Nosso vocabulário se recicla com o passar do tempo. Cada vez mais, palavras e expressões que antes eram meras coadjuvantes ganham destaque em nossas vidas. Ao longo desta evolução, uma expressão que tem sido muito usada por pessoas bem sucedidas, coaches e mentores é o propósito de vida. Não é atoa que ela é a ” queridinha” da atualidade, já que tem influência direta nos resultados de qualquer ser humano. A expressão, fruto de uma filosofia, atua como norteadora em nossas vidas. Entretanto, muitas pessoas ainda se confundem sobre o real significado do termo.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Deândhela convidou mais de 300 pessoas a responder uma enquete autoavalitiva sobre gestão do tempo. Constatamos que 73% dos participantes responderem que ‘sim, tem um propósito de vida’. Entretanto, 74% disseram não estar completamente satisfeitos com as funções que desempenham e nem sobre a forma como dividem seu tempo.

Você deve estar se perguntando o que um dado tem relacionado ao outro e eu te respondo: absolutamente tudo. A partir dos resultados e com base nos meus anos de estudos sobre gestão do tempo, verifiquei que muitos não sabem qual o real significado de ‘propósito de vida’. O dado mais preocupante é que as pessoas não compreendem que ele deve estar atrelado às tarefas que nos dispomos a fazer.

Pensem comigo: eu tenho um propósito, um sonho. Se tenho clareza de aonde quero chegar, por que me sentiria infeliz executando tarefas que me levarão a alcançá-lo? Talvez suas obrigações não estejam, de fato, alinhadas a seu propósito de vida. Já pensou sobre isso? Com o propósito norteando nossas vidas, fica muito mais fácil dizer não para atividades que não queremos realizar e fazer escolhas de maneira assertiva. A partir daí temos foco no que realmente interessa e traz lucro para nossas vidas.

Mas por que eu preciso de um propósito para viver?

Por ser uma expressão relativamente nova, ainda há certa resistência em compreender o que essas novas palavras vêm de fato somar às nossas vidas. Além disso, propósito não é algo que identificamos da noite para o dia. É necessário muita reflexão e persistência para encontrarmos este sentido em nossa vida.

Uma pergunta que contribui com essa identificação é:

Se você tivesse todo o dinheiro e tempo do mundo, o que gostaria de fazer pelo resto de sua vida?

Refletir sobre o que você faria com amor e qual legado quer deixar para o mundo é fundamental para identificar seu propósito.

‘Planejamento’ é a palavra do momento e o ‘propósito’ está na linha de chegada deste cronograma. Se quisermos ter sonhos realizados, precisamos primeiro definir o que, de fato, queremos alcançar e deixar como legado. Só então podemos estabelecer regras e passos para chegarmos lá.

Devemos compreender que cada atividade que nos dispusermos deve estar intrinsecamente ligada à realização de nosso propósito. Isso nos garantirá maior satisfação nas funções em que nos comprometemos a desempenhar. Afinal, ver as coisas realizando a partir dos nossos esforços é o gás para continuarmos adiante. E quando executamos nossas atividades com amor e persistência, o sucesso é inevitável.

Pense nisso. Baseie sua vida a partir de seu propósito, se destaque e ganhe dinheiro. Que assinatura você quer deixar no mundo? O que te transformará em uma pessoa realizada? Como chegar até lá?

Lembre-se que você é o autor de sua história. Assumir seu papel de protagonista dentro dela é o primeiro passo para alcançar uma vida de sucesso.

Não sabe qual o seu propósito de vida?

O Instituto Deândhela oferece serviços que podem te ajudar a responder a mais temida dúvida existencial do ser humano: “Por que é que eu existo?”

A Master Coach Trainer Tathiane Deândhela já treinou mais de 8 mil pessoas e palestrou em várias universidades e congressos pelo Brasil. Focada sempre em ajudar a desenvolver o máximo do potencial das pessoas, ela não somente busca aumentar a produtividade de seus coachees, mas foca principalmente na meta de transformá-los em pessoas mais felizes e realizadas.

Este ebook também pode te ajudar a mudar o rumo de sua vida. Não espere a vida passar para perceber que você não realizou nada do que gostaria. Comece hoje a ser o protagonista da sua própria história!