Muitas pessoas costumam dizer que “tempo é dinheiro”. Essa frase se tornou tão popular ao longo dos últimos anos que a sociedade parece ter perdido a noção do valor do tempo.

O português José Saramago, único escritor de língua portuguesa a ganhar um prêmio Nobel de Literatura, nos trouxe uma grande reflexão sobre o tempo de que dispomos para a vida na terra:

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

Esse talvez seja um dos grandes desafios do mundo moderno… Nos sentimos frequentemente atolados de tarefas, muitas delas inúteis, e sem condições de fazer aquilo que realmente importa para a vida, como passar bons momentos com as pessoas que amamos.

O tempo é o nosso grande aliado. Mas ele também pode ser nosso inimigo. Às vezes desejamos que ele passe depressa sem percebermos que isso significa encurtar a nossa própria vida.

Em tragédias como a que ocorreu esta semana, com os atentados terroristas em Bruxelas, capital da Bélgica, costumamos refletir mais sobre o valor que damos ao tempo. Não saímos de casa imaginando ser vítima de uma tragédia e deixar para sempre a existência. Quando acordamos pela manhã, esperamos estar em casa à noite. Fazemos planos para o futuro na expectativa de que eles se concretizarem. Contudo, nunca sabemos se isso realmente vai acontecer. Todas as vítimas dessa tragédia, com certeza, gostariam de um pouco mais de tempo disponível.

Quanto vale um segundo da minha vida?

O valor do tempo: é nas pequenas coisas que está a verdadeira felicidade

Você sabe o valor do tempo?

Será que não estamos perdendo tempo demais com futilidades e distrações quando poderíamos dedicar tempo a coisas fundamentais? Tomar uma decisão positiva quanto a isso não significa, necessariamente, jogar tudo para o alto e aguardar o fim fazendo tudo o que se deseja fazer.

Quem vive na sociedade capitalista moderna sabe que é preciso cumprir com uma série de responsabilidades, que nos ocupam boa parte do dia. Mas a questão é: como podemos organizar o nosso tempo? É possível nos dedicarmos com afinco ao trabalho e responsabilidades e, ainda assim, conseguirmos ter tempo livre para o que quisermos. O que, definitivamente, não podemos mais fazer é desperdiçarmos a nossa vida em uma eterna sensação de não estarmos contemplando nem um aspecto, nem o outro.

Que tal, portanto, começar agora? Experimente planejar o seu dia. Defina momentos para cada tarefa, para o descanso e, também, para o lazer e a afetividade. A sensação que temos, ao fazer isso, é que o dia tem bem mais de 24 horas. Com um pouco de esforço, não é preciso passar pela vida com tanta pressa.

Carpe Diem!

Devemos nos focar e “aproveitar o momento”. Seja ele dedicado ao trabalho, ao estudo, ao relacionamento ou à diversão. Quando estamos perdendo tempo, o que perdemos, de fato, é vida.

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”.  Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).