um destino totalmente diferente e distante do programado inicialmente. Portanto, essa analogia demonstra o valor do pequeno nas nossas vidas. Segundos podem ser cruciais para nos tornar campeões.

Assim como no planejamento financeiro nos ensina que se valorizarmos os centavos, daremos valor ao milhão, na gestão do tempo só seremos capazes de valorizar as 24 horas que temos se valorizamos cada segundo do nosso dia.

Por exemplo: certa vez, assisti à entrevista de um atleta velocista. Ele disse que treinou um ano inteiro para reduzir um segundo em sua performance. O que é um segundo para você? Você teria resiliência, pensando em sua qualidade de vida ou na performance produtiva, para treinar por um ano inteiro e melhorar um dia da sua vida? Parece ser difícil, né? Agora imagine fazer o mesmo para melhorar apenas um segundo.

A disposição para pequenas melhorias na capacidade de entregar aquilo que você faz de melhor é o que transforma pessoas, empresas e famílias comuns em extraordinárias. Agindo acima da média, um segundo nos torna vencedores e, para isso, não precisamos ser velocistas. Afinal, cada segundo de nossas vidas é precioso, embora a tendência seja que se valorize “cada dia”, senão cada mês.  Portanto, ser uma pessoa ou profissional extraordinário, por exemplo, não é fazer tanto a mais, mas é dar valor no pouco e fazer pelo menos 1% a mais que o próximo.

Outro exemplo curioso é o pit-stop da Fórmula 1. Você se lembra de qual foi o último recorde para trocar os pneus e abastecer o carro nessas paradas? No Circuito das Américas, a escuderia austríaca precisou de apenas 1s923 para trocar as quatro rodas de Mark Webber durante um pit-stop realizado na 28ª volta da corrida disputada em Austin, no Texas.

Esses grandes feitos, principalmente no esporte que tem como objetivo aumentar desempenho e performance constantemente, nos fornece uma importante lição de que precisamos dar mais valor ao nosso tempo e que o segredo para termos um tempo produtivo está justamente na disciplina e melhoria contínua.

O que podemos aprender com os atletas? Eles são resilientes, determinados, possuem propósito claro de onde almejam chegar e o foco está claro a ponto de renunciar várias outras propostas. Investem tempo em treinamentos e planejamento, além de estabelecerem hábitos saudáveis capazes de torná-los imbatíveis. Eles sabem claramente que o pequeno esforço diário será necessário para alcançarem patamares inimagináveis. Portanto, o segredo para o grande é o pequeno. O que você tem para os próximos segundos?

* Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).

Publicado originalmente no blog Ludovica.